A revitalização e a reestruturação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE) no contexto da reforma do Estado: 1995 a 2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thaís Rabello de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26867
Resumo: A presente tese de doutorado resultou de uma pesquisa sobre os processos de revitalização e reestruturação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP, no período compreendido entre 1995 e 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Em nossa perspectiva de análise, consideramos que a Reforma do Estado e da Educação, enquanto processo mais amplo, desencadeou a revitalização e a reestruturação do INEP entre 1995 e 2002, resultando na sua refuncionalização que, para ser construída e consolidada, necessitou da atuação de agentes internos (grupo dirigente) e agentes externos ao Instituto, em especial o Conselho Estadual de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e, em destaque, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para apreender o objeto como um todo articulado, empregamos as seguintes metodologias: a) pesquisa bibliográfica realizada a partir dos registros disponíveis, decorrentes de pesquisas anteriores, em textos da literatura especializada; b) pesquisa documental, basicamente composta de documentos legais, relatórios do INEP e algumas das publicações do Instituto cujos conteúdos dos textos ainda não haviam passado por nenhum tratamento analítico; c) constituição de fontes orais, coletadas por intermédio da técnica de entrevista, algumas estruturadas e outras não, que serviram para elucidar e cruzar informações sobre determinados assuntos que se constituíram, mais tarde, enquanto categorias próprias do objeto. A tese foi estruturada respeitando a cronologia dos fatos e acontecimentos relatados em quatro capítulos. O capítulo I reconstrói, por intermédio de uma revisão da literatura já consolidada, a história do INEP vinculada aos organismos internacionais. A seguir, o capítulo II descreve os processos de revitalização e reestruturação pelos quais o INEP passou entre 1995 e 2002, demonstrando os agentes internos e externos ao Instituto, que mediaram a condução de certo projeto educacional em que este órgão foi alçado ao status de autarquia federal para funcionar como ―agência reguladora da educação‖. O capítulo III demonstra como funcionava a assistência técnica e institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ao INEP, bem como, discute a visão dos intelectuais dirigentes sobre a cooperação internacional. Por último, o capítulo IV busca identificar traços de mudança e permanência do projeto educacional encabeçado pelos intelectuais do MEC e do INEP, sobretudo, no que se refere à sedimentação do projeto hegemônico de consolidar uma ―cultura avaliativa‖ no Brasil.
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Em nossa perspectiva de análise, consideramos que a Reforma do Estado e da Educação, enquanto processo mais amplo, desencadeou a revitalização e a reestruturação do INEP entre 1995 e 2002, resultando na sua refuncionalização que, para ser construída e consolidada, necessitou da atuação de agentes internos (grupo dirigente) e agentes externos ao Instituto, em especial o Conselho Estadual de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e, em destaque, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para apreender o objeto como um todo articulado, empregamos as seguintes metodologias: a) pesquisa bibliográfica realizada a partir dos registros disponíveis, decorrentes de pesquisas anteriores, em textos da literatura especializada; b) pesquisa documental, basicamente composta de documentos legais, relatórios do INEP e algumas das publicações do Instituto cujos conteúdos dos textos ainda não haviam passado por nenhum tratamento analítico; c) constituição de fontes orais, coletadas por intermédio da técnica de entrevista, algumas estruturadas e outras não, que serviram para elucidar e cruzar informações sobre determinados assuntos que se constituíram, mais tarde, enquanto categorias próprias do objeto. A tese foi estruturada respeitando a cronologia dos fatos e acontecimentos relatados em quatro capítulos. O capítulo I reconstrói, por intermédio de uma revisão da literatura já consolidada, a história do INEP vinculada aos organismos internacionais. A seguir, o capítulo II descreve os processos de revitalização e reestruturação pelos quais o INEP passou entre 1995 e 2002, demonstrando os agentes internos e externos ao Instituto, que mediaram a condução de certo projeto educacional em que este órgão foi alçado ao status de autarquia federal para funcionar como ―agência reguladora da educação‖. O capítulo III demonstra como funcionava a assistência técnica e institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ao INEP, bem como, discute a visão dos intelectuais dirigentes sobre a cooperação internacional. Por último, o capítulo IV busca identificar traços de mudança e permanência do projeto educacional encabeçado pelos intelectuais do MEC e do INEP, sobretudo, no que se refere à sedimentação do projeto hegemônico de consolidar uma ―cultura avaliativa‖ no Brasil.