Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frontelmo, Veronica Gualberto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26525
Resumo: O presente estudo foi realizado com o objetivo de iniciar uma discussão sobre possíveis perspectivas pedagógicas e metodológicas em torno de questões da Educação em Saúde no espaço escolar, de modo a criar condições iniciais para promover ações voltadas ao enfrentamento do HIV/AIDS. Sabemos que a AIDS é uma doença que afeta pessoas do mundo todo, trata-se de uma doença incurável, mas tratável, desde que o indivíduo infectado siga todo o protocolo médico. Visando estabelecer um elo entre a teoria e a prática, busca-se no decorrer do presente trabalho realizar a revisão de publicações referentes ao tema do estudo apresentado, o que caracteriza esse trabalho como uma pesquisa bibliográfica. Para dar um enfoque maior ao trabalho aqui apresentado, foi realizada uma breve pesquisa descritiva utilizando entrevista e dados epidemiológicos do município de Miracema, estado do Rio de Janeiro. Visando a promoção da saúde de crianças, jovens e adolescentes bem como de toda a população, espera-se dar começo à análise e reflexão acerca de possíveis intervenções pedagógicas no âmbito escolar e promover o desenvolvimento de conhecimentos de prevenção e práticas para o autocuidado da saúde.
id UFF-2_91d5e48c0bc4b470507e117b4d8cebec
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26525
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexõesperspectivas pedagógicaseducaçãosaúdeensino/aprendizadoHIV/AIDSPedagogiaHIVpedagogical perspectiveseducationhealthteaching / learningHIV / AIDSO presente estudo foi realizado com o objetivo de iniciar uma discussão sobre possíveis perspectivas pedagógicas e metodológicas em torno de questões da Educação em Saúde no espaço escolar, de modo a criar condições iniciais para promover ações voltadas ao enfrentamento do HIV/AIDS. Sabemos que a AIDS é uma doença que afeta pessoas do mundo todo, trata-se de uma doença incurável, mas tratável, desde que o indivíduo infectado siga todo o protocolo médico. Visando estabelecer um elo entre a teoria e a prática, busca-se no decorrer do presente trabalho realizar a revisão de publicações referentes ao tema do estudo apresentado, o que caracteriza esse trabalho como uma pesquisa bibliográfica. Para dar um enfoque maior ao trabalho aqui apresentado, foi realizada uma breve pesquisa descritiva utilizando entrevista e dados epidemiológicos do município de Miracema, estado do Rio de Janeiro. Visando a promoção da saúde de crianças, jovens e adolescentes bem como de toda a população, espera-se dar começo à análise e reflexão acerca de possíveis intervenções pedagógicas no âmbito escolar e promover o desenvolvimento de conhecimentos de prevenção e práticas para o autocuidado da saúde.The present study was carried out with the objective of discussing the pedagogical perspectives on methodologies for the use of Health Education in the school space and promoting actions aimed at coping with HIV / AIDS. We know that AIDS is a disease that affects people all over the world, it is an incurable but treatable disease, as long as the infected individual follows the entire medical protocol. In the course of this work, review publications related to the topic of the study presented, which characterizes this work as a bibliographic research. To give a greater focus to the work presented here, a descriptive research was carried out using epidemiological data from the municipality of Miracema, state of Rio de Janeiro. Aiming to promote the health of children, young people and adolescents as well as the entire population, it is expected to analyze methodological actions in the school environment and promote, through educational practices, pedagogical interventions using teaching-learning methodologies that collaborate for the development of knowledge for self-care of health and prevention.33 f.Goldenzweig, Románhttp://lattes.cnpq.br/7729671882712847Frontelmo, Veronica Gualberto2022-10-19T17:38:23Z2022-10-19T17:38:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFRONTELMO, Veronica Gualberto. Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas: primeiras reflexões. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26525CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-19T17:38:26Zoai:app.uff.br:1/26525Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:50.220089Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões
title Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões
spellingShingle Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões
Frontelmo, Veronica Gualberto
perspectivas pedagógicas
educação
saúde
ensino/aprendizado
HIV/AIDS
Pedagogia
HIV
pedagogical perspectives
education
health
teaching / learning
HIV / AIDS
title_short Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões
title_full Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões
title_fullStr Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões
title_full_unstemmed Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões
title_sort Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas. Primeiras reflexões
author Frontelmo, Veronica Gualberto
author_facet Frontelmo, Veronica Gualberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldenzweig, Román
http://lattes.cnpq.br/7729671882712847
dc.contributor.author.fl_str_mv Frontelmo, Veronica Gualberto
dc.subject.por.fl_str_mv perspectivas pedagógicas
educação
saúde
ensino/aprendizado
HIV/AIDS
Pedagogia
HIV
pedagogical perspectives
education
health
teaching / learning
HIV / AIDS
topic perspectivas pedagógicas
educação
saúde
ensino/aprendizado
HIV/AIDS
Pedagogia
HIV
pedagogical perspectives
education
health
teaching / learning
HIV / AIDS
description O presente estudo foi realizado com o objetivo de iniciar uma discussão sobre possíveis perspectivas pedagógicas e metodológicas em torno de questões da Educação em Saúde no espaço escolar, de modo a criar condições iniciais para promover ações voltadas ao enfrentamento do HIV/AIDS. Sabemos que a AIDS é uma doença que afeta pessoas do mundo todo, trata-se de uma doença incurável, mas tratável, desde que o indivíduo infectado siga todo o protocolo médico. Visando estabelecer um elo entre a teoria e a prática, busca-se no decorrer do presente trabalho realizar a revisão de publicações referentes ao tema do estudo apresentado, o que caracteriza esse trabalho como uma pesquisa bibliográfica. Para dar um enfoque maior ao trabalho aqui apresentado, foi realizada uma breve pesquisa descritiva utilizando entrevista e dados epidemiológicos do município de Miracema, estado do Rio de Janeiro. Visando a promoção da saúde de crianças, jovens e adolescentes bem como de toda a população, espera-se dar começo à análise e reflexão acerca de possíveis intervenções pedagógicas no âmbito escolar e promover o desenvolvimento de conhecimentos de prevenção e práticas para o autocuidado da saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19T17:38:23Z
2022-10-19T17:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRONTELMO, Veronica Gualberto. Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas: primeiras reflexões. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26525
identifier_str_mv FRONTELMO, Veronica Gualberto. Enfrentamento ao HIV/AIDS e perspectivas pedagógicas: primeiras reflexões. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823610677952512