Poder, resistência e cuidado de si em Michel Foucault
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6837 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a apresentar, brevemente, a transição da genealogia para a ética nas pesquisas de Foucault, mostrando como o cuidado de si é uma espécie de resposta às análises do poder como relação de forças. Na genealogia, Foucault olha para o tipo de poder que surge na modernidade -- e que é característico de nosso tempo -- para observar, de perto, como o sujeito é constituído como um de seus produtos. Na última fase, olha para a Antiguidade e observa a autoconstituição do sujeito como uma possível forma de resistência a esse poder. O cuidado de si permite ao indivíduo estabelecer sua própria conduta como um mestre de si. Cuidar de si é resistir ao poder disciplinar. |
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Poder, resistência e cuidado de si em Michel FoucaultFoucaultPoderCuidado de siResistênciaFoucault, Michel, 1926-1984Poder (Ciências Sociais)ResistênciaEste trabalho se propõe a apresentar, brevemente, a transição da genealogia para a ética nas pesquisas de Foucault, mostrando como o cuidado de si é uma espécie de resposta às análises do poder como relação de forças. Na genealogia, Foucault olha para o tipo de poder que surge na modernidade -- e que é característico de nosso tempo -- para observar, de perto, como o sujeito é constituído como um de seus produtos. Na última fase, olha para a Antiguidade e observa a autoconstituição do sujeito como uma possível forma de resistência a esse poder. O cuidado de si permite ao indivíduo estabelecer sua própria conduta como um mestre de si. Cuidar de si é resistir ao poder disciplinar.This study aims to present, briefly, the transition from genealogy to ethics in Foucault's research, showing how the care of itself is a kind of response to the analysis of power as relation of forces. In genealogy, Foucault looks at the kind of power that emerges in modernity - and that is characteristic of our time - to observe closely how the subject is constituted as one of its products. In the last phase, look at Antiquity and observes the self-constitution of the subject as a possible way of resistance to this power. The care of itself allows the individual to establish his own conduct as a master of himself. Taking care of yourself is to resist the disciplinary power.Calomeni, Tereza Cristina B.Costa, Alexandre da SilvaYazbek, André ConstantinoOliveira, Guilherme Guimarães de2018-06-26T02:56:29Z2018-06-26T02:56:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6837Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-10T13:55:13Zoai:app.uff.br:1/6837Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:03.155908Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Este trabalho se propõe a apresentar, brevemente, a transição da genealogia para a ética nas pesquisas de Foucault, mostrando como o cuidado de si é uma espécie de resposta às análises do poder como relação de forças. Na genealogia, Foucault olha para o tipo de poder que surge na modernidade -- e que é característico de nosso tempo -- para observar, de perto, como o sujeito é constituído como um de seus produtos. Na última fase, olha para a Antiguidade e observa a autoconstituição do sujeito como uma possível forma de resistência a esse poder. O cuidado de si permite ao indivíduo estabelecer sua própria conduta como um mestre de si. Cuidar de si é resistir ao poder disciplinar. |
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