Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34422 |
Resumo: | Na presente etnografia, busquei descrever e discutir como ficam articuladas as noções de “cidadania” e de “indígena”, enquanto construções identitárias e categorias relacionais juridicamente definidas, representadas e acionadas contextualmente pelo Estado brasileiro, que resultam na explicitação de um padrão institucionalizado de tratamento jurídico desigual no plano da cidadania. Segundo critérios particularizados, não compartilhados publicamente, e hierarquizados conforme o status e a condição social dos seus sujeitos, procuro demonstrar que o Estado brasileiro segue organizado em lógicas que refletem uma continuidade colonialista, expressa por meio de práticas tutelares de acesso a direitos e discriminação da sociedade em segmentos sociais desiguais, de modo que a condição de “cidadão”, além de sempre naturalizadamente instável e transitória, frequentemente não configura uma experiência de igualdade social. Minha pesquisa se deu no contexto empírico das experiências em campo que pude desenvolver em Roraima, mais precisamente na sua capital, Boa Vista, onde morei entre agosto de 2018 e março de 2020, e na etnorregião Wîi Tîpî, território do povo indígena Ingarikó, nos limites da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), onde participei como colaboradora em duas das suas Assembleias anuais, por eles organizadas. Tomando como ponto de partida a existência de uma “política externa” Ingarikó organizada para lidar com o Estado brasileiro, argumento que, a partir da descrição da complexa tradução e elaboração empreendidas pelos Ingarikó para lidar com a política karaiwa (“branco”), por meio de uma tradição epistemológica e ontológica própria, cujos objetivos são os de organizar e mediar suas demandas de acesso a direitos, ficam evidenciadas as práticas institucionalizadas, sistemáticas e naturalizadas do Estado brasileiro acima mencionadas, de modo que não se configuram como exceções ou corrupções incidentais, mas descrevem exatamente as regras do mundo cívico brasileiro. |
id |
UFF-2_8e9297d491f01f9e4c351d6dac58bde6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34422 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto CotingoIngarikóIdentidadesAcesso aos direitosEtnicidadeIndígenaCidadaniaIdentidadeIngarikóIdentitiesDemanding rightEthnicityNa presente etnografia, busquei descrever e discutir como ficam articuladas as noções de “cidadania” e de “indígena”, enquanto construções identitárias e categorias relacionais juridicamente definidas, representadas e acionadas contextualmente pelo Estado brasileiro, que resultam na explicitação de um padrão institucionalizado de tratamento jurídico desigual no plano da cidadania. Segundo critérios particularizados, não compartilhados publicamente, e hierarquizados conforme o status e a condição social dos seus sujeitos, procuro demonstrar que o Estado brasileiro segue organizado em lógicas que refletem uma continuidade colonialista, expressa por meio de práticas tutelares de acesso a direitos e discriminação da sociedade em segmentos sociais desiguais, de modo que a condição de “cidadão”, além de sempre naturalizadamente instável e transitória, frequentemente não configura uma experiência de igualdade social. Minha pesquisa se deu no contexto empírico das experiências em campo que pude desenvolver em Roraima, mais precisamente na sua capital, Boa Vista, onde morei entre agosto de 2018 e março de 2020, e na etnorregião Wîi Tîpî, território do povo indígena Ingarikó, nos limites da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), onde participei como colaboradora em duas das suas Assembleias anuais, por eles organizadas. Tomando como ponto de partida a existência de uma “política externa” Ingarikó organizada para lidar com o Estado brasileiro, argumento que, a partir da descrição da complexa tradução e elaboração empreendidas pelos Ingarikó para lidar com a política karaiwa (“branco”), por meio de uma tradição epistemológica e ontológica própria, cujos objetivos são os de organizar e mediar suas demandas de acesso a direitos, ficam evidenciadas as práticas institucionalizadas, sistemáticas e naturalizadas do Estado brasileiro acima mencionadas, de modo que não se configuram como exceções ou corrupções incidentais, mas descrevem exatamente as regras do mundo cívico brasileiro.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn the present ethnography, I attempted to describe and discuss how the ideas of “cidadania” and "indigenous people" are articulated as identity constructions and relational categories legally defined, idealized and operated in specific contexts by the Brazilian Public institutions (and the ideologies that organize it), resulting in the explicitness of an institutionalized pattern of unequal legal treatment at the garante of universal civil, social and political rights. According to particularized and secret parameters, not made publically available, and hierarchized according to the status and social condition of its individuals, I seek to demonstrate that the Brazilian State continues to be organized in a colonialist perspective, expressed through tutelary practices of access to rights and discrimination of society in unequal social segments, therefore the condition of "cidadão" is always unstable and transitory in a naturalized way, which often leads to an experience of social inequality. My research took place in the empirical context of the field experiences that I was able to develop