Medida socioeducativa e gênero: uma análise crítica e o machismo institucionalizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6922 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade analisar como é tratado o recorte de gênero no âmbito das medidas socioeducativas em publicações e levantamentos oficiais de instituições nacionais. Para isso, foi analisado o conceito de adolescência enquanto construção sócio-histórica e não com a concepção de um período de crise e rebeldia, levando em conta os marcadores sociais que podem influenciar no comportamento infracional. É feita também uma apresentação do que é o gênero e destaca-se a tríade gênero, raça e classe. Posteriormente, é feita uma breve apresentação dos documentos oficiais e uma análise de como aparece a questão do gênero em cada um deles, problematizando, por fim, o que isso afeta nas medidas socioeducativas |
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Medida socioeducativa e gênero: uma análise crítica e o machismo institucionalizadoMedidas socioeducativasGêneroDocumentos oficiaisGêneroAdolescênciaPublicação oficialMachismoCorrectional measuresGenderOfficial documentsO presente trabalho tem por finalidade analisar como é tratado o recorte de gênero no âmbito das medidas socioeducativas em publicações e levantamentos oficiais de instituições nacionais. Para isso, foi analisado o conceito de adolescência enquanto construção sócio-histórica e não com a concepção de um período de crise e rebeldia, levando em conta os marcadores sociais que podem influenciar no comportamento infracional. É feita também uma apresentação do que é o gênero e destaca-se a tríade gênero, raça e classe. Posteriormente, é feita uma breve apresentação dos documentos oficiais e uma análise de como aparece a questão do gênero em cada um deles, problematizando, por fim, o que isso afeta nas medidas socioeducativasThis work intends to analyse how the category of gender appears on official documents of national institutions about correctional measures. For this, the concept of adolescence was analysed like a social and historical construction, not using the period of conflict and rebel point of view, considerating the social markers that influenciate the infractional behavior. The concept of gender is presented and the triad gender, race and class is emphasized. After, a brief presentation of the official documents is done and an analysis on how the gender subject appears on them, problematizing the way it affects the correctional measuresMatsumoto, Adriana EikoSoares, Alexandre BárbaraPreu, Roberto de OliveiraCalazans, Melissa Marinho2018-07-09T22:26:51Z2018-07-09T22:26:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6922Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-15T17:39:35Zoai:app.uff.br:1/6922Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-15T17:39:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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