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThis doctoral thesis was the result of researching on the revitalization and restructuring processes of the National Institute for Educational Studies and Research (INEP), from 1995 to 2002, during Fernando Henrique Cardoso‘s administration. In our analysis perspective, we consider that the State and Educational Reform, as a broader process, triggered the revitalization and restructuring of INEP between 1995 and 2002, resulting in its refunctionalization, which, in order to be built and consolidated, required the performance of internal agents (governing group) and external agents of the Institute, especially the State Council of Secretaries of Education (Consed), the National Union of Municipal Leaders of Education (Undime) and, in particular, the United Nations Development Program (UNDP). In order to apprehend the object as an articulated whole, we use the following methodologies: A) bibliographical research based on the available records, derived from previous research, in texts from the specialized literature; B) documentary research, basically composed of legal documents, INEP reports and some of the publications of the Institute which contents of the texts had not yet undergone any analytical treatment; C) constitution of oral sources, collected through the technique of interview, some structured and others not, which served to elucidate and cross information about certain subjects that were later constituted as categories of the object. The thesis was structured respecting the chronology of the facts and events reported in four chapters. Chapter I reconstructs, through an already consolidated literature review, the history of INEP linked to international organizations. Chapter II describes the processes of revitalization and restructuring through which INEP passed between 1995 and 2002, demonstrating the internal and external agents to the Institute who mediated the conduct of a certain educational project in which this body was elevated to the status of autarchy to act as an "education regulatory agency". Chapter III demonstrates how the technical and institutional assistance of the United Nations Development Program (UNDP) to INEP functions as well as discusses the vision of leading intellectuals on international cooperation. Finally, chapter IV seeks to identify traces of change and permanence of the educational project headed by the intellectuals of the MEC and INEP, especially with regard to the sedimentation of the hegemonic project to consolidate an "evaluative culture" inBrazil.294 pOliveira, Claudia Maria Costa Alves deSepulveda, José Antonio MirandaRummert, Sonia MariaSantos, Jailson dosMelo, Marcelo Paula deAlcântara, Alzira BatalhaSouza, Thaís Rabello de2022-11-09T10:58:22Z2022-11-09T10:58:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Thaís Rabello de. A revitalização e a reestruturação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE) no contexto da reforma do Estado: 1995 a 2002. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26867CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-09T10:58:26Zoai:app.uff.br:1/26867Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-11-09T10:58:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description A presente tese de doutorado resultou de uma pesquisa sobre os processos de revitalização e reestruturação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP, no período compreendido entre 1995 e 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Em nossa perspectiva de análise, consideramos que a Reforma do Estado e da Educação, enquanto processo mais amplo, desencadeou a revitalização e a reestruturação do INEP entre 1995 e 2002, resultando na sua refuncionalização que, para ser construída e consolidada, necessitou da atuação de agentes internos (grupo dirigente) e agentes externos ao Instituto, em especial o Conselho Estadual de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e, em destaque, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para apreender o objeto como um todo articulado, empregamos as seguintes metodologias: a) pesquisa bibliográfica realizada a partir dos registros disponíveis, decorrentes de pesquisas anteriores, em textos da literatura especializada; b) pesquisa documental, basicamente composta de documentos legais, relatórios do INEP e algumas das publicações do Instituto cujos conteúdos dos textos ainda não haviam passado por nenhum tratamento analítico; c) constituição de fontes orais, coletadas por intermédio da técnica de entrevista, algumas estruturadas e outras não, que serviram para elucidar e cruzar informações sobre determinados assuntos que se constituíram, mais tarde, enquanto categorias próprias do objeto. A tese foi estruturada respeitando a cronologia dos fatos e acontecimentos relatados em quatro capítulos. O capítulo I reconstrói, por intermédio de uma revisão da literatura já consolidada, a história do INEP vinculada aos organismos internacionais. A seguir, o capítulo II descreve os processos de revitalização e reestruturação pelos quais o INEP passou entre 1995 e 2002, demonstrando os agentes internos e externos ao Instituto, que mediaram a condução de certo projeto educacional em que este órgão foi alçado ao status de autarquia federal para funcionar como ―agência reguladora da educação‖. O capítulo III demonstra como funcionava a assistência técnica e institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ao INEP, bem como, discute a visão dos intelectuais dirigentes sobre a cooperação internacional. Por último, o capítulo IV busca identificar traços de mudança e permanência do projeto educacional encabeçado pelos intelectuais do MEC e do INEP, sobretudo, no que se refere à sedimentação do projeto hegemônico de consolidar uma ―cultura avaliativa‖ no Brasil.
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