Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sara dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29009
Resumo: Atualmente, as políticas públicas de educação destacam a importância de investimentos em uma educação inclusiva como maneira de pensar uma sociedade igualitária. Com base nessa premissa e pensando sobre a inclusão educacional de alunos Surdos, surgiram algumas questões: As crianças Surdas têm sido favorecidas socialmente, linguisticamente e cognitivamente no processo de inclusão educacional? Os professores e/ou escolas recebem estrutura adequada para garantir um ambiente propício à aprendizagem? Como criar mecanismos de interações linguísticas entre Surdos e ouvintes nas escolas regulares inclusivas? Na busca por algumas respostas, estudamos a história da educação de Surdos como meio de compreender o atual processo de educação inclusiva, analisando os instrumentos legais e documentais que o amparam e comparando-os aos documentos legais e teóricos que apóiam a proposta de educação bilíngue para alunos Surdos. Durante a pesquisa, foram apontadas lacunas na organização da proposta inclusiva para Surdos que nos levaram a fundamentar a importância do ensino de LIBRAS para crianças ouvintes. Tivemos a hipótese de que as escolas inclusivas ainda não se encontram preparadas para oferecer uma educação democrática para Surdos e que o ensino de LIBRAS para alunos ouvintes pode ser uma maneira de minimizar as barreiras linguísticas e contribuir para uma escola mais democrática. Assim, esta pesquisa objetivou a criação de um orientador curricular para o ensino de LIBRAS para crianças ouvintes do primeiro segmento do Ensino Fundamental na escola comum inclusiva. Para o desenvolvimento do estudo, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória de caráter bibliográfico e documental. A reflexão teórica apoiou-se em autores como Sanchez (1993), Quadros (1997), Skliar (1998, 1999), Vygotsky (2001), Lacerda (2006), Silva (2006), Gesser (2009), entre outros. Como bases legais, foram utilizados documentos como Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), LDBEN 9493/96 (BRASIL, 1996), Lei. 10.436/2002 (BRASIL, 2002), Lei n° 13146/2015 (BRASIL, 2015), Decreto 5626/2005 (BRASIL, 2005), PCN de Língua Portuguesa e PCN de Língua Estrangeira, entre outros. Ao final, nossas hipóteses foram confirmadas e entendemos que há fragilidade na maneira como a inclusão escolar de alunos Surdos se efetua; Com o objetivo de promover uma resposta para essa fragilidade, esta pesquisa traz como resultado a elaboração de um Orientador Curricular para o Ensino de LIBRAS como segunda língua de alunos ouvintes. Documento esse, que se propõe a orientar os professores e comunidade escolar quanto aos conteúdos, os objetivos e ementa para a disciplina de LIBRAS nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no primeiro segmento.
id UFF-2_8cdd894ba075b1b20883b54dbbce42f4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29009
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdosInclusão escolar, Ensino de LIBRAS, alunos ouvintes e Surdos, PCNs, educação de SurdosEducação inclusiva, Surdez, Língua brasileira de sinais, Educação especialAtualmente, as políticas públicas de educação destacam a importância de investimentos em uma educação inclusiva como maneira de pensar uma sociedade igualitária. Com base nessa premissa e pensando sobre a inclusão educacional de alunos Surdos, surgiram algumas questões: As crianças Surdas têm sido favorecidas socialmente, linguisticamente e cognitivamente no processo de inclusão educacional? Os professores e/ou escolas recebem estrutura adequada para garantir um ambiente propício à aprendizagem? Como criar mecanismos de interações linguísticas entre Surdos e ouvintes nas escolas regulares inclusivas? Na busca por algumas respostas, estudamos a história da educação de Surdos como meio de compreender o atual processo de educação inclusiva, analisando os instrumentos legais e documentais que o amparam e comparando-os aos documentos legais e teóricos que apóiam a proposta de educação bilíngue para alunos Surdos. Durante a pesquisa, foram apontadas lacunas na organização da proposta inclusiva para Surdos que nos levaram a fundamentar a importância do ensino de LIBRAS para crianças ouvintes. Tivemos a hipótese de que as escolas inclusivas ainda não se encontram preparadas para oferecer uma educação democrática para Surdos e que o ensino de LIBRAS para alunos ouvintes pode ser uma maneira de minimizar as barreiras linguísticas e contribuir para uma escola mais democrática. Assim, esta pesquisa objetivou a criação de um orientador curricular para o ensino de LIBRAS para crianças ouvintes do primeiro segmento do Ensino Fundamental na escola comum inclusiva. Para o desenvolvimento do estudo, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória de caráter bibliográfico e documental. A reflexão teórica apoiou-se em autores como Sanchez (1993), Quadros (1997), Skliar (1998, 1999), Vygotsky (2001), Lacerda (2006), Silva (2006), Gesser (2009), entre outros. Como bases legais, foram utilizados documentos como Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), LDBEN 9493/96 (BRASIL, 1996), Lei. 10.436/2002 (BRASIL, 2002), Lei n° 13146/2015 (BRASIL, 2015), Decreto 5626/2005 (BRASIL, 2005), PCN de Língua Portuguesa e PCN de Língua Estrangeira, entre outros. Ao final, nossas hipóteses foram confirmadas e entendemos que há fragilidade na maneira como a inclusão escolar de alunos Surdos se efetua; Com o objetivo de promover uma resposta para essa fragilidade, esta pesquisa traz como resultado a elaboração de um Orientador Curricular para o Ensino de LIBRAS como segunda língua de alunos ouvintes. Documento esse, que se propõe a orientar os professores e comunidade escolar quanto aos conteúdos, os objetivos e ementa para a disciplina de LIBRAS nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no primeiro segmento.72 p.Meireles, Rosana Maria do Prado LuzCruz, Osilene Maria de Sá e Silva daSilva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro daFavorito, WilmaRezende, Patrícia Luíza FerreiraCastro, Helena CarlaRodrigues, Sara dos Santos2023-05-29T16:14:49Z2023-05-29T16:14:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Sara dos Santos. Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29009CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-29T16:14:53Zoai:app.uff.br:1/29009Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:42.943424Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos
title Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos
spellingShingle Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos
Rodrigues, Sara dos Santos
Inclusão escolar, Ensino de LIBRAS, alunos ouvintes e Surdos, PCNs, educação de Surdos
Educação inclusiva, Surdez, Língua brasileira de sinais, Educação especial
title_short Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos
title_full Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos
title_fullStr Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos
title_full_unstemmed Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos
title_sort Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos
author Rodrigues, Sara dos Santos
author_facet Rodrigues, Sara dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meireles, Rosana Maria do Prado Luz
Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da
Favorito, Wilma
Rezende, Patrícia Luíza Ferreira
Castro, Helena Carla
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sara dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar, Ensino de LIBRAS, alunos ouvintes e Surdos, PCNs, educação de Surdos
Educação inclusiva, Surdez, Língua brasileira de sinais, Educação especial
topic Inclusão escolar, Ensino de LIBRAS, alunos ouvintes e Surdos, PCNs, educação de Surdos
Educação inclusiva, Surdez, Língua brasileira de sinais, Educação especial
description Atualmente, as políticas públicas de educação destacam a importância de investimentos em uma educação inclusiva como maneira de pensar uma sociedade igualitária. Com base nessa premissa e pensando sobre a inclusão educacional de alunos Surdos, surgiram algumas questões: As crianças Surdas têm sido favorecidas socialmente, linguisticamente e cognitivamente no processo de inclusão educacional? Os professores e/ou escolas recebem estrutura adequada para garantir um ambiente propício à aprendizagem? Como criar mecanismos de interações linguísticas entre Surdos e ouvintes nas escolas regulares inclusivas? Na busca por algumas respostas, estudamos a história da educação de Surdos como meio de compreender o atual processo de educação inclusiva, analisando os instrumentos legais e documentais que o amparam e comparando-os aos documentos legais e teóricos que apóiam a proposta de educação bilíngue para alunos Surdos. Durante a pesquisa, foram apontadas lacunas na organização da proposta inclusiva para Surdos que nos levaram a fundamentar a importância do ensino de LIBRAS para crianças ouvintes. Tivemos a hipótese de que as escolas inclusivas ainda não se encontram preparadas para oferecer uma educação democrática para Surdos e que o ensino de LIBRAS para alunos ouvintes pode ser uma maneira de minimizar as barreiras linguísticas e contribuir para uma escola mais democrática. Assim, esta pesquisa objetivou a criação de um orientador curricular para o ensino de LIBRAS para crianças ouvintes do primeiro segmento do Ensino Fundamental na escola comum inclusiva. Para o desenvolvimento do estudo, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória de caráter bibliográfico e documental. A reflexão teórica apoiou-se em autores como Sanchez (1993), Quadros (1997), Skliar (1998, 1999), Vygotsky (2001), Lacerda (2006), Silva (2006), Gesser (2009), entre outros. Como bases legais, foram utilizados documentos como Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), LDBEN 9493/96 (BRASIL, 1996), Lei. 10.436/2002 (BRASIL, 2002), Lei n° 13146/2015 (BRASIL, 2015), Decreto 5626/2005 (BRASIL, 2005), PCN de Língua Portuguesa e PCN de Língua Estrangeira, entre outros. Ao final, nossas hipóteses foram confirmadas e entendemos que há fragilidade na maneira como a inclusão escolar de alunos Surdos se efetua; Com o objetivo de promover uma resposta para essa fragilidade, esta pesquisa traz como resultado a elaboração de um Orientador Curricular para o Ensino de LIBRAS como segunda língua de alunos ouvintes. Documento esse, que se propõe a orientar os professores e comunidade escolar quanto aos conteúdos, os objetivos e ementa para a disciplina de LIBRAS nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no primeiro segmento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29T16:14:49Z
2023-05-29T16:14:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Sara dos Santos. Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29009
identifier_str_mv RODRIGUES, Sara dos Santos. Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823690947493888