Condicionantes do elevado preço da gasolina comum no estado do Rio de Janeiro no período de 2016 a 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Vinícius Venancio Borges dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33683
Resumo: O Brasil vivenciou, sobretudo a partir de 2016, uma grande elevação no preço dos combustíveis líquidos. Dentre eles, o segundo mais consumido no país (gasolina comum) é aquele que tem maior impacto direto no dia a dia da população, visto que o primeiro colocado (óleo diesel) tem uso mais direcionado para transporte de cargas. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio nacional de revenda da gasolina comum em 2021 era 70% maior que aquele registrado em 2015. No entanto, esse aumento foi mais acentuado em alguns estados, com destaque para o Rio de Janeiro, que teve, no mesmo período, valorização de 77% no insumo. Com isso em mente, esse trabalho tem como objetivo investigar os causadores do alto patamar de preços alcançado por essa unidade federativa no período de 2016 a 2021. Primeiramente, foi necessário caracterizar a elevação observada, seus possíveis impactos, além da preponderância fluminense no processo. Posteriormente, partiu-se de uma perspectiva mais geral – o encarecimento da gasolina a nível nacional, o regime de preços atual e precedente, e a conjuntura que gerou a mudança – para logo depois seguir para componentes geradores de disparidades entre os estados, e que teriam potencial explicativo para o destaque observado no Rio de Janeiro. Nesse sentido, após analisar a formação de preço disponibilizada pela ANP, realizamos uma análise sobre a estrutura tributária incidente sobre o insumo, seguido de avaliação do custo de adição obrigatória de etanol à mistura da gasolina comum. Em seguida, examinamos a margem de revenda visando verificar se essa seria mais um fator explicativo da proeminência da unidade federativa em questão. Avaliamos ainda a dispersão de preços no estado para verificar se a margem estaria sobrevalorizada em razão da existência de coordenação de preços entre os revendedores.
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No entanto, esse aumento foi mais acentuado em alguns estados, com destaque para o Rio de Janeiro, que teve, no mesmo período, valorização de 77% no insumo. Com isso em mente, esse trabalho tem como objetivo investigar os causadores do alto patamar de preços alcançado por essa unidade federativa no período de 2016 a 2021. Primeiramente, foi necessário caracterizar a elevação observada, seus possíveis impactos, além da preponderância fluminense no processo. Posteriormente, partiu-se de uma perspectiva mais geral – o encarecimento da gasolina a nível nacional, o regime de preços atual e precedente, e a conjuntura que gerou a mudança – para logo depois seguir para componentes geradores de disparidades entre os estados, e que teriam potencial explicativo para o destaque observado no Rio de Janeiro. Nesse sentido, após analisar a formação de preço disponibilizada pela ANP, realizamos uma análise sobre a estrutura tributária incidente sobre o insumo, seguido de avaliação do custo de adição obrigatória de etanol à mistura da gasolina comum. Em seguida, examinamos a margem de revenda visando verificar se essa seria mais um fator explicativo da proeminência da unidade federativa em questão. Avaliamos ainda a dispersão de preços no estado para verificar se a margem estaria sobrevalorizada em razão da existência de coordenação de preços entre os revendedores.Brazil has experienced, especially since 2016, a large increase in the price of liquid fuels. Among those, the second most consumed in the country (conventional gasoline) is the one that has a more direct impact on the daily lives of the population, since the first place has a more targeted use for cargo transportation. According to data from the National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP), the national average resale value of common gasoline in 2021 was 70% higher than that registered in 2015. However, this increase was more pronounced in some states, with a highlight for Rio de Janeiro, which had, in the same period, a rise of 77% in the input. With that in mind, this work aims to investigate the causes of the high price level reached by this federative unit in the period from 2016 to 2021. First, it was necessary to characterize the observed increase, and its possible impacts, in addition to the preponderance of Rio de Janeiro in the process. Subsequently, it started from a more general perspective – the increase in gasoline prices at national level, the current and previous pricing policy, and the situation that generated the change – and then proceeded to components that generate disparities between the states, and which would have the explanatory potential for the role observed in Rio de Janeiro. In this sense, after analyzing the price formation made available by ANP, we carried out an analysis of the tax structure levied on the input, followed by an assessment of the cost of the mandatory addition of ethanol to the mixture of regular gasoline. Next, we examined the resale margin to verify whether this would be another explanatory factor for the prominence of the federative unit in question. We also evaluated the dispersion of prices in the state to verify whether the margin would be overvalued due to the existence of price coordination between resellers.47 f.Losekann, Luciano Diashttp://lattes.cnpq.br/9494643475315811Raeder, Francisco Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/1441410297954632Silva, Niágara Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/2695850723126770Lima, Ruy Afonso de Santacruzhttp://lattes.cnpq.br/5012105440566892http://lattes.cnpq.br/3239448421513418Reis, Vinícius Venancio Borges dos2024-07-26T12:21:42Z2024-07-26T12:21:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Vinícius Venancio Borges dos. Condicionantes do elevado preço da gasolina comum no estado do Rio de Janeiro no período de 2016 a 2021. 2022. 47 f. 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