Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dulfe, Paolla Amorim Malheiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30981
Resumo: O cenário obstétrico brasileiro vem sendo modificado no sentido de promover o fortalecimento de um modelo de cuidado qualificado e seguro, baseado em evidências científicas, que alinhe as melhores práticas disponíveis com as necessidades e direitos das mulheres, seus bebês e familiares, priorizando o parto como um evento fisiológico. Neste contexto, a prática colaborativa é apontada pela OMS como estratégia valorosa para construção de novas realidades em saúde com oferta de uma assistência integral, na perspectiva da humanização. O objeto deste estudo enfoca o Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia (CAIO). Os objetivos são: - Analisar os processos de qualificação e intervenção propostos pelo Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia, sob a ótica dos aprimorandos; - Identificar as percepções dos aprimorandos em relação as repercussões provocadas a partir do Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia; - Mensurar, a partir da escala RIPLS, as percepções dos aprimorandos quanto aos processos de qualificação e atuação interprofissional; - Analisar as percepções dos aprimorandos acerca da qualificação e atuação interprofissional, a partir do discurso instituído e da escala RIPLS. Referenciais teóricos: a educação crítica e transformadora de Paulo Freire, e a teoria do cuidado de Kristen Swanson. Trata-se de um Estudo de Caso único, descritivo-exploratório, com metodologia mista, sendo um projeto incorporado concomitante, com ênfase qualitativa. O cenário é o Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia (CAIO) – financiado pelo MS, executado pela UFF, em Niterói/RJ, em 2019. Participantes: 09 profissionais de saúde aprimorandos. Utilizado questionário individual online e a versão brasileira da RIPLS para obtenção de dados qualitativos e quantitativos, respectivamente. Recorreu-se a análise de conteúdo teorizada por Bardin, sob o viés qualitativo, utilizando como ferramenta o software Atlas.ti®. No ponto de vista quantitativo, utilizou-se a base de dados do Microsoft® Excel® e a estatística descritiva. Os dados analisados foram combinados por incorporação. Aprovação do CEP da Faculdade de Medicina do HUAP/UFF, sob CAAE n°12127619.8.0000.5243, sendo aplicado o TCLE. Identificadas as seguintes categorias: 1) O cuidado colaborativo: um desafio real para o fortalecimento do trabalho em equipe interprofissional no campo do parto e nascimento; 2) A gestão como indutora no processo de cuidado colaborativo no parto e nascimento. Por meio do RIPLS, demonstraram-se atitudes positivas em relação ao trabalho em equipe e à colaboração, bem como aos cuidados de saúde centrados no paciente, apresentando inúmeras convergências com os dados qualitativos. Os processos de qualificação e intervenção do CAIO figuram como estratégias potentes de EPS fortalecendo a formação interprofissional em saúde, a partir do alinhamento da prática colaborativa e força de trabalho segura e qualificada, capazes de (re)organizar as linhas de cuidado e fomentar a transição de modelo obstétrico segundo o modelo humanizado de assistência, em consonância com a prática baseada em evidências, e dando sustentação para as políticas públicas de saúde nacionais e internacionais.
id UFF-2_9a29f6ef413809960dc3f8deaedade45
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30981
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimentoInterprofessional improvement in obstetrics: qualification and intervention in the field of labor and birthEducação ContinuadaEducação InterprofissionalCursos de CapacitaçãoCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeObstetríciaParto HumanizadoObstetríciaEducação ContinuadaEducação InterprofissionalCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeParto HumanizadoEducation, ContinuingInterprofessional EducationTraining Courses Health Human Resource TrainingObstetricsHumanizing DeliveryEducación ContinuaEducación InterprofesionalCursos de CapacitaciónCapacitación de Recursos Humanos em SaludObstetriciaParto HumanizadoO cenário obstétrico brasileiro vem sendo modificado no sentido de promover o fortalecimento de um modelo de cuidado qualificado e seguro, baseado em evidências científicas, que alinhe as melhores práticas disponíveis com as necessidades e direitos das mulheres, seus bebês e familiares, priorizando o parto como um evento fisiológico. Neste contexto, a prática colaborativa é apontada pela OMS como estratégia valorosa para construção de novas realidades em saúde com oferta de uma assistência integral, na perspectiva da humanização. O objeto deste estudo enfoca o Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia (CAIO). Os objetivos são: - Analisar os processos de qualificação e intervenção propostos pelo Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia, sob a ótica dos aprimorandos; - Identificar as percepções dos aprimorandos em relação as repercussões provocadas a partir do Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia; - Mensurar, a partir da escala RIPLS, as percepções dos aprimorandos quanto aos processos de qualificação e atuação interprofissional; - Analisar as percepções dos aprimorandos acerca da qualificação e atuação interprofissional, a partir do discurso