ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25825 |
Resumo: | A deficiência deve ser considerada uma questão de saúde pública mundial, devido às inúmeras barreiras encontradas por pessoas com deficiência (PcD) no acesso à saúde e à serviços relacionados, entre elas a escassez de profissionais capacitados, o que pode ser atribuído à inadequação na formação profissional com inerente deficiência quanto a um treinamento teórico e técnico adequado. Frente ao exposto, esta dissertação objetivou, através de dois artigos científicos: a- realizar uma revisão sistemática para analisar a influência de estratégias educacionais acerca de PcD na formação de estudantes de graduação em Odontologia; b- avaliar a influência da atenção à saúde bucal de PcD na formação profissional de discentes de Odontologia. Artigo 1- Metodologia: Uma ampla busca foi realizada nas seguintes bases de dados: Cochrane, Embase, PubMed, Scopus, Web of Science e LILACS/BBO. A literatura cinzenta também foi consultada através da base Open Gray, além de busca manual. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta ROBINS-I e a certeza da evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE. Resultados: Após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, nove artigos foram incluídos. Os estudos incluídos apresentaram de moderado a sério risco de viés e o Grade apresentou a certeza de evidência muito baixa para ambos os constructos, de formação técnica e ética/social. Conclusão: Apesar dos estudos mostrarem que estratégias educacionais acerca de PcD aumentam significativamente a aquisição especialmente de competências técnicas nos estudantes de odontologia, a evidência ainda é muito baixa, gerando assim a necessidade de maior aprofundamento desta temática de pesquisa. - Artigo 2: Metodologia: Estudantes do quarto ano da graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF) foram submetidos a uma avaliação antes e depois de uma intervenção educativa voltada à atenção em saúde bucal de PcD. Utilizou-se questionários semiestruturados para investigação das seguintes dimensões: técnica, organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e ética/social. Os dados quantitativos coletados foram analisados no programa Jamovi versão 2.3.2 com nível de significância de 5% (p<0,05), por meio do teste exato de Fisher e teste Qui-quadrado, para verificação de possíveis associações dentre as variáveis analisadas, já a análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Obteve-se uma taxa de resposta de 86.4%. Foram avaliadas diferenças estatísticas significativas no que diz respeito a competência técnica para atendimento de baixa complexidade à PcD, e os alunos se sentiram mais aptos em gerir e organizar o ambiente de trabalho adequadamente. Houve uma diminuição do sentimento de insegurança e no sentimento de pena, medo ou preconceito em relação as PcD. Os alunos também se declararam mais aptos em atender de forma humanizada as PcD. Conclusão: A estratégia educacional acerca de PcD influenciou positivamente os alunos da graduação em Odontologia, tanto nos constructos de dimensão técnica, dimensão organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e dimensão ética/social. |
id |
UFF-2_97e82ee5c99f6e1df90e55e7174c478f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25825 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.A deficiência deve ser considerada uma questão de saúde pública mundial, devido às inúmeras barreiras encontradas por pessoas com deficiência (PcD) no acesso à saúde e à serviços relacionados, entre elas a escassez de profissionais capacitados, o que pode ser atribuído à inadequação na formação profissional com inerente deficiência quanto a um treinamento teórico e técnico adequado. Frente ao exposto, esta dissertação objetivou, através de dois artigos científicos: a- realizar uma revisão sistemática para analisar a influência de estratégias educacionais acerca de PcD na formação de estudantes de graduação em Odontologia; b- avaliar a influência da atenção à saúde bucal de PcD na formação profissional de discentes de Odontologia. Artigo 1- Metodologia: Uma ampla busca foi realizada nas seguintes bases de dados: Cochrane, Embase, PubMed, Scopus, Web of Science e LILACS/BBO. A literatura cinzenta também foi consultada através da base Open Gray, além de busca manual. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta ROBINS-I e a certeza da evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE. Resultados: Após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, nove artigos foram incluídos. Os estudos incluídos apresentaram de moderado a sério risco de viés e o Grade apresentou a certeza de evidência muito baixa para ambos os constructos, de formação técnica e ética/social. Conclusão: Apesar dos estudos mostrarem que estratégias educacionais acerca de PcD aumentam significativamente a aquisição especialmente de competências técnicas nos estudantes de odontologia, a evidência ainda é muito baixa, gerando assim a necessidade de maior aprofundamento desta temática de pesquisa. - Artigo 2: Metodologia: Estudantes do quarto ano da graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF) foram submetidos a uma avaliação antes e depois de uma intervenção educativa voltada à atenção em saúde bucal de PcD. Utilizou-se questionários semiestruturados para investigação das seguintes dimensões: técnica, organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e ética/social. Os dados quantitativos coletados foram analisados no