ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Luiza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25825
Resumo: A deficiência deve ser considerada uma questão de saúde pública mundial, devido às inúmeras barreiras encontradas por pessoas com deficiência (PcD) no acesso à saúde e à serviços relacionados, entre elas a escassez de profissionais capacitados, o que pode ser atribuído à inadequação na formação profissional com inerente deficiência quanto a um treinamento teórico e técnico adequado. Frente ao exposto, esta dissertação objetivou, através de dois artigos científicos: a- realizar uma revisão sistemática para analisar a influência de estratégias educacionais acerca de PcD na formação de estudantes de graduação em Odontologia; b- avaliar a influência da atenção à saúde bucal de PcD na formação profissional de discentes de Odontologia. Artigo 1- Metodologia: Uma ampla busca foi realizada nas seguintes bases de dados: Cochrane, Embase, PubMed, Scopus, Web of Science e LILACS/BBO. A literatura cinzenta também foi consultada através da base Open Gray, além de busca manual. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta ROBINS-I e a certeza da evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE. Resultados: Após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, nove artigos foram incluídos. Os estudos incluídos apresentaram de moderado a sério risco de viés e o Grade apresentou a certeza de evidência muito baixa para ambos os constructos, de formação técnica e ética/social. Conclusão: Apesar dos estudos mostrarem que estratégias educacionais acerca de PcD aumentam significativamente a aquisição especialmente de competências técnicas nos estudantes de odontologia, a evidência ainda é muito baixa, gerando assim a necessidade de maior aprofundamento desta temática de pesquisa. - Artigo 2: Metodologia: Estudantes do quarto ano da graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF) foram submetidos a uma avaliação antes e depois de uma intervenção educativa voltada à atenção em saúde bucal de PcD. Utilizou-se questionários semiestruturados para investigação das seguintes dimensões: técnica, organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e ética/social. Os dados quantitativos coletados foram analisados no programa Jamovi versão 2.3.2 com nível de significância de 5% (p<0,05), por meio do teste exato de Fisher e teste Qui-quadrado, para verificação de possíveis associações dentre as variáveis analisadas, já a análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Obteve-se uma taxa de resposta de 86.4%. Foram avaliadas diferenças estatísticas significativas no que diz respeito a competência técnica para atendimento de baixa complexidade à PcD, e os alunos se sentiram mais aptos em gerir e organizar o ambiente de trabalho adequadamente. Houve uma diminuição do sentimento de insegurança e no sentimento de pena, medo ou preconceito em relação as PcD. Os alunos também se declararam mais aptos em atender de forma humanizada as PcD. Conclusão: A estratégia educacional acerca de PcD influenciou positivamente os alunos da graduação em Odontologia, tanto nos constructos de dimensão técnica, dimensão organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e dimensão ética/social.
id UFF-2_97e82ee5c99f6e1df90e55e7174c478f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25825
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.A deficiência deve ser considerada uma questão de saúde pública mundial, devido às inúmeras barreiras encontradas por pessoas com deficiência (PcD) no acesso à saúde e à serviços relacionados, entre elas a escassez de profissionais capacitados, o que pode ser atribuído à inadequação na formação profissional com inerente deficiência quanto a um treinamento teórico e técnico adequado. Frente ao exposto, esta dissertação objetivou, através de dois artigos científicos: a- realizar uma revisão sistemática para analisar a influência de estratégias educacionais acerca de PcD na formação de estudantes de graduação em Odontologia; b- avaliar a influência da atenção à saúde bucal de PcD na formação profissional de discentes de Odontologia. Artigo 1- Metodologia: Uma ampla busca foi realizada nas seguintes bases de dados: Cochrane, Embase, PubMed, Scopus, Web of Science e LILACS/BBO. A literatura cinzenta também foi consultada através da base Open Gray, além de busca manual. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta ROBINS-I e a certeza da evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE. Resultados: Após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, nove artigos foram incluídos. Os estudos incluídos apresentaram de moderado a sério risco de viés e o Grade apresentou a certeza de evidência muito baixa para ambos os constructos, de formação técnica e ética/social. Conclusão: Apesar dos estudos mostrarem que estratégias educacionais acerca de PcD aumentam significativamente a aquisição especialmente de competências técnicas nos estudantes de odontologia, a evidência ainda é muito baixa, gerando assim a necessidade de maior aprofundamento desta temática de pesquisa. - Artigo 2: Metodologia: Estudantes do quarto ano da graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF) foram submetidos a uma avaliação antes e depois de uma intervenção educativa voltada à atenção em saúde bucal de PcD. Utilizou-se questionários semiestruturados para investigação das seguintes dimensões: