Educação e disputa por hegemonia no campo: o PRONEMA no Maranhão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24600 |
Resumo: | Esta tese é fundamentada no reconhecimento da disputa pela hegemonia dos territórios rurais brasileiros. Neste cenário, foram analisadas as escolarizações em EJA e a formação docente nos projetos Continuidade e Magistério I (PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA). Nesses projetos, foram investigadas a formação de educadores intelectuais orgânicos da classe trabalhadora e a possibilidade de construção de uma práxis educativa de caráter emancipador no campo. A delimitação do período histórico deste estudo está relacionada à compreensão do objeto em perspectiva de totalidade. Embora os projetos de educação investigados estejam situados entre os anos de 1999 e 2006, as análises consideram os processos políticos que permeiam a construção histórica da questão agrária brasileira, da educação rural e da EJA no Brasil. O estudo foi orientado pelo referencial materialista histórico-dialético, haja vista a sua contribuição para a compreensão do real em perspectiva de totalidade, situando o objeto de estudo histórica e socialmente. À luz desse referencial, as análises foram fundamentadas nas seguintes categorias teóricas: história, totalidade, hegemonia, Estado, correlação de forças, luta de classes, guerra de posição, bloco histórico, trabalho-educação e intelectuais orgânicos. Ademais, investigou-se as diferentes concepções de EJA presentes nas políticas educacionais desenvolvidas nos territórios rurais no cerne do movimento de reestruturação capitalista neoliberal. Os principais procedimentos de pesquisa adotados foram: a pesquisa bibliográfica – revisão de literatura e análise documental – e a pesquisa de campo – entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e os sujeitos egressos dos projetos. Os resultados alcançados revelam que as contradições que permeiam a questão agrária no Brasil são resultado do histórico processo de exploração do campo, realizado por projetos instituídos sob a égide dos interesses dominantes; a precariedade que envolve EJA e educação rural no campo é um desdobramento desse processo de exploração e da oferta de políticas educacionais alinhadas aos interesses hegemônicos; a luta de classes é determinante e marcada pela atuação dos movimentos sociais na disputa pela hegemonia de projetos de sociedade, campo e educação; a educação do campo é um referencial originalmente popular, que também se encontra em disputa; o PRONERA foi identificado como resultado dos múltiplos movimentos circunscritos na questão agrária brasileira, incluindo a luta popular camponesa e as ações do Estado político enquanto mediador das contradições geradas pela sociabilidade do capital; no Maranhão, a articulação PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA possibilitou o aprofundamento da formação de intelectuais orgânicos engajados na causa camponesa, sob um viés crítico, contribuindo para a construção de uma práxis educativa de caráter emancipatório nos territórios rurais daquele estado. Os projetos analisados confirmam o alcance das disputas assumidas pela classe trabalhadora e a possibilidade de ocupação das políticas públicas por um projeto popular de educação. |
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Educação e disputa por hegemonia no campo: o PRONEMA no MaranhãoEducaçãoDisputa por hegemoniaEJAFormação docentePRONERAEducação de adultosFormação de professorEducationDispute for hegemonyYouth and Adult EducationTeacher trainingPRONERAEsta tese é fundamentada no reconhecimento da disputa pela hegemonia dos territórios rurais brasileiros. Neste cenário, foram analisadas as escolarizações em EJA e a formação docente nos projetos Continuidade e Magistério I (PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA). Nesses projetos, foram investigadas a formação de educadores intelectuais orgânicos da classe trabalhadora e a possibilidade de construção de uma práxis educativa de caráter emancipador no campo. A delimitação do período histórico deste estudo está relacionada à compreensão do objeto em perspectiva de totalidade. Embora os projetos de educação investigados estejam situados entre os anos de 1999 e 2006, as análises consideram os processos políticos que permeiam a construção histórica da questão agrária brasileira, da educação rural e da EJA no Brasil. O estudo foi orientado pelo referencial materialista histórico-dialético, haja vista a sua contribuição para a compreensão do real em perspectiva de totalidade, situando o objeto de estudo histórica e socialmente. À luz desse referencial, as análises foram fundamentadas nas seguintes categorias teóricas: história, totalidade, hegemonia, Estado, correlação de forças, luta de classes, guerra de posição, bloco histórico, trabalho-educação e intelectuais orgânicos. Ademais, investigou-se as diferentes concepções de EJA presentes nas políticas educacionais desenvolvidas nos territórios rurais no cerne do movimento de reestruturação capitalista neoliberal. Os principais procedimentos de pesquisa adotados foram: a pesquisa bibliográfica – revisão de literatura e análise documental – e a pesquisa de campo – entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e