A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Ana Caroline Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26759
Resumo: Este trabalho tem como objetivo elaborar alternativas para propiciar o debate de gênero no Ensino de Física na Educação Básica, ao versar sobre a importância que as mulheres tiveram no desenvolvimento da Física Nuclear e por meio de uma proposta de sequência didática concebida na referida área. A princípio, este trabalho teve caráter de pesquisa bibliográfica ao buscar identificar a participação feminina no desenvolvimento da Física Nuclear. Para isso, utilizamos de referenciais teóricos de diversos autores, como livros, periódicos e artigos científico-acadêmico. Complementando a pesquisa, realizamos um questionário com 30 alunos matriculados no ensino médio do CIEP 275 - Lenine Cortes Falante, visando verificar se os participantes conheciam cientistas femininas. Vimos, ao longo da pesquisa, que o estereótipo de um cientista na área da Física Nuclear está fortemente associado à imagem masculina, o que vem sendo transmitido de geração em geração e, consequentemente, afasta as mulheres da área. Assim, há que se desconstruir uma cultura que trata homens e mulheres de forma diferente. Pode-se constatar que há um longo caminho a ser percorrido para que esta mudança aconteça. Dessa forma, tornasse necessário ampliar, nas escolas, a discussão entre alunas e alunos sobre gênero e a representatividade das mulheres na ciência, o que pode ser feito por meio de sequências didáticas que demonstrem a participação das mulheres em importantes descobertas na física. Na escola as discussões sobre gênero tornam-se relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
id UFF-2_9452ff44079f2d2fdece45a0d9c8d45f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26759
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temáticaEnsino de FísicaFísica NuclearRepresentatividade na FísicaDebate de GêneroMulheres na CiênciaPhysics TeachingNuclear PhysicsRepresentativeness in PhysicsGender debateWomen in ScienceEste trabalho tem como objetivo elaborar alternativas para propiciar o debate de gênero no Ensino de Física na Educação Básica, ao versar sobre a importância que as mulheres tiveram no desenvolvimento da Física Nuclear e por meio de uma proposta de sequência didática concebida na referida área. A princípio, este trabalho teve caráter de pesquisa bibliográfica ao buscar identificar a participação feminina no desenvolvimento da Física Nuclear. Para isso, utilizamos de referenciais teóricos de diversos autores, como livros, periódicos e artigos científico-acadêmico. Complementando a pesquisa, realizamos um questionário com 30 alunos matriculados no ensino médio do CIEP 275 - Lenine Cortes Falante, visando verificar se os participantes conheciam cientistas femininas. Vimos, ao longo da pesquisa, que o estereótipo de um cientista na área da Física Nuclear está fortemente associado à imagem masculina, o que vem sendo transmitido de geração em geração e, consequentemente, afasta as mulheres da área. Assim, há que se desconstruir uma cultura que trata homens e mulheres de forma diferente. Pode-se constatar que há um longo caminho a ser percorrido para que esta mudança aconteça. Dessa forma, tornasse necessário ampliar, nas escolas, a discussão entre alunas e alunos sobre gênero e a representatividade das mulheres na ciência, o que pode ser feito por meio de sequências didáticas que demonstrem a participação das mulheres em importantes descobertas na física. Na escola as discussões sobre gênero tornam-se relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.This work aims to elaborate alternatives to promote the gender debate in Physics Education in Basic Education, by talking about the importance that women had in development of Nuclear Physics and through a proposal of didactic sequence in this area. For this, we use theoretical references from different authors, such as books, journals and scientificacademic articles. Complementing the research, we conducted a questionnaire with 30 students enrolled in high school at CIEP 275 - Lenine Cortes Falante, in order to verify whether the participants knew female scientists. We saw, throughout the research, that the stereotype of a scientist in the area of Nuclear Physics is strongly associated with the male image, which has been passed down from generation to generation and, consequently, keeps women away from the area. Thus, it is necessary to deconstruct a culture that treats men and women differently. It can be seen that there is a long way to go for this change to happen. Thus, it is necessary to expand, in schools, the discussion between students about gender and the representativeness of women in science, which can be done through didactic sequences that demonstrate the participation of women in important discoveries in physics. At school, discussions about gender become relevant to the construction of a more just and egalitarian society.Morais, Maria CarmenSantiago, Ana Caroline Dias2022-11-01T21:21:08Z2022-11-01T21:21:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26759http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:44Zoai:app.uff.br:1/26759Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:16.057951Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
title A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
spellingShingle A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
Santiago, Ana Caroline Dias
Ensino de Física
Física Nuclear
Representatividade na Física
Debate de Gênero
Mulheres na Ciência
Physics Teaching
Nuclear Physics
Representativeness in Physics
Gender debate
Women in Science
title_short A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
title_full A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
title_fullStr A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
title_full_unstemmed A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
title_sort A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
author Santiago, Ana Caroline Dias
author_facet Santiago, Ana Caroline Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Maria Carmen
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Ana Caroline Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Física Nuclear
Representatividade na Física
Debate de Gênero
Mulheres na Ciência
Physics Teaching
Nuclear Physics
Representativeness in Physics
Gender debate
Women in Science
topic Ensino de Física
Física Nuclear
Representatividade na Física
Debate de Gênero
Mulheres na Ciência
Physics Teaching
Nuclear Physics
Representativeness in Physics
Gender debate
Women in Science
description Este trabalho tem como objetivo elaborar alternativas para propiciar o debate de gênero no Ensino de Física na Educação Básica, ao versar sobre a importância que as mulheres tiveram no desenvolvimento da Física Nuclear e por meio de uma proposta de sequência didática concebida na referida área. A princípio, este trabalho teve caráter de pesquisa bibliográfica ao buscar identificar a participação feminina no desenvolvimento da Física Nuclear. Para isso, utilizamos de referenciais teóricos de diversos autores, como livros, periódicos e artigos científico-acadêmico. Complementando a pesquisa, realizamos um questionário com 30 alunos matriculados no ensino médio do CIEP 275 - Lenine Cortes Falante, visando verificar se os participantes conheciam cientistas femininas. Vimos, ao longo da pesquisa, que o estereótipo de um cientista na área da Física Nuclear está fortemente associado à imagem masculina, o que vem sendo transmitido de geração em geração e, consequentemente, afasta as mulheres da área. Assim, há que se desconstruir uma cultura que trata homens e mulheres de forma diferente. Pode-se constatar que há um longo caminho a ser percorrido para que esta mudança aconteça. Dessa forma, tornasse necessário ampliar, nas escolas, a discussão entre alunas e alunos sobre gênero e a representatividade das mulheres na ciência, o que pode ser feito por meio de sequências didáticas que demonstrem a participação das mulheres em importantes descobertas na física. Na escola as discussões sobre gênero tornam-se relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-01T21:21:08Z
2022-11-01T21:21:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26759
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823707722612736