O controle estatal da infância: análise do caso MC Melody
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25418 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de investigação o processo de pedagogização da infância no Brasil a partir das instituições que a circunscrevem por meio da observação histórico-cultural da sua formação e da construção do seu conceito a partir da análise do caso da cantora mirim, Mc Melody. Tal pesquisa mostra-se relevante por suscitar interesse de estudos sobre formação identitária de crianças e adolescentes a partir dos modelos institucionais. O tema da infância relacionado às instituições que reconstroem o seu conceito ao longo dos séculos constitui uma problemática de interesse para as áreas da Educação, da Pedagogia, do Direito e da Sociologia, contribuindo para reflexões sobre a infância contemporânea, o seu conceito, e sua particularidade, que diferencia as crianças dos adultos. Para isso, buscou-se utilizar referenciais teóricos que perpassassem essas questões para culminar em um trabalho multidisciplinar, objetivando contextualizar a infância em nosso tempo, tentando entender como se formam as construções da identidade infantil a partir da cultura do consumo, da mídia, do estado, da família e da sociedade analisando-se a formação identitária da funkeira mirim, Mc Melody. Almeja-se contribuir para os estudos sobre a ressignificação da infância na contemporaneidade, bem como sobre a relação da infância com o ordenamento jurídico brasileiro a partir de um viés sociológico. |
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O controle estatal da infância: análise do caso MC MelodyInfânciaReinstitucionalizaçãoMídiaDireitoSociologia jurídicaMídiaMc MelodyDireitos do menorProteção de menoresEnfanceReinstitutionnalisationMídiaDroitMc MelodyEste trabalho tem como objeto de investigação o processo de pedagogização da infância no Brasil a partir das instituições que a circunscrevem por meio da observação histórico-cultural da sua formação e da construção do seu conceito a partir da análise do caso da cantora mirim, Mc Melody. Tal pesquisa mostra-se relevante por suscitar interesse de estudos sobre formação identitária de crianças e adolescentes a partir dos modelos institucionais. O tema da infância relacionado às instituições que reconstroem o seu conceito ao longo dos séculos constitui uma problemática de interesse para as áreas da Educação, da Pedagogia, do Direito e da Sociologia, contribuindo para reflexões sobre a infância contemporânea, o seu conceito, e sua particularidade, que diferencia as crianças dos adultos. Para isso, buscou-se utilizar referenciais teóricos que perpassassem essas questões para culminar em um trabalho multidisciplinar, objetivando contextualizar a infância em nosso tempo, tentando entender como se formam as construções da identidade infantil a partir da cultura do consumo, da mídia, do estado, da família e da sociedade analisando-se a formação identitária da funkeira mirim, Mc Melody. Almeja-se contribuir para os estudos sobre a ressignificação da infância na contemporaneidade, bem como sobre a relação da infância com o ordenamento jurídico brasileiro a partir de um viés sociológico.Ce travail a comme objet de recherche du processus de pédagogisation de l'enfance au Brésil depuis les institutions qui l'entourent par moyen des commentaires historiques et culturelles de sa formation et de construction de son concept à partir de l'analyse du cas de la petite chanteuse, Mc Melody. Telle recherche devient important pour provoquer intérêt d'études sur la formation identitaire d'enfants et des adolescents à partir des modèles institutionnels. Le sujet de l'enfance rapportée aux institutions qui reconstruisent leur concept au long des siècles constitue une problématique d'intérêt pour les secteurs de l'Éducation, de la Pédagogie, du Droit et de la Sociologie, en contribuant à des réflexions sur l'enfance contemporaine, son concept, et sa particularité, qui différencie les enfants des adultes. Pour cela, il fallut utiliser des référentiels théoriques qui touchent ces questions pour qu’il culmine dans un travail multidisciplinaire, en objectivant contextuizer l'enfance dans notre temps, en essayant considérer comme les constructions de l'identité infantile sont créés à partir de la culture de la consommation, de la mídia, de l'état, de la famille et de la société en analysant la formation identitaire de la petite chanteuse, Mc Melody. Le but du travail c’est de contribuer aux études sur la resignifietion de l'enfance de nos jours, ainsi que sur la relation de l'enfance avec l'ordre juridique brésilien depuis une perspective sociologique.69 f.Universidade Federal FluminenseNiteróiMonica, Eder FernandesCastro, Carla Appollinario deKutser, Beatriz AMonica, Eder Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3547672971050734Akutsu, BeatrizCastro, Carla Appollinario dehttp://lattes.cnpq.br/3666357154549659Rodrigues, Beatriz Monteiro2022-06-24T22:59:02Z2022-06-24T22:59:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Beatriz Monteiro. O controle estatal da infância: análise do caso MC Melody. Orientador: Eder Fernandes Monica. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25418Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-24T22:59:05Zoai:app.uff.br:1/25418Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:56.622962Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Este trabalho tem como objeto de investigação o processo de pedagogização da infância no Brasil a partir das instituições que a circunscrevem por meio da observação histórico-cultural da sua formação e da construção do seu conceito a partir da análise do caso da cantora mirim, Mc Melody. Tal pesquisa mostra-se relevante por suscitar interesse de estudos sobre formação identitária de crianças e adolescentes a partir dos modelos institucionais. O tema da infância relacionado às instituições que reconstroem o seu conceito ao longo dos séculos constitui uma problemática de interesse para as áreas da Educação, da Pedagogia, do Direito e da Sociologia, contribuindo para reflexões sobre a infância contemporânea, o seu conceito, e sua particularidade, que diferencia as crianças dos adultos. Para isso, buscou-se utilizar referenciais teóricos que perpassassem essas questões para culminar em um trabalho multidisciplinar, objetivando contextualizar a infância em nosso tempo, tentando entender como se formam as construções da identidade infantil a partir da cultura do consumo, da mídia, do estado, da família e da sociedade analisando-se a formação identitária da funkeira mirim, Mc Melody. Almeja-se contribuir para os estudos sobre a ressignificação da infância na contemporaneidade, bem como sobre a relação da infância com o ordenamento jurídico brasileiro a partir de um viés sociológico. |
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