os sujeitos egressos dos projetos. Os resultados alcançados revelam que as contradições que permeiam a questão agrária no Brasil são resultado do histórico processo de exploração do campo, realizado por projetos instituídos sob a égide dos interesses dominantes; a precariedade que envolve EJA e educação rural no campo é um desdobramento desse processo de exploração e da oferta de políticas educacionais alinhadas aos interesses hegemônicos; a luta de classes é determinante e marcada pela atuação dos movimentos sociais na disputa pela hegemonia de projetos de sociedade, campo e educação; a educação do campo é um referencial originalmente popular, que também se encontra em disputa; o PRONERA foi identificado como resultado dos múltiplos movimentos circunscritos na questão agrária brasileira, incluindo a luta popular camponesa e as ações do Estado político enquanto mediador das contradições geradas pela sociabilidade do capital; no Maranhão, a articulação PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA possibilitou o aprofundamento da formação de intelectuais orgânicos engajados na causa camponesa, sob um viés crítico, contribuindo para a construção de uma práxis educativa de caráter emancipatório nos territórios rurais daquele estado. Os projetos analisados confirmam o alcance das disputas assumidas pela classe trabalhadora e a possibilidade de ocupação das políticas públicas por um projeto popular de educação.This thesis is based on the recognition of the dispute for the hegemony of rural Brazilian territories. In this scenario, the learning processes in Youth and Adult Education (YAE) and teacher training in the Continuidade e Magistério I projects (from PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA) were analyzed. Thus, the formation of organic intellectual educators of the working class and the possibility of building an emancipatory educational praxis in the countryside were investigated. The delimitation of the historical period of this study is related to the understanding of the theme from a perspective of totality. Although the education projects investigated are located between 1999 and 2006, the analyzes consider the political processes that permeate the historical construction of the Brazilian agrarian issues, rural education and YAE in Brazil. This study was guided by the historical-dialectical materialist framework, considering its contribution to the understanding of reality from a perspective of totality, placing the object of study in a historical and social way. Considering this framework, the analyzes were based on the following theoretical categories: history, totality, hegemony, State, correlation of forces, class struggle, war of position, historical block, work-education and organic intellectuals. Furthermore, we investigated the different conceptions of YAE present in educational policies developed in rural territories at the heart of the neoliberal capitalist restructuring movement. The main research procedures adopted were: bibliographic research – a literature review and document analysis – and field research – semi-structured interviews with coordinators and students from the projects. The results achieved reveal that the contradictions that permeate the agrarian issues in Brazil are the result of the historical process of exploration of the countryside, carried out by projects instituted under the aegis of dominant interests; the precariousness that involves the YAE and the rural education in the countryside is a consequence of this exploration process and the offer of educational policies aligned with hegemonic interests; the class struggle is decisive and marked by the role of social movements in the dispute for the hegemony of society, countryside and education projects; rural education is an originally popular reference, which is also in dispute; PRONERA was identified as the result of multiple movements circumscribed in the Brazilian agrarian issue, including the popular peasant struggle and the actions of the political state as a mediator of the contradictions generated by the sociability of capital; in Maranhão state, the PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA articulation made it possible to deepen the training of organic intellectuals engaged in the peasant cause, under a critical perspective, contributing to the construction of an educational praxis of an emancipatory nature in the rural territories. The projects analyzed confirm the scope of the disputes taken over by the working class and the possibility of occupying public policies by a popular education project.405f.Rummert, Sonia MariaCiavatta, MariaVentura, Jaqueline PereiraPaludo, ConceiçãoVendramini, Célia ReginaLamosa, Rodrigo de Azevedo CruzTeixeira, Michelle Freitas2022-02-21T15:45:00Z2022-02-21T15:45:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Michelle Freitas. Educação e disputa por hegemonia no campo: o PRONEMA no Maranhão. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24600CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-21T15:45:04Zoai:app.uff.br:1/24600Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:26.625410Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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