Complementaridade no ensino atual de quântica: dos debates entre Einstein e Bohr ao efeito Aharonov-Bohm
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23837 |
Resumo: | O Princípio da Complementaridade, introduzido por Bohr, é um elemento importante da teoria quântica que costuma ser negligenciado por muitos o considerarem como excessivamente filosófico para ser compreendido. Este trabalho pretende mostrar que este princípio não só foi muito coerente em seu processo de estabelecimento como também é muito útil na descrição de fenômenos quânticos tanto da época de Bohr quanto fenômenos mais atuais e, por isso, pode ser uma ferramenta importante para o ensino de quântica tanto no ensino médio quanto na graduação. Para isto, utilizaremos uma abordagem histórica retratando os debates entre Einstein e Bohr e contextualizaremos o princípio da complementaridade em alguns fenômenos, dentre eles o efeito Aharonov-Bohm. |
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Complementaridade no ensino atual de quântica: dos debates entre Einstein e Bohr ao efeito Aharonov-BohmPrincípio da ComplementaridadeBohrEnsino de QuânticaEfeito Aharonov-BohmHistória da FísicaMonografiaEducação em CiênciasEnsino de FísicaProdução intelectualComplementarity PrincipleBohrQuantum Physics EducationHistory of PhysicsAharonov-Bohm EffectO Princípio da Complementaridade, introduzido por Bohr, é um elemento importante da teoria quântica que costuma ser negligenciado por muitos o considerarem como excessivamente filosófico para ser compreendido. Este trabalho pretende mostrar que este princípio não só foi muito coerente em seu processo de estabelecimento como também é muito útil na descrição de fenômenos quânticos tanto da época de Bohr quanto fenômenos mais atuais e, por isso, pode ser uma ferramenta importante para o ensino de quântica tanto no ensino médio quanto na graduação. Para isto, utilizaremos uma abordagem histórica retratando os debates entre Einstein e Bohr e contextualizaremos o princípio da complementaridade em alguns fenômenos, dentre eles o efeito Aharonov-Bohm.The Complementarity Principle, introduced by Bohr, is an essential conceptual aspect of quantum theory that is often ignored for being considered too philosophical. The purpose of this study is to show how coherent was the process of establishing this principle and to prove how useful this principle can be to help us to visualize some quantum phenomena. Therefore, we consider that the Complementarity Principle can be an important tool to teach quantum physics both in high school and in undergraduate education level. Based on this, we chose to use a historical approach to report Bohr and Einstein debates and to contextualize the complementarity principle in some phenomena, such as the AharonovBohm effect.Universidade Federal FluminenseNiteróiSouza, Reinaldo Faria de Melo eSouza, Reinaldo Faria de Melo eDechoum, KaledMaia, Thiago HartzMedeiros, Monique Caroline2021-12-08T17:13:58Z2021-12-08T17:13:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMedeiros, Monique Caroline. Complementaridade no ensino atual de Quântica: dos debates entre Einstein e Bohr ao efeito Aharonov-Bohm. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23837Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-08T17:13:58Zoai:app.uff.br:1/23837Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-08T17:13:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O Princípio da Complementaridade, introduzido por Bohr, é um elemento importante da teoria quântica que costuma ser negligenciado por muitos o considerarem como excessivamente filosófico para ser compreendido. Este trabalho pretende mostrar que este princípio não só foi muito coerente em seu processo de estabelecimento como também é muito útil na descrição de fenômenos quânticos tanto da época de Bohr quanto fenômenos mais atuais e, por isso, pode ser uma ferramenta importante para o ensino de quântica tanto no ensino médio quanto na graduação. Para isto, utilizaremos uma abordagem histórica retratando os debates entre Einstein e Bohr e contextualizaremos o princípio da complementaridade em alguns fenômenos, dentre eles o efeito Aharonov-Bohm. |
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