Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdalla, Marcela Campos Esqueff
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3141
Resumo: No Brasil, o consumo de medicamentos é favorecido pela multiplicidade de produtos lançados no mercado, pela publicidade que os cerca e pelo simbolismo que o medicamento pode assumir no contexto da saúde. A propaganda é a divulgação do medicamento promovida pela indústria, com foco na marca, utilizando diversas estratégias e cujo retorno é garantido, uma vez que vários estudos apontam que a propaganda consegue alterar o padrão de prescrição dos médicos. Logo, considerando o possível impacto sobre as práticas terapêuticas, seria esperado que o material de propaganda de medicamentos apresentasse informações importantes e confiáveis sobre o produto anunciado. Porém, nem sempre é isto que se observa. No caso de medicamentos, essa prática é fiscalizada e regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que, em 2002, firmou um convênio com várias instituições federais de ensino superior, ampliando a avaliação das propagandas de medicamentos, através do projeto monitora - finalizado em 2009. O projeto expôs em suas considerações finais a grande quantidade de informações irregulares detectadas pelas instituições de ensino. Cinco anos após a finalização do projeto, será analisada a conformidade sanitária das peças publicitárias anunciadas pelas indústrias farmacêuticas. Objetivo: avaliar a conformidade das peças publicitárias divulgadas pela indústria farmacêutica em relação à legislação sanitária (Resolução da Diretoria Colegiada nº 96/08) Metodologia: coleta de peças publicitárias distribuídas em revistas técnicas, hospitais e consultórios médicos localizados no município de Niterói-RJ e análise através do confronto com a legislação sanitária e banco de dados da ANVISA. Resultados e discussão: nenhuma peça publicitária cumpre a legislação sanitária na íntegra. As principais não conformidades detectadas foram nos seguintes itens: legibilidade de informações obrigatórias (29%), frases de alerta (63%), denominação da substância ativa (51%), indicação (14%), contraindicações (20,5%), cuidados e advertências (38,5%), reações adversas (45,5%), interações medicamentosas (23,7%), posologia (24,4%) e destaque de contraindicação e interação medicamentosa (64%). A maioria das indústrias aplica estratégias que dificultam o acesso a informações de restrição de uso do medicamento prejudicando seu uso racional. Conclusão: é evidente a necessidade de um novo modelo fiscalizador e regulador mais rígido que priorize, acima de todos os interesses particulares, um interesse maior, que é o da sociedade. Esta deve ser protegida da propaganda enganosa e abusiva, promovendo o uso racional do medicamento
id UFF-2_9b15bd7aec1f819cde834eb38cf4ee7d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3141
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJPropagandaUso racional de medicamentosMedicamentoMedicineAdvertisingMedicine rational useNo Brasil, o consumo de medicamentos é favorecido pela multiplicidade de produtos lançados no mercado, pela publicidade que os cerca e pelo simbolismo que o medicamento pode assumir no contexto da saúde. A propaganda é a divulgação do medicamento promovida pela indústria, com foco na marca, utilizando diversas estratégias e cujo retorno é garantido, uma vez que vários estudos apontam que a propaganda consegue alterar o padrão de prescrição dos médicos. Logo, considerando o possível impacto sobre as práticas terapêuticas, seria esperado que o material de propaganda de medicamentos apresentasse informações importantes e confiáveis sobre o produto anunciado. Porém, nem sempre é isto que se observa. No caso de medicamentos, essa prática é fiscalizada e regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que, em 2002, firmou um convênio com várias instituições federais de ensino superior, ampliando a avaliação das propagandas de medicamentos, através do projeto monitora - finalizado em 2009. O projeto expôs em suas considerações finais a grande quantidade de informações irregulares detectadas pelas instituições de ensino. Cinco anos após a finalização do projeto, será analisada a conformidade sanitária das peças publicitárias anunciadas pelas indústrias farmacêuticas. Objetivo: avaliar a conformidade das peças publicitárias divulgadas pela indústria farmacêutica em relação à legislação sanitária (Resolução da Diretoria Colegiada nº 96/08) Metodologia: coleta de peças publicitárias distribuídas em revistas técnicas, hospitais e consultórios médicos localizados no município de Niterói-RJ e análise através do confronto com a legislação sanitária e banco de dados da ANVISA. Resultados e discussão: nenhuma peça publicitária cumpre a legislação sanitária na íntegra. As principais não conformidades detectadas foram nos seguintes itens: legibilidade de informações obrigatórias (29%), frases de alerta (63%), denominação da substância ativa (51%), indicação (14%), contraindicações (20,5%), cuidados e advertências (38,5%), reações adversas (45,5%), interações medicamentosas (23,7%), posologia (24,4%) e destaque de contraindicação e interação medicamentosa (64%). A maioria das indústrias aplica estratégias que dificultam o acesso a informações de restrição de uso do medicamento prejudicando seu uso racional. Conclusão: é evidente a necessidade de um novo modelo fiscalizador e regulador mais rígido que priorize, acima de todos os interesses particulares, um interesse maior, que é o da sociedade. Esta deve ser protegida da propaganda enganosa e abusiva, promovendo o uso racional do medicamentoIn Brazil, the consumption of medicines is favored by the multiplicity of products on the market, by advertising that surrounds them and the symbolism that the medicine can take in the context of health. Advertising is the dissemination of the medicine promoted by the industry, with emphasis on brand, using various strategies and whose return is guaranteed, since several studies show that advertising can change the prescription. Therefore, considering the possible impact on the therapeutic practices, it would be expected that the medicine advertising material presented important and reliable information about the advertised product. However, it is not always that which is