in Roraima, more precisely in its capital, Boa Vista, where I lived between August 2018 and March 2020, and in the Wiî Tîpî ethnoregion, territory of the Ingarikó indigenous people, in the limits of the Raposa Serra do Sol Indigenous Land (TIRSS), where I participated as a collaborator in two of their annual Assemblies, organized by them. Taking as a starting point the existence of an Ingarikó "foreign policy" organized to deal with the Brazilian State, I argue that, from the description of the complex translation and elaboration undertaken by the Ingarikó to deal with the karaiwa ("white") policy, through their own epistemological and ontological tradition with the purpose of organizing and mediating their demands for theirs access to rights, the institutionalized, systematic, and naturalized practices of the Brazilian State mentioned above are evidenced, in a way that they are not configured as incidental exceptions or corruptions, but rather describe exactly the rules of the Brazilian “public space”.230 p.Lima, Roberto Kant deLobão, Ronaldo Joaquim da SilveiraSilva, Ana Zuleide Barroso daOliveira, Luís Roberto Cardoso deBronz, DeborahSilveira, Edson Damas dahttp://lattes.cnpq.br/8252395287420427Monteiro, Paloma Abreu2024-08-26T14:04:32Z2024-08-26T14:04:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMONTEIRO, Paloma Abreu. Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo. 2022. 230 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34422CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-26T14:04:36Zoai:app.uff.br:1/34422Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-26T14:04:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo |
title |
Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo |
spellingShingle |
Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo Monteiro, Paloma Abreu Ingarikó Identidades Acesso aos direitos Etnicidade Indígena Cidadania Identidade Ingarikó Identities Demanding right Ethnicity |
title_short |
Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo |
title_full |
Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo |
title_fullStr |
Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo |
title_full_unstemmed |
Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo |
title_sort |
Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo |
author |
Monteiro, Paloma Abreu |
author_facet |
Monteiro, Paloma Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Roberto Kant de Lobão, Ronaldo Joaquim da Silveira Silva, Ana Zuleide Barroso da Oliveira, Luís Roberto Cardoso de Bronz, Deborah Silveira, Edson Damas da http://lattes.cnpq.br/8252395287420427 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Paloma Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ingarikó Identidades Acesso aos direitos Etnicidade Indígena Cidadania Identidade Ingarikó Identities Demanding right Ethnicity |
topic |
Ingarikó Identidades Acesso aos direitos Etnicidade Indígena Cidadania Identidade Ingarikó Identities Demanding right Ethnicity |
description |
Na presente etnografia, busquei descrever e discutir como ficam articuladas as noções de “cidadania” e de “indígena”, enquanto construções identitárias e categorias relacionais juridicamente definidas, representadas e acionadas contextualmente pelo Estado brasileiro, que resultam na explicitação de um padrão institucionalizado de tratamento jurídico desigual no plano da cidadania. Segundo critérios particularizados, não compartilhados publicamente, e hierarquizados conforme o status e a condição social dos seus sujeitos, procuro demonstrar que o Estado brasileiro segue organizado em lógicas que refletem uma continuidade colonialista, expressa por meio de práticas tutelares de acesso a direitos e discriminação da sociedade em segmentos sociais desiguais, de modo que a condição de “cidadão”, além de sempre naturalizadamente instável e transitória, frequentemente não configura uma experiência de igualdade social. Minha pesquisa se deu no contexto empírico das experiências em campo que pude desenvolver em Roraima, mais precisamente na sua capital, Boa Vista, onde morei entre agosto de 2018 e março de 2020, e na etnorregião Wîi Tîpî, território do povo indígena Ingarikó, nos limites da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), onde participei como colaboradora em duas das suas Assembleias anuais, por eles organizadas. Tomando como ponto de partida a existência de uma “política externa” Ingarikó organizada para lidar com o Estado brasileiro, argumento que, a partir da descrição da complexa tradução e elaboração empreendidas pelos Ingarikó para lidar com a política karaiwa (“branco”), por meio de uma tradição epistemológica e ontológica própria, cujos objetivos são os de organizar e mediar suas demandas de acesso a direitos, ficam evidenciadas as práticas institucionalizadas, sistemáticas e naturalizadas do Estado brasileiro acima mencionadas, de modo que não se configuram como exceções ou corrupções incidentais, mas descrevem exatamente as regras do mundo cívico brasileiro. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-26T14:04:32Z 2024-08-26T14:04:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTEIRO, Paloma Abreu. Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo. 2022. 230 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34422 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, Paloma Abreu. Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo. 2022. 230 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823550990909440 |