As novas “Novas” Masculinidades: as identidades e as crises do gênero masculino na plataforma Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28654 |
Resumo: | Este trabalho consiste em um estudo exploratório qualitativo com amostragem dirigida e método de análise netnográfico tendo por objeto a questão das representações de masculinidade em nossa cultura. Seu corpus empírico foi recortado da plataforma Instagram, qual seja, a análise fina de três diferentes perfis de destacada influência na referida rede social, cada qual representando um padrão particular de tendência ético-estético-política. O direcionamento da amostragem obedeceu ao critério de volume de engajamento e especificidade de conteúdo. Desta forma, os perfis diferem entre si por representarem, cada um deles, variações interpretativas sobre o papel do masculino e das (novas) masculinidades no atual teatro social das relações de gênero. O cotejamento dos dados é feito a partir da especificidade do discurso sobre masculinidade que cada perfil apresenta, sendo o primeiro deles de característica masculinista; o segundo orientado pelas demandas do feminismo em sua expressão mais corrente nas redes sociais e com viés de gênero marcadamente essencialista e o terceiro de caráter mitopoiético e buscando encontrar saídas para os impasses da masculinidade a partir do discurso de crise aberto em grande parte pelo avanço das demandas das mulheres. A passagem do particular para o geral aduziu à conformação de categorizações que perfazem o que se pretende constituir na contribuição mais relevante deste empreendimento de pesquisa. Ao cabo, no nível teórico, consideramos o objetivo deste trabalho, assumindo os homens como grupo detentor de uma forma histórica de hegemonia social, indagar sobre a possibilidade de revisão do estatuto ontológico da masculinidade a partir de uma percepção autorreferenciada do esgotamento dessa forma tradicional de hegemonia. |
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As novas “Novas” Masculinidades: as identidades e as crises do gênero masculino na plataforma InstagramMasculinidadesRelações de GêneroInfluenciadores DigitaisMasculinidadeGêneroMasculinitiesGender RelationsDigital InfluencersEste trabalho consiste em um estudo exploratório qualitativo com amostragem dirigida e método de análise netnográfico tendo por objeto a questão das representações de masculinidade em nossa cultura. Seu corpus empírico foi recortado da plataforma Instagram, qual seja, a análise fina de três diferentes perfis de destacada influência na referida rede social, cada qual representando um padrão particular de tendência ético-estético-política. O direcionamento da amostragem obedeceu ao critério de volume de engajamento e especificidade de conteúdo. Desta forma, os perfis diferem entre si por representarem, cada um deles, variações interpretativas sobre o papel do masculino e das (novas) masculinidades no atual teatro social das relações de gênero. O cotejamento dos dados é feito a partir da especificidade do discurso sobre masculinidade que cada perfil apresenta, sendo o primeiro deles de característica masculinista; o segundo orientado pelas demandas do feminismo em sua expressão mais corrente nas redes sociais e com viés de gênero marcadamente essencialista e o terceiro de caráter mitopoiético e buscando encontrar saídas para os impasses da masculinidade a partir do discurso de crise aberto em grande parte pelo avanço das demandas das mulheres. A passagem do particular para o geral aduziu à conformação de categorizações que perfazem o que se pretende constituir na contribuição mais relevante deste empreendimento de pesquisa. Ao cabo, no nível teórico, consideramos o objetivo deste trabalho, assumindo os homens como grupo detentor de uma forma histórica de hegemonia social, indagar sobre a possibilidade de revisão do estatuto ontológico da masculinidade a partir de uma percepção autorreferenciada do esgotamento dessa forma tradicional de hegemonia.This work consists of a qualitative exploratory study with directed sampling and a netnographic analysis method, having as object the issue of representations of masculinity in our culture. Its empirical corpus was cut from the Instagram platform, that is, the fine analysis of three different profiles of outstanding influence on the aforementioned social network, each representing a particular pattern of ethical-aesthetic-political tendency. The sampling direction obeyed the criterion of engagement volume and content specificity. In this way, the profiles differ from each other because each one of them represents interpretative variations on the role of the masculine and of (new) masculinities in the current social theater of gender relations. The collation of data is carried out based on the specificity of the discourse on masculinity that each profile presents, the first of which has a traditionalist characteristic; the second guided by the demands of feminism in its most common expression in social networks and with a markedly essentialist gender bias and the third of a mythopoietic character and seeking to find ways out of the impasses of masculinity based on the crisis discourse opened in large part by the advancement of masculinity. women's demands. The passage from the particular to the general led to the conformation of categorizations that make up what is intended to constitute the most relevant contribution of this research enterprise. In the end, at the theoretical level, we consider the objective of this work, assuming men as the group that holds a historical form of social hegemony, to inquire about the possibility of revising the ontological status of masculinity based on a self-referenced perception of the exhaustion of this traditional form of hegemony.129 p.Carrano, Paulo César RodriguesSepúlveda, José Antonio MirandaTrindade, José RonaldoSilva, Reinaldo Ramos da2023-05-02T13:19:22Z2023-05-02T13:19:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Reinaldo Ramos da. As novas “Novas” Masculinidades: as identidades e as crises do gênero masculino na plataforma Instagram. 2023. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28654CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-02T13:19:26Zoai:app.uff.br:1/28654Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:27.170980Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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