observed. For medicinal products, this practice is supervised and regulated by Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), which in 2002 signed an agreement with several federal institutions of higher education, extending the evaluation of drug advertisements, through the monitoring project - finalized in 2009. The project exposed in his final considerations the large amount of irregular information detected by the institutions. Five years after the completion of the project, it will be analyzed the health compliance of advertising announced by pharmaceutical companies. Objective: to evaluate the conformity of advertisements released by the pharmaceutical industry in relation to the health legislation (Resolução da Diretoria Colegiada nº 96/08) Methodology: collection of advertisements distributed in technical journals, hospitals and medical offices located in Niterói-RJ and analysis through the confrontation with the health legislation and ANVISA´s database. Results and discussion: any advertising piece meets the health legislation. The main non-conformities were detected in the following items: readability required information (29%), warning phrases (63%), name of the active substance (51%), indication (14%), contraindication (20.5%), cautions and warnings (38.5%) adverse reactions (45.5%), drug interactions (23.7%), posology (24.4%) and highlight of contraindication and drug interaction (64%). Most industries apply strategies that hinder access to restricted information of use of medication impairing their rational use. Conclusion: clearly the need for a new model and more rigid regulatory legislation that prioritizes above all particular interests, a larger interest, which is the interest of society. This must be protected from false and abusive advertising, promoting the rational use of medicines84 f.Castilho, Selma Rodrigues deAfonso, Carmelinda Monteiro CostaElias, Sabrina CalilLuiza, Vera LuciaAbdalla, Marcela Campos Esqueff2017-03-27T17:09:17Z2017-03-27T17:09:17Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3141Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T02:39:30Zoai:app.uff.br:1/3141Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T02:39:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJ
title Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJ
spellingShingle Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJ
Abdalla, Marcela Campos Esqueff
Propaganda
Uso racional de medicamentos
Medicamento
Medicine
Advertising
Medicine rational use
title_short Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJ
title_full Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJ
title_fullStr Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJ
title_full_unstemmed Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJ
title_sort Monitoramento da propaganda de medicamentos direcionada a profissionais de saúde do município de Niterói-RJ
author Abdalla, Marcela Campos Esqueff
author_facet Abdalla, Marcela Campos Esqueff
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Selma Rodrigues de
Afonso, Carmelinda Monteiro Costa
Elias, Sabrina Calil
Luiza, Vera Lucia
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdalla, Marcela Campos Esqueff
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Uso racional de medicamentos
Medicamento
Medicine
Advertising
Medicine rational use
topic Propaganda
Uso racional de medicamentos
Medicamento
Medicine
Advertising
Medicine rational use
description No Brasil, o consumo de medicamentos é favorecido pela multiplicidade de produtos lançados no mercado, pela publicidade que os cerca e pelo simbolismo que o medicamento pode assumir no contexto da saúde. A propaganda é a divulgação do medicamento promovida pela indústria, com foco na marca, utilizando diversas estratégias e cujo retorno é garantido, uma vez que vários estudos apontam que a propaganda consegue alterar o padrão de prescrição dos médicos. Logo, considerando o possível impacto sobre as práticas terapêuticas, seria esperado que o material de propaganda de medicamentos apresentasse informações importantes e confiáveis sobre o produto anunciado. Porém, nem sempre é isto que se observa. No caso de medicamentos, essa prática é fiscalizada e regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que, em 2002, firmou um convênio com várias instituições federais de ensino superior, ampliando a avaliação das propagandas de medicamentos, através do projeto monitora - finalizado em 2009. O projeto expôs em suas considerações finais a grande quantidade de informações irregulares detectadas pelas instituições de ensino. Cinco anos após a finalização do projeto, será analisada a conformidade sanitária das peças publicitárias anunciadas pelas indústrias farmacêuticas. Objetivo: avaliar a conformidade das peças publicitárias divulgadas pela indústria farmacêutica em relação à legislação sanitária (Resolução da Diretoria Colegiada nº 96/08) Metodologia: coleta de peças publicitárias distribuídas em revistas técnicas, hospitais e consultórios médicos localizados no município de Niterói-RJ e análise através do confronto com a legislação sanitária e banco de dados da ANVISA. Resultados e discussão: nenhuma peça publicitária cumpre a legislação sanitária na íntegra. As principais não conformidades detectadas foram nos seguintes itens: legibilidade de informações obrigatórias (29%), frases de alerta (63%), denominação da substância ativa (51%), indicação (14%), contraindicações (20,5%), cuidados e advertências (38,5%), reações adversas (45,5%), interações medicamentosas (23,7%), posologia (24,4%) e destaque de contraindicação e interação medicamentosa (64%). A maioria das indústrias aplica estratégias que dificultam o acesso a informações de restrição de uso do medicamento prejudicando seu uso racional. Conclusão: é evidente a necessidade de um novo modelo fiscalizador e regulador mais rígido que priorize, acima de todos os interesses particulares, um interesse maior, que é o da sociedade. Esta deve ser protegida da propaganda enganosa e abusiva, promovendo o uso racional do medicamento
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-03-27T17:09:17Z
2017-03-27T17:09:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3141
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135394732474368