instituído e da escala RIPLS. Referenciais teóricos: a educação crítica e transformadora de Paulo Freire, e a teoria do cuidado de Kristen Swanson. Trata-se de um Estudo de Caso único, descritivo-exploratório, com metodologia mista, sendo um projeto incorporado concomitante, com ênfase qualitativa. O cenário é o Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia (CAIO) – financiado pelo MS, executado pela UFF, em Niterói/RJ, em 2019. Participantes: 09 profissionais de saúde aprimorandos. Utilizado questionário individual online e a versão brasileira da RIPLS para obtenção de dados qualitativos e quantitativos, respectivamente. Recorreu-se a análise de conteúdo teorizada por Bardin, sob o viés qualitativo, utilizando como ferramenta o software Atlas.ti®. No ponto de vista quantitativo, utilizou-se a base de dados do Microsoft® Excel® e a estatística descritiva. Os dados analisados foram combinados por incorporação. Aprovação do CEP da Faculdade de Medicina do HUAP/UFF, sob CAAE n°12127619.8.0000.5243, sendo aplicado o TCLE. Identificadas as seguintes categorias: 1) O cuidado colaborativo: um desafio real para o fortalecimento do trabalho em equipe interprofissional no campo do parto e nascimento; 2) A gestão como indutora no processo de cuidado colaborativo no parto e nascimento. Por meio do RIPLS, demonstraram-se atitudes positivas em relação ao trabalho em equipe e à colaboração, bem como aos cuidados de saúde centrados no paciente, apresentando inúmeras convergências com os dados qualitativos. Os processos de qualificação e intervenção do CAIO figuram como estratégias potentes de EPS fortalecendo a formação interprofissional em saúde, a partir do alinhamento da prática colaborativa e força de trabalho segura e qualificada, capazes de (re)organizar as linhas de cuidado e fomentar a transição de modelo obstétrico segundo o modelo humanizado de assistência, em consonância com a prática baseada em evidências, e dando sustentação para as políticas públicas de saúde nacionais e internacionais.The Brazilian obstetric scenario has been modified in order to promote the strengthening of a qualified and safe model of care, based on scientific evidence, which aligns the best available practices with the needs and rights of women, their babies and their families, prioritizing childbirth as a physiological event. In this context, collaborative practice is pointed out by the WHO as a valuable strategy for building new realities in health by offering comprehensive care, from the perspective of humanization. The object of this study focuses on the Interprofessional Improvement Course in Obstetrics (IICO). The objectives are: - To analyze the qualification and intervention processes proposed by the Interprofessional Improvement Course in Obstetrics, from the point of view of improvers; - To identify the perceptions of improvers in relation to the repercussions provoked from the Interprofessional Improvement Course in Obstetrics; - Measure, based on the RIPLS scale, the perceptions of improvers regarding qualification processes and interprofessional action; - To analyze the perceptions of improvers about qualification and interprofessional action, based on the instituted discourse and the RIPLS scale. Theoretical references: Paulo Freire's critical and transformative education, and Kristen Swanson's theory of care. This is a single case study, descriptive-exploratory, with mixed methodology, being a concurrent incorporated project, with qualitative emphasis. The scenario is the Interprofessional Improvement Course in Obstetrics (IICO) – financed by the Ministry of Health, executed by UFF, in Niterói/RJ, in 2019. Participants: 09 health professionals improvers. An individual online questionnaire and the Brazilian version of the RIPLS were used to obtain qualitative and quantitative data, respectively. The content analysis theorized by Bardin was used, under the qualitative bias, using the Atlas.ti® software as a tool. From the quantitative point of view, the Microsoft® Excel® database and descriptive statistics were used. The analyzed data were combined by embedding. Approval from the CEP of the Faculty of Medicine of HUAP/UFF, under CAAE No. 12127619.8.0000.5243, with the TCLE being applied. The following categories were identified: 1) Collaborative care: a real challenge for strengthening interprofessional teamwork in the field of labor and birth; 2) Management as an inducer in the process of collaborative care in labor and birth. Through RIPLS, positive attitudes were demonstrated towards teamwork and collaboration, as well as patient-centered healthcare, showing numerous convergences with qualitative data. IICO's qualification and intervention processes appear as potent permanente health education strategies, strengthening interprofessional training in health, based on the alignment of collaborative practice and a safe and qualified workforce, capable of organizing lines of care and fostering the transition of an obstetric model according to the humanized care model, in line with evidence-based practice, and supporting national and international public health policies.El escenario obstétrico brasileño ha sido modificado para promover el fortalecimiento de un modelo de atención calificado y seguro, basado en evidencia científica, que alinea las mejores prácticas disponibles con las necesidades