Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcos Vinicius Doarte da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros, Rodrigo Jorge de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22388
Resumo: O movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) vem evoluindo e se inserindo em um movimento bem mais amplo, chamado Educação Aberta, que visa tornar a educação mais livre e acessível para todos. Frente aos atuais desafios, a UNESCO reformulou seu guia de uso de práticas para a Educação Aberta, com o objetivo de contribuir para que governos e professores pudessem mitigar os efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19 através do uso de REAs, reforçando a sua importância. Nesse artigo, desenvolvemos uma análise comparativa entre Repositórios de Recursos Educacionais Abertos (RREA) nacionais voltados para o ensino básico. Apesar de haver uma in finidade de RREA na rede, a triagem dos repositórios disponíveis revelou que poucos são aqueles que possuem materiais de diferentes áreas do conhecimento voltados para o ensino básico. Dentre estes, nossa análise se pautou na busca dos que possam, da melhor forma, se adequar às necessidades de educadores e educandos do ensino básico brasileiro. Primeiramente, descrevemos os principais conceitos relacionados aos REA, delineando uma visão geral dos mesmos, bem como dos seus principais elementos. Em seguida, definimos os corpus em oito repositórios, tendo como critérios serem nacionais, abrangentes não se limitando a uma disciplina ou temática e terem conteúdos voltados exclusiva ou majoritariamente ao ensino básico. Posteriormente, a partir do uso de Indicadores de Qualidade (IQ), definidos na por Atenas e Havemann (2014), e a através de uma análise quantitativa, atribuímos pontuações aos repositórios selecionados para identificarmos aquele que atualmente se destaca na difusão dos REA. Entre os oito repositórios avaliados, percebe-se que três possuem baixo rendimento e três médio rendimento. Apenas dois, segundo os critérios de avaliação definidos, alcançaram alto rendimento. Sendo este um indicativo que pode guiar interessados em Repositórios de Recursos Educacionais Abertos voltados à educação básica
id UFF-2_9a32c78b4d2ff09a447b7bbc1705d6f5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22388
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertosRepositórios REAComparativo RREAEducação básicaSistema de informaçãoEducação básicaRecurso didáticoOER repositoriesROER comparisonBasic educationO movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) vem evoluindo e se inserindo em um movimento bem mais amplo, chamado Educação Aberta, que visa tornar a educação mais livre e acessível para todos. Frente aos atuais desafios, a UNESCO reformulou seu guia de uso de práticas para a Educação Aberta, com o objetivo de contribuir para que governos e professores pudessem mitigar os efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19 através do uso de REAs, reforçando a sua importância. Nesse artigo, desenvolvemos uma análise comparativa entre Repositórios de Recursos Educacionais Abertos (RREA) nacionais voltados para o ensino básico. Apesar de haver uma in finidade de RREA na rede, a triagem dos repositórios disponíveis revelou que poucos são aqueles que possuem materiais de diferentes áreas do conhecimento voltados para o ensino básico. Dentre estes, nossa análise se pautou na busca dos que possam, da melhor forma, se adequar às necessidades de educadores e educandos do ensino básico brasileiro. Primeiramente, descrevemos os principais conceitos relacionados aos REA, delineando uma visão geral dos mesmos, bem como dos seus principais elementos. Em seguida, definimos os corpus em oito repositórios, tendo como critérios serem nacionais, abrangentes não se limitando a uma disciplina ou temática e terem conteúdos voltados exclusiva ou majoritariamente ao ensino básico. Posteriormente, a partir do uso de Indicadores de Qualidade (IQ), definidos na por Atenas e Havemann (2014), e a através de uma análise quantitativa, atribuímos pontuações aos repositórios selecionados para identificarmos aquele que atualmente se destaca na difusão dos REA. Entre os oito repositórios avaliados, percebe-se que três possuem baixo rendimento e três médio rendimento. Apenas dois, segundo os critérios de avaliação definidos, alcançaram alto rendimento. Sendo este um indicativo que pode guiar interessados em Repositórios de Recursos Educacionais Abertos voltados à educação básicaThe Open Educational Resources (OER) movement has been evolving and forming part of a much broader movement, called Open Education, which aims to make education more free and accessible to all. In the face of current challenges, UNESCO reformulated its guide for using practices for Open Education, with the aim of helping governments and teachers to mitigate the negative e ects caused by the Covid-19 pandemic through the use of OER, reinforcing their importance. In this article, we developed a comparative analysis between national Open Educational Resource Repositories (ROER) focused on basic education. Although there is an in nity of ROER in the network, the screening of the available repositories revealed that few are those that have materials from di erent areas of knowledge aimed at basic education. Among these, our analysis