Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edilâne Lauriano Gomes dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30360
Resumo: O estudo aqui apresentado aborda a formação ofertada pelo Colégio Estadual Agrícola Pro-fessor Luiz Paulo Rodrigues, localizado no município de Itaperuna, sob a jurisdição adminis-trativa da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). Proponho como objetivos compre-ender as diretrizes político-pedagógicas da unidade escolar e as aproximações que esta pode ter com as concepções mais fundamentais da Educação do Campo. Desejo examinar as possí-veis relações existentes entre o projeto e funcionamento da educação agrícola oferecida pelo colégio e a modalidade de educação proposta em teoria pela Educação do Campo. Para a es-truturação da pesquisa foi utilizado referencial bibliográfico, aplicação de questionário para estudantes matriculados no colégio e coleta de dados obtidos através do Escritório Regional no Noroeste Fluminense da EMATER Rio, sediado em Itaperuna. O estudo também se propõe a identificar aspectos do colégio que o caracterizam como escola do campo, inclusive os desa-fios que precisa enfrentar para manter a permanência de estudantes e para se manter. Quer compreender a função social de uma unidade escolar agrícola no interior do Rio de Janeiro e na região onde se localiza o município de Itaperuna.
id UFF-2_929709383e3ea04ae7fd0e1bf6635f56
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30360
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campocolégio agrícolaeducação agrícolaeducação em ItaperunaEducação do Campoagricultural collegeagricultural educationfield educationeducation in ItaperunaO estudo aqui apresentado aborda a formação ofertada pelo Colégio Estadual Agrícola Pro-fessor Luiz Paulo Rodrigues, localizado no município de Itaperuna, sob a jurisdição adminis-trativa da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). Proponho como objetivos compre-ender as diretrizes político-pedagógicas da unidade escolar e as aproximações que esta pode ter com as concepções mais fundamentais da Educação do Campo. Desejo examinar as possí-veis relações existentes entre o projeto e funcionamento da educação agrícola oferecida pelo colégio e a modalidade de educação proposta em teoria pela Educação do Campo. Para a es-truturação da pesquisa foi utilizado referencial bibliográfico, aplicação de questionário para estudantes matriculados no colégio e coleta de dados obtidos através do Escritório Regional no Noroeste Fluminense da EMATER Rio, sediado em Itaperuna. O estudo também se propõe a identificar aspectos do colégio que o caracterizam como escola do campo, inclusive os desa-fios que precisa enfrentar para manter a permanência de estudantes e para se manter. Quer compreender a função social de uma unidade escolar agrícola no interior do Rio de Janeiro e na região onde se localiza o município de Itaperuna.The study presented here addresses the training offered by Colégio Estadual Agrícola Profes-sor Luiz Paulo Rodrigues, located in the municipality of Itaperuna, under the administrative jurisdiction of the State Department of Education (SEEDUC). I propose as objectives to un-derstand the political-pedagogical guidelines of the school unit and the approximations that it can have with the most fundamental conceptions of Rural Education. I wish to examine the possible relationships between the design and functioning of agricultural education offered by the college and the modality of education proposed in theory by Rural Education. For the structuring of the research, a bibliographic reference was used, a questionnaire was applied to students enrolled in the school and data collection obtained through the Regional Office in the Northwest Fluminense of EMATER Rio, based in Itaperuna. The study also aims to identify aspects of the college that characterize it as a rural school, including the challenges it needs to face in order to maintain students' permanence and to maintain itself. It wants to understand the social function of an agricultural school unit in the interior of Rio de Janeiro and in the region where the municipality of Itaperuna is located.53 f.Lima Junior, Maurilio MachadoCampos, Leonardo GamaLopes, Leandro de ProençaSantos, Edilâne Lauriano Gomes dos2023-09-15T13:34:48Z2023-09-15T13:34:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30360CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-15T13:34:52Zoai:app.uff.br:1/30360Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:45.100389Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo
title Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo
spellingShingle Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo
Santos, Edilâne Lauriano Gomes dos
colégio agrícola
educação agrícola
educação em Itaperuna
Educação do Campo
agricultural college
agricultural education
field education
education in Itaperuna
title_short Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo
title_full Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo
title_fullStr Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo
title_full_unstemmed Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo
title_sort Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo
author Santos, Edilâne Lauriano Gomes dos
author_facet Santos, Edilâne Lauriano Gomes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Junior, Maurilio Machado
Campos, Leonardo Gama
Lopes, Leandro de Proença
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edilâne Lauriano Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv colégio agrícola
educação agrícola
educação em Itaperuna
Educação do Campo
agricultural college
agricultural education
field education
education in Itaperuna
topic colégio agrícola
educação agrícola
educação em Itaperuna
Educação do Campo
agricultural college
agricultural education
field education
education in Itaperuna
description O estudo aqui apresentado aborda a formação ofertada pelo Colégio Estadual Agrícola Pro-fessor Luiz Paulo Rodrigues, localizado no município de Itaperuna, sob a jurisdição adminis-trativa da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). Proponho como objetivos compre-ender as diretrizes político-pedagógicas da unidade escolar e as aproximações que esta pode ter com as concepções mais fundamentais da Educação do Campo. Desejo examinar as possí-veis relações existentes entre o projeto e funcionamento da educação agrícola oferecida pelo colégio e a modalidade de educação proposta em teoria pela Educação do Campo. Para a es-truturação da pesquisa foi utilizado referencial bibliográfico, aplicação de questionário para estudantes matriculados no colégio e coleta de dados obtidos através do Escritório Regional no Noroeste Fluminense da EMATER Rio, sediado em Itaperuna. O estudo também se propõe a identificar aspectos do colégio que o caracterizam como escola do campo, inclusive os desa-fios que precisa enfrentar para manter a permanência de estudantes e para se manter. Quer compreender a função social de uma unidade escolar agrícola no interior do Rio de Janeiro e na região onde se localiza o município de Itaperuna.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-15T13:34:48Z
2023-09-15T13:34:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/30360
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823701448982528