técnica, organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e ética/social. Os dados quantitativos coletados foram analisados no programa Jamovi versão 2.3.2 com nível de significância de 5% (p<0,05), por meio do teste exato de Fisher e teste Qui-quadrado, para verificação de possíveis associações dentre as variáveis analisadas, já a análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Obteve-se uma taxa de resposta de 86.4%. Foram avaliadas diferenças estatísticas significativas no que diz respeito a competência técnica para atendimento de baixa complexidade à PcD, e os alunos se sentiram mais aptos em gerir e organizar o ambiente de trabalho adequadamente. Houve uma diminuição do sentimento de insegurança e no sentimento de pena, medo ou preconceito em relação as PcD. Os alunos também se declararam mais aptos em atender de forma humanizada as PcD. Conclusão: A estratégia educacional acerca de PcD influenciou positivamente os alunos da graduação em Odontologia, tanto nos constructos de dimensão técnica, dimensão organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e dimensão ética/social.Andréa Videira AssafFlávia Maia SilveiraSilva, Fernanda Luiza2022-07-25T17:32:29Z2022-07-25T17:32:29Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25825CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-25T17:32:33Zoai:app.uff.br:1/25825Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:17.540010Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
spellingShingle ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
Silva, Fernanda Luiza
title_short ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title_full ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title_fullStr ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title_full_unstemmed ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title_sort ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
author Silva, Fernanda Luiza
author_facet Silva, Fernanda Luiza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andréa Videira Assaf
Flávia Maia Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Luiza
description A deficiência deve ser considerada uma questão de saúde pública mundial, devido às inúmeras barreiras encontradas por pessoas com deficiência (PcD) no acesso à saúde e à serviços relacionados, entre elas a escassez de profissionais capacitados, o que pode ser atribuído à inadequação na formação profissional com inerente deficiência quanto a um treinamento teórico e técnico adequado. Frente ao exposto, esta dissertação objetivou, através de dois artigos científicos: a- realizar uma revisão sistemática para analisar a influência de estratégias educacionais acerca de PcD na formação de estudantes de graduação em Odontologia; b- avaliar a influência da atenção à saúde bucal de PcD na formação profissional de discentes de Odontologia. Artigo 1- Metodologia: Uma ampla busca foi realizada nas seguintes bases de dados: Cochrane, Embase, PubMed, Scopus, Web of Science e LILACS/BBO. A literatura cinzenta também foi consultada através da base Open Gray, além de busca manual. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta ROBINS-I e a certeza da evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE. Resultados: Após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, nove artigos foram incluídos. Os estudos incluídos apresentaram de moderado a sério risco de viés e o Grade apresentou a certeza de evidência muito baixa para ambos os constructos, de formação técnica e ética/social. Conclusão: Apesar dos estudos mostrarem que estratégias educacionais acerca de PcD aumentam significativamente a aquisição especialmente de competências técnicas nos estudantes de odontologia, a evidência ainda é muito baixa, gerando assim a necessidade de maior aprofundamento desta temática de pesquisa. - Artigo 2: Metodologia: Estudantes do quarto ano da graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF) foram submetidos a uma avaliação antes e depois de uma intervenção educativa voltada à atenção em saúde bucal de PcD. Utilizou-se questionários semiestruturados para investigação das seguintes dimensões: técnica, organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e ética/social. Os dados quantitativos coletados foram analisados no programa Jamovi versão 2.3.2 com nível de significância de 5% (p<0,05), por meio do teste exato de Fisher e teste Qui-quadrado, para verificação de possíveis associações dentre as variáveis analisadas, já a análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Obteve-se uma taxa de resposta de 86.4%. Foram avaliadas diferenças estatísticas significativas no que diz respeito a competência técnica para atendimento de baixa complexidade à PcD, e os alunos se sentiram mais aptos em gerir e organizar o ambiente de trabalho adequadamente. Houve uma diminuição do sentimento de insegurança e no sentimento de pena, medo ou preconceito em relação as PcD. Os alunos também se declararam mais aptos em atender de forma humanizada as PcD. Conclusão: A estratégia educacional acerca de PcD influenciou positivamente os alunos da graduação em Odontologia, tanto nos constructos de dimensão técnica, dimensão organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e dimensão ética/social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25T17:32:29Z
2022-07-25T17:32:29Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/25825
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823617943535616