Medida socioeducativa e gênero: uma análise crítica e o machismo institucionalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calazans, Melissa Marinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6922
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar como é tratado o recorte de gênero no âmbito das medidas socioeducativas em publicações e levantamentos oficiais de instituições nacionais. Para isso, foi analisado o conceito de adolescência enquanto construção sócio-histórica e não com a concepção de um período de crise e rebeldia, levando em conta os marcadores sociais que podem influenciar no comportamento infracional. É feita também uma apresentação do que é o gênero e destaca-se a tríade gênero, raça e classe. Posteriormente, é feita uma breve apresentação dos documentos oficiais e uma análise de como aparece a questão do gênero em cada um deles, problematizando, por fim, o que isso afeta nas medidas socioeducativas
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