y derechos de las mujeres, sus bebés y sus familias, priorizando el parto como un evento fisiológico. En este contexto, la práctica colaborativa es señalada por la OMS como una estrategia valiosa para la construcción de nuevas realidades en salud al ofrecer una atención integral, desde la perspectiva de la humanización. El objeto de este estudio se centra en el Curso de Perfeccionamiento Interprofesional en Obstetricia (CPIO). Los objetivos son: - Analizar los procesos de calificación e intervención propuestos por el Curso de Perfeccionamiento Interprofesional en Obstetricia, desde la perspectiva de los estudiantes profesionales; - Identificar las percepciones de los estudiantes profesionales en relación a las repercusiones provocadas por el Curso de Perfeccionamiento Interprofesional en Obstetricia; - Medir, con base en la escala RIPLS, las percepciones de los estudiantes profesionales sobre los procesos de calificación y la acción interprofesional; - Analizar las percepciones de los estudiantes profesionales sobre la calificación y la acción interprofesional, a partir del discurso instituido y la escala RIPLS. Referencias teóricas: la educación crítica y transformadora de Paulo Freire y la teoría del cuidado de Kristen Swanson. Se trata de un estudio de caso único, descriptivo-exploratorio, con metodología mixta, siendo un proyecto incorporado concurrente, con énfasis cualitativo. El escenario es el Curso de Perfeccionamiento Interprofesional en Obstetricia (CPIO) – financiado por el Ministerio de la Salud, ejecutado por la UFF, en Niterói/RJ, en 2019. Participantes: 09 profesionales de la salud en formación. Se utilizó un cuestionario online individual y la versión brasileña del RIPLS para obtener datos cualitativos y cuantitativos, respectivamente. Se utilizó el análisis de contenido teorizado por Bardin, bajo el sesgo cualitativo, utilizando como herramienta el software Atlas.ti®. Desde el punto de vista cuantitativo se utilizó la base de datos de Microsoft® Excel® y estadística descriptiva. Los datos analizados se combinaron mediante incrustación. Aprobación del CEP de la Facultad de Medicina del HUAP/UFF, bajo el CAAE N° 12127619.8.0000.5243, siendo aplicado el TCLE. Se identificaron las siguientes categorías: 1) Atención colaborativa: un verdadero desafío para fortalecer el trabajo en equipo interprofesional en el campo del trabajo de parto y nacimiento; 2) El manejo como inductor en el proceso de atención colaborativa en el trabajo de parto y nacimiento. A través de RIPLS, se demostraron actitudes positivas hacia el trabajo en equipo y la colaboración, así como hacia la atención médica centrada en el paciente, mostrando numerosas convergencias con datos cualitativos. Los procesos de calificación e intervención de la CPIO aparecen como potentes estrategias de la educación permanente em salud, fortaleciendo la formación interprofesional en salud, a partir de la alineación de la práctica colaborativa y de una fuerza de trabajo segura y calificada, capaz de organizar líneas de atención y propiciar la transición de un modelo obstétrico acorde a el modelo de atención humanizado, en consonancia con la práctica basada en la evidencia, y apoyando las políticas de salud pública nacionales e internacionales.222 f.Alves, Valdecyr Herdyhttp://lattes.cnpq.br/5447343127674320Gomes, Maria Auxiliadora Souza Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/0224928878835303Daher, Donizete Vagohttp://lattes.cnpq.br/6800822152435035Rodrigues, Diego Pereirahttp://lattes.cnpq.br/8470989067617455Pereira, Audrey Vidalhttp://lattes.cnpq.br/2510148795147954http://lattes.cnpq.br/8153887694514931Dulfe, Paolla Amorim Malheiros2023-10-26T19:53:09Z2023-10-26T19:53:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDULFE, Paolla Amorim Malheiros. Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento. 2023. 222 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023http://app.uff.br/riuff/handle/1/30981CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-26T19:53:12Zoai:app.uff.br:1/30981Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:04.480195Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento
Interprofessional improvement in obstetrics: qualification and intervention in the field of labor and birth
title Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento
spellingShingle Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento
Dulfe, Paolla Amorim Malheiros
Educação Continuada
Educação Interprofissional
Cursos de Capacitação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Obstetrícia
Parto Humanizado
Obstetrícia
Educação Continuada
Educação Interprofissional
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Parto Humanizado
Education, Continuing
Interprofessional Education
Training Courses Health Human Resource Training
Obstetrics
Humanizing Delivery
Educación Continua
Educación Interprofesional
Cursos de Capacitación
Capacitación de Recursos Humanos em Salud
Obstetricia
Parto Humanizado
title_short Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento
title_full Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento
title_fullStr Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento
title_full_unstemmed Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento
title_sort Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento
author Dulfe, Paolla Amorim Malheiros
