Complementaridade no ensino atual de quântica: dos debates entre Einstein e Bohr ao efeito Aharonov-Bohm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Monique Caroline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23837
Resumo: O Princípio da Complementaridade, introduzido por Bohr, é um elemento importante da teoria quântica que costuma ser negligenciado por muitos o considerarem como excessivamente filosófico para ser compreendido. Este trabalho pretende mostrar que este princípio não só foi muito coerente em seu processo de estabelecimento como também é muito útil na descrição de fenômenos quânticos tanto da época de Bohr quanto fenômenos mais atuais e, por isso, pode ser uma ferramenta importante para o ensino de quântica tanto no ensino médio quanto na graduação. Para isto, utilizaremos uma abordagem histórica retratando os debates entre Einstein e Bohr e contextualizaremos o princípio da complementaridade em alguns fenômenos, dentre eles o efeito Aharonov-Bohm.
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