A prática pedagógica do enfermeiro na emergência: possibilidades e desafios na formação dos futuros profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romani, Jairo Moraes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26616
Resumo: Introdução: O estudo traz como objeto a prática educativa do enfermeiro realizada junto aos enfermeiros e aos alunos de graduação que atuam em uma unidade de emergência do SUS. Questiona se a maneira como os enfermeiros se relacionavam com os estudantes no processo educativo, era uma atitude própria da pessoa e ou poderia estar ligado a maneira como este processo foi vivenciado por eles durante a formação. Objetivos: Geral - analisar a prática pedagógica dos enfermeiros na formação dos futuros profissionais de enfermagem no Sistema Único de Saúde; Específicos - identificar como foi realizada a formação pedagógica dos enfermeiros durante sua formação profissional e descrever como é realizada a pratica pedagógica do enfermeiro na formação dos futuros enfermeiros. Método: trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa cujo referencial teórico-metodológico foi o da Análise Institucional em sua modalidade socioclínica institucional. O cenário de estudo foi uma Policlínica Regional de Niterói. O projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética e aprovado com o número de parecer 1.826.042. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas e encontros da socioclínica institucional com os enfermeiros e um diário do pesquisador para posterior análise das suas implicações. A coleta e análise dos dados foi elaborada a partir das oito características da socioclínica institucional. Resultados: os resultados revelam as dificuldades sentidas pelos enfermeiros no papel de educador, decorrentes das inseguranças quanto ao conhecimento adquirido durante a formação. Destacam como desafios a serem superados, a necessidade de maior engajamento com os estudos, com a profissão e um maior entrosamento entre as universidades e serviços. Discussão: o analisador “o poder (in) visível das instituições ensino e serviço: o educador docente versus o educador assistencial na formação de enfermeiros”, evidenciou os não ditos a respeito das dificuldades do enfermeiro assistencial em se perceber como um educador de futuros profissionais. Conclusão: O estudo evidenciou diferentes aspectos relacionados as dificuldades do enfermeiro dos serviços em atuar como educador. Entretanto avaliam que a intervenção desenvolvida possibilitou o repensar coletivo dos participantes sobre sua prática. A produção de conhecimento em grupo reforçou a adoção de uma postura mais instituinte com relação a prática educativa no serviço, culminando na elaboração de um produto para o empoderamento dos enfermeiros quanto ao seu papel na formação dos futuros profissionais de enfermagem.
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Objetivos: Geral - analisar a prática pedagógica dos enfermeiros na formação dos futuros profissionais de enfermagem no Sistema Único de Saúde; Específicos - identificar como foi realizada a formação pedagógica dos enfermeiros durante sua formação profissional e descrever como é realizada a pratica pedagógica do enfermeiro na formação dos futuros enfermeiros. Método: trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa cujo referencial teórico-metodológico foi o da Análise Institucional em sua modalidade socioclínica institucional. O cenário de estudo foi uma Policlínica Regional de Niterói. O projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética e aprovado com o número de parecer 1.826.042. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas e encontros da socioclínica institucional com os enfermeiros e um diário do pesquisador para posterior análise das suas implicações. A coleta e análise dos dados foi elaborada a partir das oito características da socioclínica institucional. Resultados: os resultados revelam as dificuldades sentidas pelos enfermeiros no papel de educador, decorrentes das inseguranças quanto ao conhecimento adquirido durante a formação. Destacam como desafios a serem superados, a necessidade de maior engajamento com os estudos, com a profissão e um maior entrosamento entre as universidades e serviços. Discussão: o analisador “o poder (in) visível das instituições ensino e serviço: o educador docente versus o educador assistencial na formação de enfermeiros”, evidenciou os não ditos a respeito das dificuldades do enfermeiro assistencial em se perceber como um educador de futuros profissionais. Conclusão: O estudo evidenciou diferentes aspectos relacionados as dificuldades do enfermeiro dos serviços em atuar como educador. Entretanto avaliam que a intervenção desenvolvida possibilitou o repensar coletivo dos participantes sobre sua prática. A produção de conhecimento em grupo reforçou a adoção de uma postura mais instituinte com relação a prática educativa no serviço, culminando na elaboração de um produto para o empoderamento dos enfermeiros quanto ao seu papel na formação dos futuros profissionais de enfermagem.Introduction: This study brings as object the educative practice of nurses performed with nurses and undergraduate students who work in an emergency unit of SUS. It questions whether the way nurses relate to students in the educational process, was a person's own attitude and or could be connected to the way this process was experienced by them during training. Objectives: General - analyze the pedagogical practice of nurses in the training of future nursing professionals in the Unified Health System; Specific - identify how the pedagogical training of nurses was carried out during their professional training and describe how the pedagogical practice of nurses is performed in the training of future nurses. Method: this is an exploratory study, with a qualitative approach whose theoretical and methodological reference was that of Institutional Analysis in its institutional socioclínica l modality. The study scenario was a Regional Polyclinic of Niterói. The project was submitted to the Ethics Committee for approval and approved with the number of opinion number 1.826.042. The instruments of data collection were interviews and meetings of the institutional socioclinic with the nurses and a journal of the researcher for later analysis of its implications. The data collection and analysis was elaborated from the eight characteristics of the institutional socioclinic. Results: the results reveal the difficulties felt by the nurses in the role of educator, resulting from the insecurities about the knowledge acquired during the training. They highlight the challenges to be overcome, the need for greater engagement with studies, with the profession and a closer link between universities and services. Discussion: the analyzer "the visible (in) power of the teaching and service institutions: the teacher educator versus the care educator in the training of nurses", evidenced the not said about the difficulties of the care nurse in perceiving himself as an educator of future professionals. Conclusion: The study evidenced different aspects related to the difficulties of the service nurse in acting as an educator. However, they evaluate that the developed intervention made it possible to rethink the participants' collective about their practice. The production of group knowledge reinforced the adoption of a more institutional position regarding the educational practice in the service, culminating in the elaboration of a product for the empowerment of nurses as to their role in the training of future nursing professionals.123 f.Mourão, Lucia Cardosohttp://lattes.cnpq.br/8992955157222431Fassarella, Cintia Silvahttp://lattes.cnpq.br/6645746568337040Almeida, Ana Clementina Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/2445438914840345http://lattes.cnpq.br/0303810398729070Romani, Jairo Moraes2022-10-24T20:00:10Z2022-10-24T20:00:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROMANI, Jairo Moraes. A prática pedagógica do enfermeiro na emergência: possibilidades e desafios na formação dos futuros profissionais. 2017. 123 f. 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