programa Jamovi versão 2.3.2 com nível de significância de 5% (p<0,05), por meio do teste exato de Fisher e teste Qui-quadrado, para verificação de possíveis associações dentre as variáveis analisadas, já a análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Obteve-se uma taxa de resposta de 86.4%. Foram avaliadas diferenças estatísticas significativas no que diz respeito a competência técnica para atendimento de baixa complexidade à PcD, e os alunos se sentiram mais aptos em gerir e organizar o ambiente de trabalho adequadamente. Houve uma diminuição do sentimento de insegurança e no sentimento de pena, medo ou preconceito em relação as PcD. Os alunos também se declararam mais aptos em atender de forma humanizada as PcD. Conclusão: A estratégia educacional acerca de PcD influenciou positivamente os alunos da graduação em Odontologia, tanto nos constructos de dimensão técnica, dimensão organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e dimensão ética/social.Andréa Videira AssafFlávia Maia SilveiraSilva, Fernanda Luiza2022-07-25T17:32:29Z2022-07-25T17:32:29Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25825CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-25T17:32:33Zoai:app.uff.br:1/25825Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:17.540010Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. |
title |
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. |
spellingShingle |
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. Silva, Fernanda Luiza |
title_short |
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. |
title_full |
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. |
title_fullStr |
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. |
title_full_unstemmed |
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. |
title_sort |
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU COGNITIVA: UMA ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. |
author |
Silva, Fernanda Luiza |
author_facet |
Silva, Fernanda Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andréa Videira Assaf Flávia Maia Silveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Luiza |
description |
A deficiência deve ser considerada uma questão de saúde pública mundial, devido às inúmeras barreiras encontradas por pessoas com deficiência (PcD) no acesso à saúde e à serviços relacionados, entre elas a escassez de profissionais capacitados, o que pode ser atribuído à inadequação na formação profissional com inerente deficiência quanto a um treinamento teórico e técnico adequado. Frente ao exposto, esta dissertação objetivou, através de dois artigos científicos: a- realizar uma revisão sistemática para analisar a influência de estratégias educacionais acerca de PcD na formação de estudantes de graduação em Odontologia; b- avaliar a influência da atenção à saúde bucal de PcD na formação profissional de discentes de Odontologia. Artigo 1- Metodologia: Uma ampla busca foi realizada nas seguintes bases de dados: Cochrane, Embase, PubMed, Scopus, Web of Science e LILACS/BBO. A literatura cinzenta também foi consultada através da base Open Gray, além de busca manual. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta ROBINS-I e a certeza da evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE. Resultados: Após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, nove artigos foram incluídos. Os estudos incluídos apresentaram de moderado a sério risco de viés e o Grade apresentou a certeza de evidência muito baixa para ambos os constructos, de formação técnica e ética/social. Conclusão: Apesar dos estudos mostrarem que estratégias educacionais acerca de PcD aumentam significativamente a aquisição especialmente de competências técnicas nos estudantes de odontologia, a evidência ainda é muito baixa, gerando assim a necessidade de maior aprofundamento desta temática de pesquisa. - Artigo 2: Metodologia: Estudantes do quarto ano da graduação em Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF) foram submetidos a uma avaliação antes e depois de uma intervenção educativa voltada à atenção em saúde bucal de PcD. Utilizou-se questionários semiestruturados para investigação das seguintes dimensões: técnica, organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e ética/social. Os dados quantitativos coletados foram analisados no programa Jamovi versão 2.3.2 com nível de significância de 5% (p<0,05), por meio do teste exato de Fisher e teste Qui-quadrado, para verificação de possíveis associações dentre as variáveis analisadas, já a análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Obteve-se uma taxa de resposta de 86.4%. Foram avaliadas diferenças estatísticas significativas no que diz respeito a competência técnica para atendimento de baixa complexidade à PcD, e os alunos se sentiram mais aptos em gerir e organizar o ambiente de trabalho adequadamente. Houve uma diminuição do sentimento de insegurança e no sentimento de pena, medo ou preconceito em relação as PcD. Os alunos também se declararam mais aptos em atender de forma humanizada as PcD. Conclusão: A estratégia educacional acerca de PcD influenciou positivamente os alunos da graduação em Odontologia, tanto nos constructos de dimensão técnica, dimensão organizacional e de gestão no ambiente de trabalho e dimensão ética/social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25T17:32:29Z 2022-07-25T17:32:29Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25825 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823617943535616 |