A recorrência de sinistros em patrimônios culturais no Rio de Janeiro e a memória trágica coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonte, Gabriella Florêncio de Abreu Gonçalves da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31469
Resumo: O fogo como vilão dos patrimônios culturais edificados não é novidade, mas a forma como os sinistros são percebidos pela sociedade precisa se modificar. Os debates acerca dos incêndios que ocorrem nesses espaços acontecem de forma cíclica, bem como seus eventos, por meio de uma triste sequência presumível, composta inicialmente pelo evento trágico, seguido por uma grande comoção, chegando à necessidade de uma explicação causal e culpabilidade. Inegavelmente, esta pesquisa encontra-se presente neste processo recorrente, mais precisamente na terceira etapa, da explicação causal/ culpabilidade, que busca compreender o evento e formas de evitá-lo. O Rio de Janeiro e sua região metropolitana possuem um histórico de incêndios, dos quais muitos já não fazem parte da memória coletiva da maior parte da população. Mantendo essa postura, de região que foi palco de sinistros recentes, a torna um recorte físico relevante como estudo de caso para a abordagem na qual se tem interesse nesta dissertação. A proposta de abordagem dessa dissertação é discorrer sobre esses incêndios de bens edificados patrimoniais do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, e demonstrar através de exemplos antigos e recentes como a sua reincidência é mais frequente do que a população o percebe. Para tal, a perspectiva adotada é na assimilação da relação de apagamento das memórias do ocorrido em contraponto ao avivamento dos fatos, com a possível hipótese de compreender se, no caso do avivamento, a marcação deste momento atua como um sistema coletivo e social de prevenção para novos episódios. O objetivo desse estudo é debater e analisar como é a relação das edificações protegidas, em nível estadual e federal, após a ocorrência do incêndio, compreender como a sociedade se impacta ao longo do tempo por essas tragédias. Com a eventual possibilidade de entender o porquê nos processos de restauro de determinados patrimônios culturais se decide por apagar o ocorrido, ao passo que outros casos se decidem marcar o acontecimento durante o processo de recuperação do bem. Nesse sentido, buscou-se através dos registros da mídia jornalística criar um quadro de reincidência de sinistros nos bens culturais edificados existentes no recorte, além de compreender toda a relação de preservar a memória do fogo em contraposição a relação de memória anterior a ele.
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O Rio de Janeiro e sua região metropolitana possuem um histórico de incêndios, dos quais muitos já não fazem parte da memória coletiva da maior parte da população. Mantendo essa postura, de região que foi palco de sinistros recentes, a torna um recorte físico relevante como estudo de caso para a abordagem na qual se tem interesse nesta dissertação. A proposta de abordagem dessa dissertação é discorrer sobre esses incêndios de bens edificados patrimoniais do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, e demonstrar através de exemplos antigos e recentes como a sua reincidência é mais frequente do que a população o percebe. Para tal, a perspectiva adotada é na assimilação da relação de apagamento das memórias do ocorrido em contraponto ao avivamento dos fatos, com a possível hipótese de compreender se, no caso do avivamento, a marcação deste momento atua como um sistema coletivo e social de prevenção para novos episódios. O objetivo desse estudo é debater e analisar como é a relação das edificações protegidas, em nível estadual e federal, após a ocorrência do incêndio, compreender como a sociedade se impacta ao longo do tempo por essas tragédias. Com a eventual possibilidade de entender o porquê nos processos de restauro de determinados patrimônios culturais se decide por apagar o ocorrido, ao passo que outros casos se decidem marcar o acontecimento durante o processo de recuperação do bem. Nesse sentido, buscou-se através dos registros da mídia jornalística criar um quadro de reincidência de sinistros nos bens culturais edificados existentes no recorte, além de compreender toda a relação de preservar a memória do fogo em contraposição a relação de memória anterior a ele.It is not new that the fire is the villain in disasters of constructed cultural heritages, but the way it is perceive by society needs to modify. The debates about that theme, which surrounds this type of space, happens from time to time. As that type of fire does. Following a logical sad sequence of events, in which the main fire comes first, followed by a big commotion, the need of a causal explanation and at last the culpability. Undeniably this research is in the middle of this recurrent process, most precisely in the third stage. In which there is the search to avoid and understand the main event and how to prevent it. Rio de Janeiro and its metropolitan area have a history with the flames, which most people do not remember anymore. Those fires are no longer a part of the collective memory for the population. On the other hand, the same area has recently been the stage of new fires in constructed cultural heritages. Therefore, this makes Rio de Janeiro and its metropolitan area an interesting physical cut-out to the case study to comprehend the approach on which has interest in this dissertation. The purpose of the specific chosen approach in this study is: to discourse about those fires in the constructed heritage property in Rio de Janeiro and its metropolitan area and demonstrate truth old and current examples how their recurrence is more frequent than that what the population realize. To do so, the adoptive perspective is the assimilation between the erasure relation of the memories from the episode, in opposition with the revival of the facts. Including the possible hypophysis to comprehend if in the case of the revival, the marking of this moment acts like a collective and social prevention system from new episodes. The objective of this study is to debate and analyse how is the relation between the listed buildings after the fire and understand how the society impacts over time by these tragedies. With the possibility to understand why during the processes of restoration of certain cultural heritage it is decided to erase the tragedy of the fire, meanwhile in others cases it is decided to make the moment as a historic mark. In this way, it was sought through the records of journalistic paper media to create a border of the recurrence of the fires in the constructed cultural heritages existents in the cut-out. Beyond to comprehend all the relation and the preservation of the memory of the fire, in opposition to the relation of the memory before it happens.223 p.Pessôa, José Simões de Belmonthttp://lattes.cnpq.br/6339561326164124Coelho, Carla Maria Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/6002642586550984Mattos, Guilherme Meirelles Mesquita dehttp://lattes.cnpq.br/7740997583995727http://lattes.cnpq.br/1359691531018420Fonte, Gabriella Florêncio de Abreu Gonçalves da2023-12-18T11:54:15Z2023-12-18T11:54:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONTE, Gabriella Florêncio de Abreu Gonçalves da. A recorrência de sinistros em patrimônios culturais no Rio de Janeiro e a memória trágica coletiva. 2022. 223 f. 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