author_facet Dulfe, Paolla Amorim Malheiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Valdecyr Herdy
http://lattes.cnpq.br/5447343127674320
Gomes, Maria Auxiliadora Souza Mendes de
http://lattes.cnpq.br/0224928878835303
Daher, Donizete Vago
http://lattes.cnpq.br/6800822152435035
Rodrigues, Diego Pereira
http://lattes.cnpq.br/8470989067617455
Pereira, Audrey Vidal
http://lattes.cnpq.br/2510148795147954
http://lattes.cnpq.br/8153887694514931
dc.contributor.author.fl_str_mv Dulfe, Paolla Amorim Malheiros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada
Educação Interprofissional
Cursos de Capacitação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Obstetrícia
Parto Humanizado
Obstetrícia
Educação Continuada
Educação Interprofissional
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Parto Humanizado
Education, Continuing
Interprofessional Education
Training Courses Health Human Resource Training
Obstetrics
Humanizing Delivery
Educación Continua
Educación Interprofesional
Cursos de Capacitación
Capacitación de Recursos Humanos em Salud
Obstetricia
Parto Humanizado
topic Educação Continuada
Educação Interprofissional
Cursos de Capacitação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Obstetrícia
Parto Humanizado
Obstetrícia
Educação Continuada
Educação Interprofissional
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Parto Humanizado
Education, Continuing
Interprofessional Education
Training Courses Health Human Resource Training
Obstetrics
Humanizing Delivery
Educación Continua
Educación Interprofesional
Cursos de Capacitación
Capacitación de Recursos Humanos em Salud
Obstetricia
Parto Humanizado
description O cenário obstétrico brasileiro vem sendo modificado no sentido de promover o fortalecimento de um modelo de cuidado qualificado e seguro, baseado em evidências científicas, que alinhe as melhores práticas disponíveis com as necessidades e direitos das mulheres, seus bebês e familiares, priorizando o parto como um evento fisiológico. Neste contexto, a prática colaborativa é apontada pela OMS como estratégia valorosa para construção de novas realidades em saúde com oferta de uma assistência integral, na perspectiva da humanização. O objeto deste estudo enfoca o Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia (CAIO). Os objetivos são: - Analisar os processos de qualificação e intervenção propostos pelo Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia, sob a ótica dos aprimorandos; - Identificar as percepções dos aprimorandos em relação as repercussões provocadas a partir do Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia; - Mensurar, a partir da escala RIPLS, as percepções dos aprimorandos quanto aos processos de qualificação e atuação interprofissional; - Analisar as percepções dos aprimorandos acerca da qualificação e atuação interprofissional, a partir do discurso instituído e da escala RIPLS. Referenciais teóricos: a educação crítica e transformadora de Paulo Freire, e a teoria do cuidado de Kristen Swanson. Trata-se de um Estudo de Caso único, descritivo-exploratório, com metodologia mista, sendo um projeto incorporado concomitante, com ênfase qualitativa. O cenário é o Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia (CAIO) – financiado pelo MS, executado pela UFF, em Niterói/RJ, em 2019. Participantes: 09 profissionais de saúde aprimorandos. Utilizado questionário individual online e a versão brasileira da RIPLS para obtenção de dados qualitativos e quantitativos, respectivamente. Recorreu-se a análise de conteúdo teorizada por Bardin, sob o viés qualitativo, utilizando como ferramenta o software Atlas.ti®. No ponto de vista quantitativo, utilizou-se a base de dados do Microsoft® Excel® e a estatística descritiva. Os dados analisados foram combinados por incorporação. Aprovação do CEP da Faculdade de Medicina do HUAP/UFF, sob CAAE n°12127619.8.0000.5243, sendo aplicado o TCLE. Identificadas as seguintes categorias: 1) O cuidado colaborativo: um desafio real para o fortalecimento do trabalho em equipe interprofissional no campo do parto e nascimento; 2) A gestão como indutora no processo de cuidado colaborativo no parto e nascimento. Por meio do RIPLS, demonstraram-se atitudes positivas em relação ao trabalho em equipe e à colaboração, bem como aos cuidados de saúde centrados no paciente, apresentando inúmeras convergências com os dados qualitativos. Os processos de qualificação e intervenção do CAIO figuram como estratégias potentes de EPS fortalecendo a formação interprofissional em saúde, a partir do alinhamento da prática colaborativa e força de trabalho segura e qualificada, capazes de (re)organizar as linhas de cuidado e fomentar a transição de modelo obstétrico segundo o modelo humanizado de assistência, em consonância com a prática baseada em evidências, e dando sustentação para as políticas públicas de saúde nacionais e internacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-26T19:53:09Z
2023-10-26T19:53:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DULFE, Paolla Amorim Malheiros. Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento. 2023. 222 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30981
identifier_str_mv DULFE, Paolla Amorim Malheiros. Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento. 2023. 222 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823702368583680