O lulismo em perspectiva: uma análise de seu legado para o ensino médio brasileiro e para o ingresso no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bernardo Leivas de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21851
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar em que medida o tipo de formação realizada em nível médio condiciona as possibilidades de ingresso e conclusão no ensino superior. Inicialmente interessava compreender se haveria diferenças significativas nos perfis de acesso e conclusão de jovens da rede estadual, privada e federal. Nossa hipótese era de que as possibilidades de ingresso e conclusão de egressos da rede estadual no ensino superior seriam menores se comparadas com estudantes das demais redes. Isso é o mesmo que relativizar a hipótese de um certo conjunto de autores. Segundo autores do campo do desenvolvimento e bem estar social, as políticas direcionadas para o ensino superior, em especial o REUNI, a Lei de Cotas e o PNAES, teriam sido responsáveis por ganhos de desenvolvimento e bem estar social em termos macroestruturais para a sociedade brasileira. Entretanto, pesquisadores debruçados sobre os padrões de estratificação horizontal do ensino superior brasileiro tem apresentado dados que demonstram que esse processo de ampliação do acesso ao ensino superior ocorreu sem, contudo, estremecer as bases mais profundas que sustentam as distorções desse nível de ensino. Entretanto, qual o motivo de partirmos de um panorama do ensino superior brasileiro se nos interessa o ensino médio? Ora, bastaria termos em mente que os ganhos em termos de retornos socioeconômicos, em termos de prestígios simbólico e cultural no Brasil impõe uma distância vertical entre, acima, uma formação em nível superior e, abaixo, uma formação de nível médio. Cabe agora um esclarecimento. Não obstante nossas motivações iniciais, os próprios percalços da pesquisa, das entrevistas e da revisão bibliográfica nos inclinaram a principal inflexão deste trabalho. Pareceu particularmente importante apresentar e analisar as disparidades não mais entre egressos da rede federal, privada ou estadual, mas sim entre jovens de formação na rede federal de ensino, no ensino técnico-profissionalizante e em nível estadual do ensino regular. Do mesmo modo, a motivação inicial por uma abordagem metodológica quantitativa foi deixada de lado. Com efeito, nossos resultados são frutos de pesquisa qualitativa em que, de um lado, combinou a análise de dados, documentos e teoria com, do outro, entrevistas realizadas com graduandos de Ciências Sociais e Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nesse sentido, a contribuição deste trabalho pode ser sintetizada em quatro pontos. Primeiro, uma distorção da Lei de Cotas (2012) que, possivelmente, põe em legítima concorrência estudantes com backgrounds socioeconômico, familiar e educacional assimétricos. Segundo, parece que apresentamos uma compreensão mais precisa da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio. Terceiro, a principal interlocução teórica aqui realizada entre dois campos do conhecimento distintos parece ter se mostrado um movimento interessante tanto para a literatura do desenvolvimento e bem estar social quanto para da estratificação horizontal do ensino superior. Por fim, vimos como a Lei de Cotas(2012) não apenas desempenha insatisfatoriamente o papel a ela atribuído, como é preciso avançarmos para mudanças mais profundas no sistema de ensino brasileiro se o que queremos é alcançar ganhos de bem estar social e desenvolvimento efetivos para a maioria da população brasileira
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Isso é o mesmo que relativizar a hipótese de um certo conjunto de autores. Segundo autores do campo do desenvolvimento e bem estar social, as políticas direcionadas para o ensino superior, em especial o REUNI, a Lei de Cotas e o PNAES, teriam sido responsáveis por ganhos de desenvolvimento e bem estar social em termos macroestruturais para a sociedade brasileira. Entretanto, pesquisadores debruçados sobre os padrões de estratificação horizontal do ensino superior brasileiro tem apresentado dados que demonstram que esse processo de ampliação do acesso ao ensino superior ocorreu sem, contudo, estremecer as bases mais profundas que sustentam as distorções desse nível de ensino. Entretanto, qual o motivo de partirmos de um panorama do ensino superior brasileiro se nos interessa o ensino médio? Ora, bastaria termos em mente que os ganhos em termos de retornos socioeconômicos, em termos de prestígios simbólico e cultural no Brasil impõe uma distância vertical entre, acima, uma formação em nível superior e, abaixo, uma formação de nível médio. Cabe agora um esclarecimento. Não obstante nossas motivações iniciais, os próprios percalços da pesquisa, das entrevistas e da revisão bibliográfica nos inclinaram a principal inflexão deste trabalho. Pareceu particularmente importante apresentar e analisar as disparidades não mais entre egressos da rede federal, privada ou estadual, mas sim entre jovens de formação na rede federal de ensino, no