O ensino de Bibliometria e Cientometria no Brasil: uma análise na graduação em Biblioteconomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rosiane Pedro do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/32977
Resumo: Trata-se de estudo sobre a presença das disciplinas bibliometria e cientometria nos cursos de graduação em Biblioteconomia do Brasil, bem como análise dos seus planos de ensino e as referências bibliográficas que as compõem. O objetivo principal é mapear as disciplinas voltadas para os Estudos Métricos da Informação, com ênfase nos seus subcampos nas graduações em Biblioteconomia no país. Os objetivos específicos são: identificar quais universidades oferecem disciplinas com o assunto de Bibliometria e Cientometria, analisar quantitativamente as referências destas disciplinas e estudar qualitativamente os planos de ensino através de pesquisas das ementas, objetivos e conteúdos programáticos. A revisão bibliográfica do trabalho aborda os temas relacionados a estudos métricos, com foco na Bibliometria e na Cientometria, suas leis e indicadores e o histórico do ensino de Biblioteconomia no Brasil. A metodologia é do tipo exploratório-descritiva e bibliográfica, de abordagem quali-quantitativa, através da aplicação da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados iniciais da pesquisa, com o objetivo de analisar quais universidades possuíam disciplinas de Bibliometria e Cientometria, nos mostraram que dos 66 cursos analisados, 31 tinham esse assunto nos planos de ensino. Além disso, foi verificado se as disciplinas eram obrigatórias ou optativas, em que categoria administrativa as universidades se encontram, e qual a modalidade de ensino e a nota na avaliação do MEC. No segundo objetivo específico, verificamos que os planos de ensino tinham 330 citações de documentos, e, retirando as duplicatas, foram analisados 244 publicações, sob os aspectos de autores, tipo bibliográfico, idiomas, ano, publicações mais citadas e cocitações entre as bibliografias e as universidades pesquisadas. Na terceira análise, usamos as análises de conteúdo por categorias e por coocorrências. Na análise de categorias, separamos os conteúdos das ementas, objetivos e conteúdos programáticos, em aspectos históricos, metodológicos e teóricos. Já na análise por coocorrências, verificamos as cocitações entre as metrias, leis e princípios e indicadores com as universidades analisadas. Por fim, vemos nos resultados que a Bibliometria, a Cientometria e a Informetria são os temas mais ensinados e que a Altmetria está quantitativamente à frente de outras metrias historicamente mais antigas, o que demonstra a preocupação em ensinar metrias para o ambiente web. Com relação às leis e indicadores, o ensino de indicadores se sobressai ao de leis, com ênfase para o ensino de indicadores de citação, mas o ensino das Leis de Bradford, Lotka e Zipf também se faz presente em um terço das disciplinas analisadas.
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Os objetivos específicos são: identificar quais universidades oferecem disciplinas com o assunto de Bibliometria e Cientometria, analisar quantitativamente as referências destas disciplinas e estudar qualitativamente os planos de ensino através de pesquisas das ementas, objetivos e conteúdos programáticos. A revisão bibliográfica do trabalho aborda os temas relacionados a estudos métricos, com foco na Bibliometria e na Cientometria, suas leis e indicadores e o histórico do ensino de Biblioteconomia no Brasil. A metodologia é do tipo exploratório-descritiva e bibliográfica, de abordagem quali-quantitativa, através da aplicação da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados iniciais da pesquisa, com o objetivo de analisar quais universidades possuíam disciplinas de Bibliometria e Cientometria, nos mostraram que dos 66 cursos analisados, 31 tinham esse assunto nos planos de ensino. Além disso, foi verificado se as disciplinas eram obrigatórias ou optativas, em que categoria administrativa as universidades se encontram, e qual a modalidade de ensino e a nota na avaliação do MEC. No segundo objetivo específico, verificamos que os planos de ensino tinham 330 citações de documentos, e, retirando as duplicatas, foram analisados 244 publicações, sob os aspectos de autores, tipo bibliográfico, idiomas, ano, publicações mais citadas e cocitações entre as bibliografias e as universidades pesquisadas. Na terceira análise, usamos as análises de conteúdo por categorias e por coocorrências. Na análise de categorias, separamos os conteúdos das ementas, objetivos e conteúdos programáticos, em aspectos históricos, metodológicos e teóricos. Já na análise por coocorrências, verificamos as cocitações entre as metrias, leis e princípios e indicadores com as universidades analisadas. Por fim, vemos nos resultados que a Bibliometria, a Cientometria e a Informetria são os temas mais ensinados e que a Altmetria está quantitativamente à frente de outras metrias historicamente mais antigas, o que demonstra a preocupação em ensinar metrias para o ambiente web. Com relação às leis e indicadores, o ensino de indicadores se sobressai ao de leis, com ênfase para o ensino de indicadores de citação, mas o ensino das Leis de Bradford, Lotka e Zipf também se faz presente em um terço das disciplinas analisadas.This is a study on the presence of bibliometrics and scientometrics disciplines in undergraduate Librarianship courses in Brazil, as well as an analysis of their teaching plans and the bibliographic references that compose them. The main objective is to map the disciplines focused on metric information studies, with an emphasis on subfields in Librarianship degrees in the country. The specific objectives are: to identify which universities offer subjects on the subject of bibliometrics and scientometrics, to quantitatively analyze the references of these subjects and to qualitatively study the teaching plans through research into the syllabi. The methodology is exploratory-descriptive and bibliographic, with a qualitative-quantitative approach, through the application of Bardin's Content Analysis. The initial results of the research, which aimed to analyze which universities had bibliometrics and scientometrics disciplines, showed us that of the 66 courses analyzed, 31 had this subject in their teaching plans, and it was verified whether the disciplines are mandatory or optional, in which category administrative the universities are located, and what type of teaching and the grade in the MEC evaluation. In the second specific objective, we verified that the teaching plans had 330 document citations, and removing the duplicates, 244 publications were analyzed, under the aspects of authors, bibliographic type, languages, year, most cited publications, and co-citations between the bibliographies and the universities researched. In the third analysis, we used content analysis by categories and co-occurrences, where in the analysis of categories, we separated the contents of the syllabi, objectives and programmatic contents, into historical, methodological and theoretical aspects, and in the analysis by co-occurrences, we verified the co-citations between the metrics, laws and principles and indicators with the universities analyzed. Finally, we see in the results that Bibliometrics, Scientometrics and Informetrics are the most taught topics and that Altmetrics is quantitatively ahead of other historically older metrics, which demonstrates the concern in teaching metrics for the web environment. Regarding laws and indicators, the teaching of indicators stands out over laws, with an emphasis on teaching citation indicators, but the teaching of Bradford, Lotka and Zipf's Laws is also present in ⅓ of the subjects analyzed.251 p.Vogel, Michely Jabala MamedePrudêncio, Dayanne da SilvaSilveira, Murilo Artur Araújo daNascimento, Rosiane Pedro do2024-07-04T13:21:03Z2024-07-04T13:21:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Rosiane Pedro do. O ensino de Bibliometria e Cientometria no Brasil: uma análise na graduação em Biblioteconomia. 2023. 251f. 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