O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15834 |
Resumo: | Essa pesquisa dedica-se a tentar entender como se constituem as relações raciais na sociedade e seus reflexos na escola, entre docentes e alunos. Com base em um olhar orientado pela psicanálise voltada aos processos sociais, possibilitado pelo método psicanalítico cultural, busca-se compreender os principais desafios dessas relações diante do racismo desmentido e da falsa harmonia da democracia racial brasileira. Por meio de vinhetas escolares, como exemplificação, e da análise psicanalítica e filosófica do contexto pesquisado, adentramos no universo inconsciente das relações escolares e sociais, especialmente no que concernem as questões raciais no âmbito da educação. Tais desafios esbarram em múltiplos significados que se conectam, por sua vez, às diferentes configurações no campo político, psicossocial e subjetivo da população negra |
id |
UFF-2_8c98230a992b3032cc0ccd4b1b9cca4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15834 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascaradoRacismoDesmentidoPsicanálisePopulação negraSubjetividadePsicanáliseNegroSubjetividadeRacismRetractionPsychoanalysisBlack populationSubjectivityEssa pesquisa dedica-se a tentar entender como se constituem as relações raciais na sociedade e seus reflexos na escola, entre docentes e alunos. Com base em um olhar orientado pela psicanálise voltada aos processos sociais, possibilitado pelo método psicanalítico cultural, busca-se compreender os principais desafios dessas relações diante do racismo desmentido e da falsa harmonia da democracia racial brasileira. Por meio de vinhetas escolares, como exemplificação, e da análise psicanalítica e filosófica do contexto pesquisado, adentramos no universo inconsciente das relações escolares e sociais, especialmente no que concernem as questões raciais no âmbito da educação. Tais desafios esbarram em múltiplos significados que se conectam, por sua vez, às diferentes configurações no campo político, psicossocial e subjetivo da população negraThis research is dedicated to understand how are race relations in society and your reflexes at school, between teachers and students. Based on a look at guided by psychoanalysis in social processes and made possible by the cultural psychoanalytic method, understand the key challenges of these relationships in the face of racism and false harmony Disclaimer of racial democracy brazilian. Through vignettes, as examples and psychoanalytic analysis of the researched context, enter in the universe school relations and social unconscious, especially concerning the racial issues in the context of education. Such challenges face in multiple meanings that connect, for your time, the different settings in the political field, subjective and psycho-social of the black population187 f.Arreguy, Marília EtienneFonseca, RichardGondar, Josaida de OliveiraCoelho, Marcelo Báficahttp://lattes.cnpq.br/5479614943410102http://lattes.cnpq.br/0581161263387373http://lattes.cnpq.br/1485051457557443http://lattes.cnpq.br/3482779200606251http://lattes.cnpq.br/0027547788084657Lazzarine, Roseane dos Santos2020-11-09T18:23:16Z2020-11-09T18:23:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLAZZARINE, Roseane dos Santos. O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15834http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T18:52:08Zoai:app.uff.br:1/15834Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T18:52:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado |
title |
O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado |
spellingShingle |
O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado Lazzarine, Roseane dos Santos Racismo Desmentido Psicanálise População negra Subjetividade Psicanálise Negro Subjetividade Racism Retraction Psychoanalysis Black population Subjectivity |
title_short |
O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado |
title_full |
O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado |
title_fullStr |
O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado |
title_full_unstemmed |
O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado |
title_sort |
O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado |
author |
Lazzarine, Roseane dos Santos |
author_facet |
Lazzarine, Roseane dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arreguy, Marília Etienne Fonseca, Richard Gondar, Josaida de Oliveira Coelho, Marcelo Báfica http://lattes.cnpq.br/5479614943410102 http://lattes.cnpq.br/0581161263387373 http://lattes.cnpq.br/1485051457557443 http://lattes.cnpq.br/3482779200606251 http://lattes.cnpq.br/0027547788084657 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzarine, Roseane dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo Desmentido Psicanálise População negra Subjetividade Psicanálise Negro Subjetividade Racism Retraction Psychoanalysis Black population Subjectivity |
topic |
Racismo Desmentido Psicanálise População negra Subjetividade Psicanálise Negro Subjetividade Racism Retraction Psychoanalysis Black population Subjectivity |
description |
Essa pesquisa dedica-se a tentar entender como se constituem as relações raciais na sociedade e seus reflexos na escola, entre docentes e alunos. Com base em um olhar orientado pela psicanálise voltada aos processos sociais, possibilitado pelo método psicanalítico cultural, busca-se compreender os principais desafios dessas relações diante do racismo desmentido e da falsa harmonia da democracia racial brasileira. Por meio de vinhetas escolares, como exemplificação, e da análise psicanalítica e filosófica do contexto pesquisado, adentramos no universo inconsciente das relações escolares e sociais, especialmente no que concernem as questões raciais no âmbito da educação. Tais desafios esbarram em múltiplos significados que se conectam, por sua vez, às diferentes configurações no campo político, psicossocial e subjetivo da população negra |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-11-09T18:23:16Z 2020-11-09T18:23:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LAZZARINE, Roseane dos Santos. O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15834 |
identifier_str_mv |
LAZZARINE, Roseane dos Santos. O desmentido no ensino fundamental público: facetas de um racismo clivado e mascarado. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053682502664192 |