Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ubaldino, Paula Gabrielle Novaes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32069
Resumo: O objetivo do trabalho é mostrar, por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa em fontes secundárias, como a Astrologia se consolidou nos meios de comunicação de massa, primeiramente despertando amplo interesse dos públicos consumidores de mídias impressas e eletrônicas, permanecendo no imaginário coletivo como um tipo de conteúdo mágico e de entretenimento, para em seguida se transformar e evoluir para uma forma de serviço especializado com o desenvolvimento da internet e suas plataformas, como se evidencia com a apresentação de websites, produtos digitais, canais de Astrologia no Instagram com mais relevância em número de seguidores e entrevistas com astrólogas. Confirma-se a hipótese de que um dinâmico espaço de marketing se conforma tendo por base as plataformas digitais, com uma nova perspectiva de aprofundamento, especialização profissional e técnica das práticas astrológicas.
id UFF-2_8db93bb1cb7aaa709a58a266c85eb03f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32069
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digitalAstrologiaMarketingInternetRedes sociaisCultura digitalAstrologiaInternetMarketingMídia socialAstrologyMarketingInternetSocial mediaDigitalO objetivo do trabalho é mostrar, por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa em fontes secundárias, como a Astrologia se consolidou nos meios de comunicação de massa, primeiramente despertando amplo interesse dos públicos consumidores de mídias impressas e eletrônicas, permanecendo no imaginário coletivo como um tipo de conteúdo mágico e de entretenimento, para em seguida se transformar e evoluir para uma forma de serviço especializado com o desenvolvimento da internet e suas plataformas, como se evidencia com a apresentação de websites, produtos digitais, canais de Astrologia no Instagram com mais relevância em número de seguidores e entrevistas com astrólogas. Confirma-se a hipótese de que um dinâmico espaço de marketing se conforma tendo por base as plataformas digitais, com uma nova perspectiva de aprofundamento, especialização profissional e técnica das práticas astrológicas.The objective of this work is to demonstrate, through literature review and research from secondary sources, how Astrology has become established in mass media, initially arousing widespread interest among consumers of print and electronic media. It has remained in the collective imagination as a type of magical content and entertainment. Subsequently, it transformed and evolved into a specialized service with the development of the internet and its platforms.This is evidenced by the presence of websites, digital products, and Astrology channels on Instagram with significant numbers of followers, as well as interviews with astrologers. The hypothesis that a dynamic marketing space is shaped based on digital platforms is confirmed, bringing forth a new perspective of in-depth exploration, professional specialization, and technical aspects of astrological practices74 p.Ortiz, AndersonAbreu, Fernanda Ferreira deAlbuquerque, LucasSaar, RafaelUbaldino, Paula Gabrielle Novaes2024-01-25T16:47:26Z2024-01-25T16:47:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32069CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-25T16:47:31Zoai:app.uff.br:1/32069Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:46.423141Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital
title Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital
spellingShingle Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital
Ubaldino, Paula Gabrielle Novaes
Astrologia
Marketing
Internet
Redes sociais
Cultura digital
Astrologia
Internet
Marketing
Mídia social
Astrology
Marketing
Internet
Social media
Digital
title_short Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital
title_full Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital
title_fullStr Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital
title_full_unstemmed Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital
title_sort Astromarketing: A transformação da Astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital
author Ubaldino, Paula Gabrielle Novaes
author_facet Ubaldino, Paula Gabrielle Novaes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortiz, Anderson
Abreu, Fernanda Ferreira de
Albuquerque, Lucas
Saar, Rafael
dc.contributor.author.fl_str_mv Ubaldino, Paula Gabrielle Novaes
dc.subject.por.fl_str_mv Astrologia
Marketing
Internet
Redes sociais
Cultura digital
Astrologia
Internet
Marketing
Mídia social
Astrology
Marketing
Internet
Social media
Digital
topic Astrologia
Marketing
Internet
Redes sociais
Cultura digital
Astrologia
Internet
Marketing
Mídia social
Astrology
Marketing
Internet
Social media
Digital
description O objetivo do trabalho é mostrar, por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa em fontes secundárias, como a Astrologia se consolidou nos meios de comunicação de massa, primeiramente despertando amplo interesse dos públicos consumidores de mídias impressas e eletrônicas, permanecendo no imaginário coletivo como um tipo de conteúdo mágico e de entretenimento, para em seguida se transformar e evoluir para uma forma de serviço especializado com o desenvolvimento da internet e suas plataformas, como se evidencia com a apresentação de websites, produtos digitais, canais de Astrologia no Instagram com mais relevância em número de seguidores e entrevistas com astrólogas. Confirma-se a hipótese de que um dinâmico espaço de marketing se conforma tendo por base as plataformas digitais, com uma nova perspectiva de aprofundamento, especialização profissional e técnica das práticas astrológicas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25T16:47:26Z
2024-01-25T16:47:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/32069
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823686645186560