Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Simone Moraes Schneider
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22179
Resumo: O segmento de turismo que envolve o audiovisual implica em turistas que são motivados a viajar devido ao seu desejo de conhecer locais que remetem às produções audiovisuais que eles assistem, criando uma conexão emocional com que o está na tela. Quanto mais pessoas assistem essa produção, mais visitantes são motivados a conhecer os locais de gravação. Com isso, devido ao alto fluxo de visitantes em locais específicos, a quantidade de turistas pode chegar a ser massiva e prejudicial. O presente estudo tem como finalidade entender a influência que produções audiovisuais podem ter sobre pessoas que criam o desejo de conhecer locais de gravações, usando como base a série de televisão Game of Thrones, que está levando um número elevado de visitantes às suas locações e causando turismo de massa nesses locais. Os objetivos específicos deste trabalho envolvem identificar o perfil das pessoas interessadas em conhecer as locações da série e investigar como o interesse dessas pessoas por Game of Thrones resulta em um fluxo massificado de turistas, além de analisar o fenômeno turístico nas localidades tendo em vista o fluxo de turistas resultantes da exposição causada pela série. Por meio de pesquisa exploratória bibliográfica e na internet, além de pesquisa de campo quantitativa e qualitativa, se buscou entender a motivação das pessoas em conhecer os locais de filmagem de Game of Thrones e como essa motivação tem gerado fluxos massificados de turistas nas locações da série. Como resultado, foi comprovada a massificação turística em locais onde Game of Thrones foi gravada, prejudicando a experiência turística do visitante e sobrecarregando o destino turístico
id UFF-2_94906c0fd60c62b4baccde759767cb66
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22179
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massaTurismoTurismo de massaGame of thronesTurismo cinematográficoDestino (Turismo)CinemaTourismOvertourismGame of ThronesScreentourismO segmento de turismo que envolve o audiovisual implica em turistas que são motivados a viajar devido ao seu desejo de conhecer locais que remetem às produções audiovisuais que eles assistem, criando uma conexão emocional com que o está na tela. Quanto mais pessoas assistem essa produção, mais visitantes são motivados a conhecer os locais de gravação. Com isso, devido ao alto fluxo de visitantes em locais específicos, a quantidade de turistas pode chegar a ser massiva e prejudicial. O presente estudo tem como finalidade entender a influência que produções audiovisuais podem ter sobre pessoas que criam o desejo de conhecer locais de gravações, usando como base a série de televisão Game of Thrones, que está levando um número elevado de visitantes às suas locações e causando turismo de massa nesses locais. Os objetivos específicos deste trabalho envolvem identificar o perfil das pessoas interessadas em conhecer as locações da série e investigar como o interesse dessas pessoas por Game of Thrones resulta em um fluxo massificado de turistas, além de analisar o fenômeno turístico nas localidades tendo em vista o fluxo de turistas resultantes da exposição causada pela série. Por meio de pesquisa exploratória bibliográfica e na internet, além de pesquisa de campo quantitativa e qualitativa, se buscou entender a motivação das pessoas em conhecer os locais de filmagem de Game of Thrones e como essa motivação tem gerado fluxos massificados de turistas nas locações da série. Como resultado, foi comprovada a massificação turística em locais onde Game of Thrones foi gravada, prejudicando a experiência turística do visitante e sobrecarregando o destino turísticoThe tourism segment that involves audiovisual implies tourists who are motivated to travel due to their desire to know places that refer to the audiovisual productions they watch, creating an emotional connection with what is on the screen. The more people watch productions, the more visitors are motivated to know the filming sites. As a result, due to the high flow of visitors to specific locations, the amount of tourists can become massive and harmful. The purpose of this study is to understand the influence audiovisual productions can have on people who create a desire to know filming locations, based on the television series Game of Thrones, which is bringing a high number of visitors to their locations and causing mass tourism in these places. The specific objectives of this work involve identifying the profile of people interested in knowing the locations of the series and investigating how their interest in Game of Thrones results in a mass flow of tourists, as well as analyzing the touristic phenomenon in the localities regarding the flow of tourists resulting from the exposure caused by the series. Through exploratory bibliographic research and on the Internet, as well as quantitative and qualitative field research, it was sought to understand the motivation of people to know Game of Thrones filming locations and how this motivation has generated mass flows of tourists in the locations of the series. As a result, overtourism has been proven in places where Game of Thrones was recorded, damaging the visitor's tourist experience and overwhelming the tourist destinationFonseca Filho, Ari da SilvaGonçalves, Telma LasmarMassari, Maria CristinaOliveira, Simone Moraes Schneider2021-05-24T15:00:51Z2021-05-24T15:00:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Simone Moraes Schneider. Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22179http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T18:26:12Zoai:app.uff.br:1/22179Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T18:26:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
title Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
spellingShingle Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
Oliveira, Simone Moraes Schneider
Turismo
Turismo de massa
Game of thrones
Turismo cinematográfico
Destino (Turismo)
Cinema
Tourism
Overtourism
Game of Thrones
Screentourism
title_short Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
title_full Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
title_fullStr Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
title_full_unstemmed Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
title_sort Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
author Oliveira, Simone Moraes Schneider
author_facet Oliveira, Simone Moraes Schneider
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca Filho, Ari da Silva
Gonçalves, Telma Lasmar
Massari, Maria Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Simone Moraes Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Turismo de massa
Game of thrones
Turismo cinematográfico
Destino (Turismo)
Cinema
Tourism
Overtourism
Game of Thrones
Screentourism
topic Turismo
Turismo de massa
Game of thrones
Turismo cinematográfico
Destino (Turismo)
Cinema
Tourism
Overtourism
Game of Thrones
Screentourism
description O segmento de turismo que envolve o audiovisual implica em turistas que são motivados a viajar devido ao seu desejo de conhecer locais que remetem às produções audiovisuais que eles assistem, criando uma conexão emocional com que o está na tela. Quanto mais pessoas assistem essa produção, mais visitantes são motivados a conhecer os locais de gravação. Com isso, devido ao alto fluxo de visitantes em locais específicos, a quantidade de turistas pode chegar a ser massiva e prejudicial. O presente estudo tem como finalidade entender a influência que produções audiovisuais podem ter sobre pessoas que criam o desejo de conhecer locais de gravações, usando como base a série de televisão Game of Thrones, que está levando um número elevado de visitantes às suas locações e causando turismo de massa nesses locais. Os objetivos específicos deste trabalho envolvem identificar o perfil das pessoas interessadas em conhecer as locações da série e investigar como o interesse dessas pessoas por Game of Thrones resulta em um fluxo massificado de turistas, além de analisar o fenômeno turístico nas localidades tendo em vista o fluxo de turistas resultantes da exposição causada pela série. Por meio de pesquisa exploratória bibliográfica e na internet, além de pesquisa de campo quantitativa e qualitativa, se buscou entender a motivação das pessoas em conhecer os locais de filmagem de Game of Thrones e como essa motivação tem gerado fluxos massificados de turistas nas locações da série. Como resultado, foi comprovada a massificação turística em locais onde Game of Thrones foi gravada, prejudicando a experiência turística do visitante e sobrecarregando o destino turístico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-24T15:00:51Z
2021-05-24T15:00:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Simone Moraes Schneider. Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22179
identifier_str_mv OLIVEIRA, Simone Moraes Schneider. Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838866969722880