Tecnologia digital como estratégia de educação permanente para melhoria do processo de trabalho e qualidade da assistência na estratégia saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Livia Mendes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25197
Resumo: O estudo em questão tem como objeto de pesquisa os processos avaliativos fomentados pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) como dispositivos de apoio ao fortalecimento da Educação Permanente no âmbito das equipes de saúde da família no Município de Niterói/RJ. A Educação Permanente em Saúde (EPS) está estreitamente ligada ao processo de avaliação, uma vez que incita discussões e provoca mudanças nas práticas dos gestores e profissionais da Atenção Básica a fim de induzir a melhoria da qualidade das ações de saúde. Este estudo tem como objetivo geral: propor o desenvolvimento de um aplicativo como estratégia de EPS para oportunizar espaços de trocas e integração dos profissionais e da rede de atenção à saúde com v istas à melhoria do processo de trabalho e qualidade da assistência. E como objetivos específicos: descrever as ações de educação permanente desenvolvidas no cotidiano das equipes de saúde da família e como essas se inserem na reorga nização do processo de trabalho e analisar os processos avaliativos fomentados pelo PMAQ na perspec tiva dos profissionais da ESF. Utiliza como Referencial Político a Política Nacional em Educação Permanente em Saúde e como referencial teórico os preceitos de Donal Schön. Os con ceitos estabelecidos por Donald Schön possibilitam compreender a lógica da Educação Permanente em Saúde, visto a proximidade do referencial com as diretrizes propostas pela PNEPS. Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo pesquis a ação. Como técnica de coleta de dados, foram realizadas oficinas pautadas em metodologias ativas como a metodologia da problematização com os profissionais de saúde da Atenção Básica do Município de Niterói. Para análise e discussão dos dados, utilizou se o conceito do ciclo da reflexividade de Valente como recurso metodológico. Através da metodologia utilizada, os participantes do estudo foram convidados a refletirem sobre o processo de avaliação e suas implicações no contexto da Educação Permanente. Ve rificou se a premente necessidade de oportunizar espaços de discussão, análise e reflexão das práticas com participação crítica e ativa dos sujeitos e um maior debate acerca das questões referentes à avaliação. Os nós críticos do cotidiano da Saúde da Famí lia foram discutidos pelos profissionais que ressaltaram a importância de se fomentar esse diálogo de forma contínua e permanente de modo a operar mudanças nos cenários de atuação, incorporando assim a EPS nesse contexto. A proposta do produto foi desenvol vida com base nas oficinas realizadas com os profissionais e de acordo com as principais demandas sinalizadas pelos mesmos pautadas na experiência referente à avaliação externa do PMAQ. Pretende se através dessa tecnologia digital, propiciar um ambiente em que o profissional exerça ciclos de reflexão e de ação, e que estes possam construir vínculos e pactuar possíveis fluxos com vistas à melhoria do acesso e da qualidade da assistência. Acredita se que os processos avaliativos possam contribuir para que a EPS seja incorporada de forma sólida e contínua no dia a dia das equipes de saúde da família.
