Fundo falso? Reflexões sobre o conceito de produtor no arquivo pessoal de Júlio César de Mello e Souza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Vitor Serejo Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33420
Resumo: Quem é Malba Tahan e o que é um heterônimo? Apesar do estranhamento causado pelo nome, assim como pelo termo, nosso trabalho está inserido na temática dos arquivos pessoais, e tem o intuito de investigar a aplicabilidade dos princípios clássicos da Arquivologia, como o princípio de respeito aos fundos, princípio da proveniência e da ordem original. Tendo por base o conceito de respeito aos fundos trazido por Duchein (1986), as críticas propostas pelos pesquisadores e arquivistas Jennifer Douglas (2016), Eric Ketelaar (2018) e Terry Cook (2017), no que se diz respeito, respectivamente, ao princípio da proveniência, o caráter orgânico de composição de um arquivo e o conceito de fundo arquivístico, procuramos compreender a existência de um fundo falso, a partir da organização de um arquivo pessoal, o qual traz consigo o fenômeno da heteronímia. Como objeto de estudo da pesquisa, mobilizamos o arquivo pessoal do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, o qual nos apresenta a figura do escritor Malba Tahan, um heterônimo. Nosso intuito com esse trabalho é de estudar os arquivos pessoais, a partir de uma revisão bibliográfica da disciplina arquivística e da Teoria Literária, no sentido de provocar a discussão sobre o status do arquivo pessoal, além do debate conceitual que envolve termos fundamentais a este, como os de produtor e acumulador em arquivos. Com isso, os resultados apresentados encontram-se inseridos na perspectiva de que o arquivo pessoal de um escritor pode apresentar, por meio das características conformadoras desses conjuntos documentais que reverberam no desempenho das funções arquivísticas, aspectos diferenciais dos arquivos institucionais e públicos, em relação a sua organização, uma vez que indagamos sobre a possibilidade de existir um fundo falso no arquivo pessoal de Júlio César de Mello e Souza.
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Tendo por base o conceito de respeito aos fundos trazido por Duchein (1986), as críticas propostas pelos pesquisadores e arquivistas Jennifer Douglas (2016), Eric Ketelaar (2018) e Terry Cook (2017), no que se diz respeito, respectivamente, ao princípio da proveniência, o caráter orgânico de composição de um arquivo e o conceito de fundo arquivístico, procuramos compreender a existência de um fundo falso, a partir da organização de um arquivo pessoal, o qual traz consigo o fenômeno da heteronímia. Como objeto de estudo da pesquisa, mobilizamos o arquivo pessoal do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, o qual nos apresenta a figura do escritor Malba Tahan, um heterônimo. Nosso intuito com esse trabalho é de estudar os arquivos pessoais, a partir de uma revisão bibliográfica da disciplina arquivística e da Teoria Literária, no sentido de provocar a discussão sobre o status do arquivo pessoal, além do debate conceitual que envolve termos fundamentais a este, como os de produtor e acumulador em arquivos. Com isso, os resultados apresentados encontram-se inseridos na perspectiva de que o arquivo pessoal de um escritor pode apresentar, por meio das características conformadoras desses conjuntos documentais que reverberam no desempenho das funções arquivísticas, aspectos diferenciais dos arquivos institucionais e públicos, em relação a sua organização, uma vez que indagamos sobre a possibilidade de existir um fundo falso no arquivo pessoal de Júlio César de Mello e Souza.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorWho is Malba Tahan and what is a heteronym? Despite the strangeness caused by the name, as well as by the term, our work is inserted in the theme of personal archives, and aims to investigate the applicability of the classic principles of Archival Science, such as the principle of respect of fonds, the principle of provenance and original order. Based on the concept of respect of fonds brought by Duchein (1986), the criticisms proposed by researchers and archivists Jennifer Douglas (2016), Eric Ketelaar (2018) and Terry Cook (2017), with regard, respectively, to the principle of provenance, the organic nature of the composition of an archive and the concept of archival fond, we seek to understand the existence of a false fond, based on the organization of a personal archive, which brings with it the phenomenon of heteronymy. As an object of research study, we mobilized the personal archive of mathematics professor Júlio César de Mello e Souza, which presents us with the figure of the writer Malba Tahan, a heteronym. Our intention with this work is to study personal archives, based on a bibliographical review of the archival discipline and Literary Theory, in order to provoke discussion about the status of the personal archive, in addition to the conceptual debate that involves fundamental terms to this, as a producer and accumulator of archives. Therefore, the results presented are inserted in the perspective that the personal archive of a writer can present, through the shaping characteristics of these documentary sets that reverberate in the performance of archival functions, different aspects of institutional and public archives, in relation to its organization, since we inquired about the possibility of a false fond in Júlio César de Mello e Souza's personal file.136 p.Mattos, Renato deMota, Mabel MeiraSilva, Maria Celina Soares de Mello eSchmidt, Clarissa Moreira dos SantosBatista, Vitor Serejo Ferreira2024-07-18T15:13:56Z2024-07-18T15:13:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Vitor Serejo Ferreira. Fundo falso? Reflexões sobre o conceito de produtor no arquivo pessoal de Júlio César de Mello e Souza, 2024. 136f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33420CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-18T15:14:00Zoai:app.uff.br:1/33420Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-18T15:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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