ensino técnico-profissionalizante e em nível estadual do ensino regular. Do mesmo modo, a motivação inicial por uma abordagem metodológica quantitativa foi deixada de lado. Com efeito, nossos resultados são frutos de pesquisa qualitativa em que, de um lado, combinou a análise de dados, documentos e teoria com, do outro, entrevistas realizadas com graduandos de Ciências Sociais e Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nesse sentido, a contribuição deste trabalho pode ser sintetizada em quatro pontos. Primeiro, uma distorção da Lei de Cotas (2012) que, possivelmente, põe em legítima concorrência estudantes com backgrounds socioeconômico, familiar e educacional assimétricos. Segundo, parece que apresentamos uma compreensão mais precisa da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio. Terceiro, a principal interlocução teórica aqui realizada entre dois campos do conhecimento distintos parece ter se mostrado um movimento interessante tanto para a literatura do desenvolvimento e bem estar social quanto para da estratificação horizontal do ensino superior. Por fim, vimos como a Lei de Cotas(2012) não apenas desempenha insatisfatoriamente o papel a ela atribuído, como é preciso avançarmos para mudanças mais profundas no sistema de ensino brasileiro se o que queremos é alcançar ganhos de bem estar social e desenvolvimento efetivos para a maioria da população brasileiraThe aim of this paper is to investigate the extent to which the type of academic training carried out at highschool conditions the possibilities of entry and completion in higher education. Initially, it aimed to understand if there would be significant differences in access and completion profiles of young people from the state, private and federal schools. Our hypothesis was that the possibilities of entering and completing the higher education level by state network students would be lower compared to students from other networks. It lead us to relativise the hypothesis of a certain set of authors. According to scholars from the field of development and social welfare studies, policies aimed at higher education, in particular REUNI, the Lei de Cotas (Quota Law) and PNAES, would have been responsible for macrostructural development and social welfare gains for Brazilian society. However, researchers concerned with the horizontal stratification patterns of Brazilian higher education have presented data which demonstrate that this process of expanding access to higher education occurred without, however, shaking the deeper foundations that support the distortions of this level of education. However, why do we start from a panorama of Brazilian higher education if we are interested in high school level? If we consider the gains in terms of socioeconomic returns, in terms of symbolic and cultural prestige in Brazil that imposes a vertical distance between, above, a higher education and, below, a medium education, this approach seems appropriate. However, before moving on, I need to clarify something related to our research. Notwithstanding our initial motivations, the very mishaps of research, interviews, and literature review have tipped us analyze no longer the disparities between graduates of the federal, private or state schools, but among students from federal schools, vocational education network and from the state level of regular education. Similarly, the initial motivation for a quantitative methodological approach was set aside. Indeed, our results are the result of qualitative research in which, on the one hand, it combined the analysis of data, documents and theory with, on the other hand, interviews with students of Social Sciences and Medicine courses of the Universidade Federal Fluminense (UFF). In this sense, the contribution of this work can be summarized in four points. First, a distortion of the Quota Law (2012) which possibly puts into legitimate competition students with asymmetric socioeconomic, family and educational backgrounds. Second, it seems that we have a more accurate understanding of the Common National Curriculum Base and High School Reform. Third, the main theoretical interlocution here made between two distinct fields of knowledge seems to have proved to be an interesting movement for both the developmental and social welfare literature and the horizontal stratification of higher education. Finally, we have seen how the Quota Law (2012) not only can poorly performs its assigned role, but also that we need to move to deeper changes in the Brazilian educational system if what we want is to achieve effective social welfare and development gains to Brazilian majority populationUniversidade Federal FluminenseNiteróiSilva, Roberta Rodrigues Marques daSoares, Carolina ZuccarelliPato, Christy Ganzert GomesAlmeida, Bernardo Leivas de2021-05-04T13:31:15Z2021-05-04T13:31:15Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Bernardo Leivas de. O lulismo em perspectiva: uma análise de seu legado para o ensino médio brasileiro e para o ingresso no ensino superior. 2019. 83f. 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