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Este estudo tem como objetivo geral: propor o desenvolvimento de um aplicativo como estratégia de EPS para oportunizar espaços de trocas e integração dos profissionais e da rede de atenção à saúde com v istas à melhoria do processo de trabalho e qualidade da assistência. E como objetivos específicos: descrever as ações de educação permanente desenvolvidas no cotidiano das equipes de saúde da família e como essas se inserem na reorga nização do processo de trabalho e analisar os processos avaliativos fomentados pelo PMAQ na perspec tiva dos profissionais da ESF. Utiliza como Referencial Político a Política Nacional em Educação Permanente em Saúde e como referencial teórico os preceitos de Donal Schön. Os con ceitos estabelecidos por Donald Schön possibilitam compreender a lógica da Educação Permanente em Saúde, visto a proximidade do referencial com as diretrizes propostas pela PNEPS. Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo pesquis a ação. Como técnica de coleta de dados, foram realizadas oficinas pautadas em metodologias ativas como a metodologia da problematização com os profissionais de saúde da Atenção Básica do Município de Niterói. Para análise e discussão dos dados, utilizou se o conceito do ciclo da reflexividade de Valente como recurso metodológico. Através da metodologia utilizada, os participantes do estudo foram convidados a refletirem sobre o processo de avaliação e suas implicações no contexto da Educação Permanente. Ve rificou se a premente necessidade de oportunizar espaços de discussão, análise e reflexão das práticas com participação crítica e ativa dos sujeitos e um maior debate acerca das questões referentes à avaliação. Os nós críticos do cotidiano da Saúde da Famí lia foram discutidos pelos profissionais que ressaltaram a importância de se fomentar esse diálogo de forma contínua e permanente de modo a operar mudanças nos cenários de atuação, incorporando assim a EPS nesse contexto. A proposta do produto foi desenvol vida com base nas oficinas realizadas com os profissionais e de acordo com as principais demandas sinalizadas pelos mesmos pautadas na experiência referente à avaliação externa do PMAQ. Pretende se através dessa tecnologia digital, propiciar um ambiente em que o profissional exerça ciclos de reflexão e de ação, e que estes possam construir vínculos e pactuar possíveis fluxos com vistas à melhoria do acesso e da qualidade da assistência. Acredita se que os processos avaliativos possam contribuir para que a EPS seja incorporada de forma sólida e contínua no dia a dia das equipes de saúde da família.The study in question has as its research object the evaluation processes promoted by the National Program for Improvement of Access and Quality of Primary Care as devices to support the strengthening of Permanent Education within the scope of family health teams in the city of Niterói / RJ. Permanent Health Education (PHE) is closely linked to the evaluation process, since it incites discussions and causes changes in the practices of Primary Care managers and professionals in order to induce an improvement in the quality of health actions. This study has the general objective: to propose the development of an application as an PHE strategy to provide opportunities for exchanges and integration of professionals and the health care network with a view to improving the work process and quality of care. And as specific objectives: to describe the continuing education actions developed in the daily lives of family health teams and how they are inserted in the reorganization of the work process and to analyze the evaluation processes fostered by the National Program for Improvement of Access and Quality of Primary Care from the perspective of the Family health strategy professionals. It uses as a Political Reference the National Policy on Permanent Education in Health and as a theoretical reference, the precepts of Donal Schön. The concepts established by Donald Schön make it possible to understand the logic of Permanent Education in Health, given the proximity of the reference with the guidelines proposed by Political Reference the National Policy on Permanent Education in Health. Descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, of an action research type. As a technique of data collection, workshops were conducted based on active methodologies such as the problematization methodology with health professionals in Primary Care in the city of Niterói. For data analysis and discussion, Valente's concept of the cycle of reflexivity was used as a methodological resource. Through the methodology used, the study participants were invited to reflect on the evaluation process and its implications in the context of Permanent Education. There was an urgent need to provide opportunities for discussion, analysis and reflection on practices with critical and active participation of the subjects and a greater debate on issues related to evaluation. The critical nodes of the daily routine of Family Health were discussed by the professionals who stressed the importance of fostering this dialogue on a continuous and permanent basis in order to effect changes in the performance scenarios, thus incorporating the PHE in this context. The product proposal was developed based on the workshops held with the professionals and according to the main demands signaled by them, based on the experience related to the external evaluation of the National Program for Improvement of Access and Quality of Primary Care. It is intended, through this digital technology, to provide an environment in which the professional exercises cycles of reflection and action, and that they can build bonds and agree on possible flows with a view to improving access and quality of care. It is believed that the evaluation processes can contribute for the PHE to be incorporated in a solid and continuous way in the daily routine of the family health teams.120 f.Valente, Geilsa Soraia Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/4604496036790028Moraes, Érica Brandão dehttp://lattes.cnpq.br/2265220151524135Malacarne, Jocielihttp://lattes.cnpq.br/2421198678483140http://lattes.cnpq.br/5612785732351074Mesquita, Livia Mendes2022-06-13T17:42:57Z2022-06-13T17:42:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESQUITA, Livia Mendes. Tecnologia digital como estratégia de educação permanente para melhoria do processo de trabalho e qualidade da assistência na estratégia saúde da família. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25197CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-13T17:43:00Zoai:app.uff.br:1/25197Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:51.741070Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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