Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26525 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado com o objetivo de iniciar uma discussão sobre possíveis perspectivas pedagógicas e metodológicas em torno de questões da Educação em Saúde no espaço escolar, de modo a criar condições iniciais para promover ações voltadas ao enfrentamento do HIV/AIDS. Sabemos que a AIDS é uma doença que afeta pessoas do mundo todo, trata-se de uma doença incurável, mas tratável, desde que o indivíduo infectado siga todo o protocolo médico. Visando estabelecer um elo entre a teoria e a prática, busca-se no decorrer do presente trabalho realizar a revisão de publicações referentes ao tema do estudo apresentado, o que caracteriza esse trabalho como uma pesquisa bibliográfica. Para dar um enfoque maior ao trabalho aqui apresentado, foi realizada uma breve pesquisa descritiva utilizando entrevista e dados epidemiológicos do município de Miracema, estado do Rio de Janeiro. Visando a promoção da saúde de crianças, jovens e adolescentes bem como de toda a população, espera-se dar começo à análise e reflexão acerca de possíveis intervenções pedagógicas no âmbito escolar e promover o desenvolvimento de conhecimentos de prevenção e práticas para o autocuidado da saúde. |
id |
UFF-2_91d5e48c0bc4b470507e117b4d8cebec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26525 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexõesperspectivas pedagógicaseducaçãosaúdeensino/aprendizadoHIV/AIDSPedagogiaHIVpedagogical perspectiveseducationhealthteaching / learningHIV / AIDSO presente estudo foi realizado com o objetivo de iniciar uma discussão sobre possíveis perspectivas pedagógicas e metodológicas em torno de questões da Educação em Saúde no espaço escolar, de modo a criar condições iniciais para promover ações voltadas ao enfrentamento do HIV/AIDS. Sabemos que a AIDS é uma doença que afeta pessoas do mundo todo, trata-se de uma doença incurável, mas tratável, desde que o indivíduo infectado siga todo o protocolo médico. Visando estabelecer um elo entre a teoria e a prática, busca-se no decorrer do presente trabalho realizar a revisão de publicações referentes ao tema do estudo apresentado, o que caracteriza esse trabalho como uma pesquisa bibliográfica. Para dar um enfoque maior ao trabalho aqui apresentado, foi realizada uma breve pesquisa descritiva utilizando entrevista e dados epidemiológicos do município de Miracema, estado do Rio de Janeiro. Visando a promoção da saúde de crianças, jovens e adolescentes bem como de toda a população, espera-se dar começo à análise e reflexão acerca de possíveis intervenções pedagógicas no âmbito escolar e promover o desenvolvimento de conhecimentos de prevenção e práticas para o autocuidado da saúde.The present study was carried out with the objective of discussing the pedagogical perspectives on methodologies for the use of Health Education in the school space and promoting actions aimed at coping with HIV / AIDS. We know that AIDS is a disease that affects people all over the world, it is an incurable but treatable disease, as long as the infected individual follows the entire medical protocol. In the course of this work, review publications related to the topic of the study presented, which characterizes this work as a bibliographic research. To give a greater focus to the work presented here, a descriptive research was carried out using epidemiological data from the municipality of Miracema, state of Rio de Janeiro. Aiming to promote the health of children, young people and adolescents as well as the entire population, it is expected to analyze methodological actions in the school environment and promote, through educational practices, pedagogical interventions using teaching-learning methodologies that collaborate for the development of knowledge for self-care of health and prevention.33 f.Goldenzweig, Románhttp://lattes.cnpq.br/7729671882712847Frontelmo, Veronica Gualberto2022-10-19T17:38:23Z2022-10-19T17:38:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFRONTELMO, Veronica Gualberto. Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas: primeiras reflexões. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26525CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-19T17:38:26Zoai:app.uff.br:1/26525Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:50.220089Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões |
title |
Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões |
spellingShingle |
Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões Frontelmo, Veronica Gualberto perspectivas pedagógicas educação saúde ensino/aprendizado HIV/AIDS Pedagogia HIV pedagogical perspectives education health teaching / learning HIV / AIDS |
title_short |
Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões |
title_full |
Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões |
title_fullStr |
Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões |
title_full_unstemmed |
Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões |
title_sort |
Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões |
author |
Frontelmo, Veronica Gualberto |
author_facet |
Frontelmo, Veronica Gualberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goldenzweig, Román http://lattes.cnpq.br/7729671882712847 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frontelmo, Veronica Gualberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
perspectivas pedagógicas educação saúde ensino/aprendizado HIV/AIDS Pedagogia HIV pedagogical perspectives education health teaching / learning HIV / AIDS |
topic |
perspectivas pedagógicas educação saúde ensino/aprendizado HIV/AIDS Pedagogia HIV pedagogical perspectives education health teaching / learning HIV / AIDS |
description |
O presente estudo foi realizado com o objetivo de iniciar uma discussão sobre possíveis perspectivas pedagógicas e metodológicas em torno de questões da Educação em Saúde no espaço escolar, de modo a criar condições iniciais para promover ações voltadas ao enfrentamento do HIV/AIDS. Sabemos que a AIDS é uma doença que afeta pessoas do mundo todo, trata-se de uma doença incurável, mas tratável, desde que o indivíduo infectado siga todo o protocolo médico. Visando estabelecer um elo entre a teoria e a prática, busca-se no decorrer do presente trabalho realizar a revisão de publicações referentes ao tema do estudo apresentado, o que caracteriza esse trabalho como uma pesquisa bibliográfica. Para dar um enfoque maior ao trabalho aqui apresentado, foi realizada uma breve pesquisa descritiva utilizando entrevista e dados epidemiológicos do município de Miracema, estado do Rio de Janeiro. Visando a promoção da saúde de crianças, jovens e adolescentes bem como de toda a população, espera-se dar começo à análise e reflexão acerca de possíveis intervenções pedagógicas no âmbito escolar e promover o desenvolvimento de conhecimentos de prevenção e práticas para o autocuidado da saúde. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-19T17:38:23Z 2022-10-19T17:38:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRONTELMO, Veronica Gualberto. Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas: primeiras reflexões. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26525 |
identifier_str_mv |
FRONTELMO, Veronica Gualberto. Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas: primeiras reflexões. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823610677952512 |