A física forense como ferramenta de aprendizagem: uma proposta para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massini, Gustavo Besse
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26413
Resumo: O ensino de física nas escolas torna-se desinteressante e pouco atrativo na medida em que é praticado sem uma contextualização, ou seja, sem a ligação com os elementos que motivam a própria existência da ciência. Por isso, o presente trabalho aborda a utilização da física forense como ferramenta de aprendizagem do ensino de física. Sabendo que vários temas relacionados ao cotidiano podem ser abordados por meio dessa área do conhecimento, foram trabalhadas as questões dos acidentes de trânsito, análises de croqui esquemático e velocidade crítica em curvas. Assuntos que fazem parte do dia a dia dos estudantes. Mas antes das aplicações das questões foi introduzido o que é física forense, onde ela está presente, o papel do perito criminal e como são as investigações. Dessa forma, os alunos perceberam que trata-se de uma área muito importante para a justiça, uma vez que o profissional precisa elucidar um problema, como por exemplo um acidente de trânsito que irá ser analisado pelo juiz responsável. O projeto de pesquisa foi desenvolvido no colégio CEPRA, que é da rede particular de ensino da cidade de Santo Antônio de Pádua. A aula diversificada foi realizada para o 1º ano do ensino médio uma turma com 28 alunos. A aula foi dividida em dois momentos: o primeiro momento é a parte introdutória que aborda sobre física forense, alguns vídeos e a revisão de conceitos da física. No segundo momento foram colocados as questões para que os alunos incorporem o papel de perito criminal, ou seja, “brinquem de ser perito” para resolverem as situações propostas. Esta proposta de aula teve uma aceitação pelos discentes, pois durante a aula muitos participaram efetivamente e ao final disseram que gostaram de ser peritos por algum instante. Isso evidencia uma percepção de que esta metodologia foi um inspiração para o entendimento da física.
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Mas antes das aplicações das questões foi introduzido o que é física forense, onde ela está presente, o papel do perito criminal e como são as investigações. Dessa forma, os alunos perceberam que trata-se de uma área muito importante para a justiça, uma vez que o profissional precisa elucidar um problema, como por exemplo um acidente de trânsito que irá ser analisado pelo juiz responsável. O projeto de pesquisa foi desenvolvido no colégio CEPRA, que é da rede particular de ensino da cidade de Santo Antônio de Pádua. A aula diversificada foi realizada para o 1º ano do ensino médio uma turma com 28 alunos. A aula foi dividida em dois momentos: o primeiro momento é a parte introdutória que aborda sobre física forense, alguns vídeos e a revisão de conceitos da física. No segundo momento foram colocados as questões para que os alunos incorporem o papel de perito criminal, ou seja, “brinquem de ser perito” para resolverem as situações propostas. Esta proposta de aula teve uma aceitação pelos discentes, pois durante a aula muitos participaram efetivamente e ao final disseram que gostaram de ser peritos por algum instante. Isso evidencia uma percepção de que esta metodologia foi um inspiração para o entendimento da física.The teaching of physics in schools becomes uninteresting and unattractive to the extent that it is practiced without a contextualization, i.e., without the connection with the elements that motivate the very existence of science. Therefore, this paper discusses the use of forensic physics as a learning tool for teaching physics. Knowing that several themes related to everyday life can be addressed through this area of knowledge, the issues of traffic accidents, schematic sketch analysis, and critical speed in curves were addressed. These are subjects that are part of the students' day to day life. But before the application of the questions, it was introduced what forensic physics is, where it is present, the role of the criminal expert and how investigations are carried out. This way, the students realized that this is a very important area for justice, since the professional needs to elucidate a problem, such as a traffic accident that will be analyzed by the judge in charge. The research project was developed at CEPRA, a private school in the city of Santo Antônio de Pádua. The diversified class was held for the first year of high school, a class with 28 students. The class was divided in two moments: the first moment is the introductory part, which deals with forensic physics, some videos and a review of physics concepts. In the second moment the questions were posed so that the students could incorporate the role of a criminal expert, that is, "play at being an expert" to solve the proposed situations. This class proposal was accepted by the students, because during the class many of them participated effectively, and at the end they said they enjoyed being experts for a while. This shows a perception that this methodology was an inspiration for the understanding of physics.49 f.Nachez, Juan Lucashttp://lattes.cnpq.br/4966227211786522Carneiro, Marciano Alveshttp://lattes.cnpq.br/0846606173611964Morais, Maria Carmenhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422http://lattes.cnpq.br/6091246351454015Massini, Gustavo Besse2022-10-06T18:39:57Z2022-10-06T18:39:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMASSINI, Gustavo Besse. A física forense como ferramenta de aprendizagem: uma proposta para o ensino médio. 2022. 49 f. 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