Magnetismo para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10409 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.10057548706 |
Resumo: | Os docentes que atuam na rede estadual do Rio de Janeiro devem atender às diretrizes estabelecidas pelo Currículo Mínimo, produzido pela Secretaria Estadual de Educação. Visando colaborar para o cumprimento desse objetivo, foi produzida uma sequência didática que atende em sua totalidade aos itens definidos para o segundo bimestre do terceiro ano do Ensino Médio Regular. A presente dissertação discute a aplicação de um produto educacional desenvolvido para proporcionar ao aluno a possibilidade de aprendizado significativo de conceitos de Magnetismo através de aulas interativas, que fazem uso de tecnologias de informação e comunicação e relacionam o tema ao contexto social do discente, desde o preparo das aulas até a avaliação. Inicialmente é feita breve discussão sobre a fundamentação teórica que forma a base para a elaboração do produto, seguida de uma descrição do mesmo e de detalhado relato de sua aplicação em turmas de Física no Ensino Médio, com comentários acerca dos resultados da aplicação. |
id |
UFF-2_93558e21b1e4a831a371753fa8d9c3ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10409 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Magnetismo para o ensino médioMagnetism for high schoolEnsino de físicaEletromagnetismoAprendizagem significativaEnsino de físicaEnsino médioPhysics educationElectromagnetismMeaningful learningOs docentes que atuam na rede estadual do Rio de Janeiro devem atender às diretrizes estabelecidas pelo Currículo Mínimo, produzido pela Secretaria Estadual de Educação. Visando colaborar para o cumprimento desse objetivo, foi produzida uma sequência didática que atende em sua totalidade aos itens definidos para o segundo bimestre do terceiro ano do Ensino Médio Regular. A presente dissertação discute a aplicação de um produto educacional desenvolvido para proporcionar ao aluno a possibilidade de aprendizado significativo de conceitos de Magnetismo através de aulas interativas, que fazem uso de tecnologias de informação e comunicação e relacionam o tema ao contexto social do discente, desde o preparo das aulas até a avaliação. Inicialmente é feita breve discussão sobre a fundamentação teórica que forma a base para a elaboração do produto, seguida de uma descrição do mesmo e de detalhado relato de sua aplicação em turmas de Física no Ensino Médio, com comentários acerca dos resultados da aplicação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTeachers who work in the public educational system of the state of Rio de Janeiro must follow the guidelines established by a so called “minimum curriculum”, produced by the State Department of Education. Based on the content distribution of this curriculum, a didactic sequence was produced that fully meets the items defined for the second bimester of the third year of regular High School. The present master’s dissertation presents and discusses the usage of this educational product. It was developed to provide the student a meaningful learning of concepts of Magnetism through interactive classes that make use of information and communication technologies and relate the topic to the social context of the student, from the preparation of classes up to evaluation. Initially, a brief discussion is made on the theoretical basis used in the design of the product, followed by its description and a detailed report of its use in the Physics classroom of a High School, with comments on the results obtained.122f.Martins, Jorge Simões de SáZarro, Carlos Augusto DominguesPenna, Thadeu Josino Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5078682636241390http://lattes.cnpq.br/4854372533657671http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/9369928320175297Silva, José Carlos Tenório da2019-07-11T17:54:07Z2019-07-11T17:54:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, José Carlos Tenório da. Magnetismo para o ensino médio. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10409Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.10057548706http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-12T02:05:57Zoai:app.uff.br:1/10409Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:42.950069Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Magnetismo para o ensino médio Magnetism for high school |
title |
Magnetismo para o ensino médio |
spellingShingle |
Magnetismo para o ensino médio Silva, José Carlos Tenório da Ensino de física Eletromagnetismo Aprendizagem significativa Ensino de física Ensino médio Physics education Electromagnetism Meaningful learning |
title_short |
Magnetismo para o ensino médio |
title_full |
Magnetismo para o ensino médio |
title_fullStr |
Magnetismo para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Magnetismo para o ensino médio |
title_sort |
Magnetismo para o ensino médio |
author |
Silva, José Carlos Tenório da |
author_facet |
Silva, José Carlos Tenório da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Jorge Simões de Sá Zarro, Carlos Augusto Domingues Penna, Thadeu Josino Pereira http://lattes.cnpq.br/5078682636241390 http://lattes.cnpq.br/4854372533657671 http://lattes.cnpq.br/4207417342090177 http://lattes.cnpq.br/9369928320175297 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Carlos Tenório da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Eletromagnetismo Aprendizagem significativa Ensino de física Ensino médio Physics education Electromagnetism Meaningful learning |
topic |
Ensino de física Eletromagnetismo Aprendizagem significativa Ensino de física Ensino médio Physics education Electromagnetism Meaningful learning |
description |
Os docentes que atuam na rede estadual do Rio de Janeiro devem atender às diretrizes estabelecidas pelo Currículo Mínimo, produzido pela Secretaria Estadual de Educação. Visando colaborar para o cumprimento desse objetivo, foi produzida uma sequência didática que atende em sua totalidade aos itens definidos para o segundo bimestre do terceiro ano do Ensino Médio Regular. A presente dissertação discute a aplicação de um produto educacional desenvolvido para proporcionar ao aluno a possibilidade de aprendizado significativo de conceitos de Magnetismo através de aulas interativas, que fazem uso de tecnologias de informação e comunicação e relacionam o tema ao contexto social do discente, desde o preparo das aulas até a avaliação. Inicialmente é feita breve discussão sobre a fundamentação teórica que forma a base para a elaboração do produto, seguida de uma descrição do mesmo e de detalhado relato de sua aplicação em turmas de Física no Ensino Médio, com comentários acerca dos resultados da aplicação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11T17:54:07Z 2019-07-11T17:54:07Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, José Carlos Tenório da. Magnetismo para o ensino médio. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/10409 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.10057548706 |
identifier_str_mv |
SILVA, José Carlos Tenório da. Magnetismo para o ensino médio. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10409 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.10057548706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823714975612928 |