Fitas magnéticas na cultura digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15175 |
Resumo: | O atual contexto de consumo, distribuição e armazenamento audiovisual no ambiente das plataformas online é marcado não somente por toda a produção que se realiza no presente, mas é também afetado pelo acervo de vídeos analógicos de décadas anteriores, digitalizados e postados a cada dia. A circulação de vídeos analógicos no ambiente digital da plataforma audiovisual Vimeo é o objeto central e o polo irradiador das questões dessa pesquisa. A abordagem proposta pretende entender este fenômeno situando-o em dois eixos de análise distintos: 1) inserindo-o numa perspectiva genealógica das formas espectatoriais e das práticas de produção que marcaram a cultura analógica nas décadas de 1980 e 1990; 2) relacionando-o ao campo da memória, da preservação e da remediação das mídias. Adotando um grupo heterogêneo de referenciais teóricos, esta dissertação toma como corpus de análise uma seleção de vídeos originalmente captados em formatos analógicos, posteriormente digitalizados e armazenados na plataforma Vimeo em diferentes perfis. A pesquisa concluiu que, longe de caracterizar um audiovisual anacrônico e em vias de desaparecimento, o vídeo analógico adquire “vida póstuma” e constitui-se em um agente de múltiplo potencial histórico, estético e narrativo ao ser remediado e ressignificado no ambiente digital do Vimeo. |
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Fitas magnéticas na cultura digitalMagnetic tapes on digital dultureVimeoVídeo analógicoPreservaçãoMemóriaRemediaçãoFita magnéticaPreservação digitalMemóriaVimeoAnalog videoPreservationMemoryRemediationO atual contexto de consumo, distribuição e armazenamento audiovisual no ambiente das plataformas online é marcado não somente por toda a produção que se realiza no presente, mas é também afetado pelo acervo de vídeos analógicos de décadas anteriores, digitalizados e postados a cada dia. A circulação de vídeos analógicos no ambiente digital da plataforma audiovisual Vimeo é o objeto central e o polo irradiador das questões dessa pesquisa. A abordagem proposta pretende entender este fenômeno situando-o em dois eixos de análise distintos: 1) inserindo-o numa perspectiva genealógica das formas espectatoriais e das práticas de produção que marcaram a cultura analógica nas décadas de 1980 e 1990; 2) relacionando-o ao campo da memória, da preservação e da remediação das mídias. Adotando um grupo heterogêneo de referenciais teóricos, esta dissertação toma como corpus de análise uma seleção de vídeos originalmente captados em formatos analógicos, posteriormente digitalizados e armazenados na plataforma Vimeo em diferentes perfis. A pesquisa concluiu que, longe de caracterizar um audiovisual anacrônico e em vias de desaparecimento, o vídeo analógico adquire “vida póstuma” e constitui-se em um agente de múltiplo potencial histórico, estético e narrativo ao ser remediado e ressignificado no ambiente digital do Vimeo.The current context of consumption, distribution and audiovisual storage in the environment of online platforms is not only marked by all the production that takes place at the present time, but it is also affected by the collection of analog videos from previous decades, digitalized and posted every day. The circulation of analogue videos in the digital environment of the audiovisual platform Vimeo is the central object and the radiating pole of the research’s questions. The proposed approach intends to understand this phenomenon by placing it in two distinct axes of analysis: 1) inserting it in a genealogical perspective of the spectatorial forms and practices of production that marked the analogical culture in the 1980s and 1990s; 2) relating it to the field of memory, preservation and remediation of the media. Adopting a heterogeneous group of theoretical frames, this dissertation takes as corpus of analysis a selection of videos originally captured in analog formats, later digitized and stored on the Vimeo platform in different profiles. The research concluded that, far from characterizing an anachronistic and disappearing audiovisual form, analog video acquires “posthumous life” and constitutes an agent of multiple historical, aesthetic and narrative potential when remediated and re-signified in the digital environment of Vimeo.128fHolzbach, ArianeAlbuquerque, Afonso deMassarolo, João Carloshttp://lattes.cnpq.br/6484480041112939Guimarães, Pedro Cezar Duarte2020-10-08T14:34:01Z2020-10-08T14:34:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Pedro Cezar Duarte. Fitas Magnéticas na Cultura Digital: a plataforma Vimeo na reconfiguração do audiovisual analógico. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15175Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T14:25:25Zoai:app.uff.br:1/15175Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:40.179796Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O atual contexto de consumo, distribuição e armazenamento audiovisual no ambiente das plataformas online é marcado não somente por toda a produção que se realiza no presente, mas é também afetado pelo acervo de vídeos analógicos de décadas anteriores, digitalizados e postados a cada dia. A circulação de vídeos analógicos no ambiente digital da plataforma audiovisual Vimeo é o objeto central e o polo irradiador das questões dessa pesquisa. A abordagem proposta pretende entender este fenômeno situando-o em dois eixos de análise distintos: 1) inserindo-o numa perspectiva genealógica das formas espectatoriais e das práticas de produção que marcaram a cultura analógica nas décadas de 1980 e 1990; 2) relacionando-o ao campo da memória, da preservação e da remediação das mídias. Adotando um grupo heterogêneo de referenciais teóricos, esta dissertação toma como corpus de análise uma seleção de vídeos originalmente captados em formatos analógicos, posteriormente digitalizados e armazenados na plataforma Vimeo em diferentes perfis. A pesquisa concluiu que, longe de caracterizar um audiovisual anacrônico e em vias de desaparecimento, o vídeo analógico adquire “vida póstuma” e constitui-se em um agente de múltiplo potencial histórico, estético e narrativo ao ser remediado e ressignificado no ambiente digital do Vimeo. |
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