O trabalho do(a) assistente social e a construção da autonomia de crianças e adolescentes: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Adriana Panizzi Campos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29935
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata da proteção social dada à criança e ao adolescente no Brasil, a partir da perspectiva sócia histórica. Tem por objetivo identificar como os processos de trabalho da Assistente Social, nos programas abrigos, podem fortalecer a construção da autonomia de crianças e adolescentes, com ênfase nos adolescentes que necessitam deixar a instituição de acolhimento em virtude da maioridade. Nesse contexto, o Serviço Social, orientado pelo projeto ético-político profissional, pode contribuir para o fortalecimento da autonomia através de uma ação guiada pela liberdade, pelo fortalecimento da cidadania e dos princípios democráticos. A assistente social articulada aos demais profissionais que compõem a equipe técnica, busca garantir os direitos infanto juvenis. A assistente social age a partir de um projeto profissional vinculado a um projeto de classe, com intenção ética e política associada aos princípios que defendem os Direitos Humanos e a luta de classe dos trabalhadores, numa perspectiva de superação da ordem do capital. Esta reflexão está embasada no estudo de caso de um jovem institucionalizado por seis anos no Abrigo Municipal de Rio das Ostras, através de pesquisa documental. A análise dos documentos em categorias subsidiou reflexões sobre a abordagem dos assistentes sociais e a possibilidade de fortalecer o processo de construção da autonomia de jovens em situação de acolhimento institucional, no que diz respeito a sua preparação e orientação dos projetos para a vida egressa.
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