was based on the search for those who can, in the best way, adapt to the needs of educators and students of Brazilian basic education. First, we describe the main concepts related to OER, outlining an overview of them, as well as their main elements. Then, we de ned the corpus in eight repositories, having as criteria to be national, comprehensive | not limited to one discipline or thematic | and to have content focused exclusively or mostly on basic education. Subsequently, through the use of Quality Indicators (QI), de ned in by Atenas and Havemann (2014), and through a quantitative analysis, we assign scores to the selected repositories to identify the one that currently stands out in the dissemination of OER. Among the eight repositories evaluated, it can be seen that three have low income and three medium income. Only two, according to the de ned evaluation criteria, achieved high performance. This is an indication that can guide those interested in Open Educational Resource Repositories focused on basic educationViterbo Filho, JoséMaciel, CristianoBoscarioli, ClodisRocha, Marcos Vinicius Doarte daMedeiros, Rodrigo Jorge de2021-06-23T15:46:27Z2021-06-23T15:46:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Marcos Vinícius Doarte da; MEDEIROS, Rodrigo Jorge de. Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22388Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T19:15:11Zoai:app.uff.br:1/22388Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-04T19:15:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos
title Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos
spellingShingle Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos
Rocha, Marcos Vinicius Doarte da
Repositórios REA
Comparativo RREA
Educação básica
Sistema de informação
Educação básica
Recurso didático
OER repositories
ROER comparison
Basic education
title_short Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos
title_full Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos
title_fullStr Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos
title_full_unstemmed Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos
title_sort Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos
author Rocha, Marcos Vinicius Doarte da
author_facet Rocha, Marcos Vinicius Doarte da
Medeiros, Rodrigo Jorge de
author_role author
author2 Medeiros, Rodrigo Jorge de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viterbo Filho, José
Maciel, Cristiano
Boscarioli, Clodis
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcos Vinicius Doarte da
Medeiros, Rodrigo Jorge de
dc.subject.por.fl_str_mv Repositórios REA
Comparativo RREA
Educação básica
Sistema de informação
Educação básica
Recurso didático
OER repositories
ROER comparison
Basic education
topic Repositórios REA
Comparativo RREA
Educação básica
Sistema de informação
Educação básica
Recurso didático
OER repositories
ROER comparison
Basic education
description O movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) vem evoluindo e se inserindo em um movimento bem mais amplo, chamado Educação Aberta, que visa tornar a educação mais livre e acessível para todos. Frente aos atuais desafios, a UNESCO reformulou seu guia de uso de práticas para a Educação Aberta, com o objetivo de contribuir para que governos e professores pudessem mitigar os efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19 através do uso de REAs, reforçando a sua importância. Nesse artigo, desenvolvemos uma análise comparativa entre Repositórios de Recursos Educacionais Abertos (RREA) nacionais voltados para o ensino básico. Apesar de haver uma in finidade de RREA na rede, a triagem dos repositórios disponíveis revelou que poucos são aqueles que possuem materiais de diferentes áreas do conhecimento voltados para o ensino básico. Dentre estes, nossa análise se pautou na busca dos que possam, da melhor forma, se adequar às necessidades de educadores e educandos do ensino básico brasileiro. Primeiramente, descrevemos os principais conceitos relacionados aos REA, delineando uma visão geral dos mesmos, bem como dos seus principais elementos. Em seguida, definimos os corpus em oito repositórios, tendo como critérios serem nacionais, abrangentes não se limitando a uma disciplina ou temática e terem conteúdos voltados exclusiva ou majoritariamente ao ensino básico. Posteriormente, a partir do uso de Indicadores de Qualidade (IQ), definidos na por Atenas e Havemann (2014), e a através de uma análise quantitativa, atribuímos pontuações aos repositórios selecionados para identificarmos aquele que atualmente se destaca na difusão dos REA. Entre os oito repositórios avaliados, percebe-se que três possuem baixo rendimento e três médio rendimento. Apenas dois, segundo os critérios de avaliação definidos, alcançaram alto rendimento. Sendo este um indicativo que pode guiar interessados em Repositórios de Recursos Educacionais Abertos voltados à educação básica
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-23T15:46:27Z
2021-06-23T15:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Marcos Vinícius Doarte da; MEDEIROS, Rodrigo Jorge de. Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22388
Aluno de Graduação
identifier_str_mv ROCHA, Marcos Vinícius Doarte da; MEDEIROS, Rodrigo Jorge de. Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135459630940160