Aplicação de conceitos ergonômicos, na promoção da qualidade de vida no trabalho: estudo de caso na biblioteca central do CEFET/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Lucia Helena Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4362
Resumo: Esta dissertação está fundamentada em um estudo de caso que utiliza como base a Ergonomia, visto que o cenário atual dos ambientes laborais, face às transformações aceleradas no mundo do trabalho, produziram efeitos negativos como o aumento de incidências de doença e de afastamentos no trabalho. Para tanto a pesquisa possui caráter exploratório e descritivo e tem como proposta discutir, quais os benefícios que a Ergonomia pode trazer para o ambiente da Biblioteca Central do CEFET/RJ e para os funcionários que nela estão inseridos de modo que se possa contribuir para que eles tenham um ambiente mais saudável e seguro e consequentemente mais Qualidade de Vida no Trabalho. A ferramenta utilizada neste estudo foi a Análise Ergonômica do Trabalho que propiciou através de sua análise corrigir e propor um ambiente mais adequado e como consequência uma melhoria na qualidade de vida do trabalho dos funcionários inseridos na biblioteca em questão. Para o alcance deste objetivo fez se necessário: identificar as condições de trabalho, detectar os possíveis riscos, conhecer as atividades e a percepção dos funcionários pertencentes a este ambiente em análise para identificar suas reais necessidades. Este estudo também fez comparação com os resultados e a realidade da biblioteca citada com as normas de ergonomia em vigência. Foi verificado após a análise que os principais fatores ergonômicos ligados ao desconforto estão relacionados com as condições ambientais (iluminação, ruído, temperatura e mobiliário). As contribuições desta pesquisa contemplaram: o ambiente laboral estudado na forma de propiciar melhor QVT, a Instituição na maneira de cooperar com resultados mais positivos e ao mundo acadêmico em geral.
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