Biologia, arte e conservação: o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o audiovisual como ferramenta de divulgação científica e Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Gabriel Marques
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31891
Resumo: O presente trabalho buscou promover uma síntese dos conhecimentos existentes acerca do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla Linnaeus, 1758) a partir bibliografias da área, de forma a resultar numa revisão bibliográfica sobre a espécie. Sendo uma espécie guardachuva, amplamente conhecida e ameaçada de extinção, o levantamento bibliográfico sobre a espécie contribuiu para a elaboração do roteiro do documentário intitulado O Tamanduá e a Serra, que tem por objetivo sensibilizar, ensinar, mostrar e agregar conhecimento sobre o tamanduá-bandeira e a conservação de fauna no país, seguindo os princípios da Educação Ambiental Crítica. A narrativa do documentário é feita no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, uma das mais importantes Unidades de Conservação do país, além de um dos maiores refúgios do tamanduá-bandeira. O parque tem como bioma predominante o Cerrado: um dos 36 hotspots globais. Categorizado como um média-metragem, esta produção, feita no Laboratório de Registro Audiovisual da Fauna Brasileira, do Projeto Fauna Brasil, também tem como princípio o fortalecimento do campo da Divulgação Científica, levando o conhecimento para os espaços formais e não formais de educação, na tentativa de fortalecer a Educação Ambiental não somente nas escolas. Este trabalho buscou unir, em toda a sua produção, as diversas vertentes, questionamentos, princípios e conteúdos dos três campos de conhecimento principais abordados, sendo a Zoologia, a Educação Ambiental e a Divulgação Científica.
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