Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34121 |
Resumo: | Após a pandemia da Covid-19, notou-se uma crescente desmotivação por parte dos alunos quanto às aulas tradicionais, ou seja, aulas não dialógicas e sem a utilização de recursos didáticos, onde o professor é o detentor do conhecimento e apenas transfere ao aluno as informações, destacando-se a necessidade de melhor contextualização e incentivo, de modo a atrair o interesse destes alunos aos conteúdos das aulas de Química. Com este intuito, e considerando o uso gradativo de diferentes recursos didáticos pedagógicos durante o período pandêmico, buscou-se investigar a influência da utilização de animes no Ensino de Química. Este projeto propõe uma análise da aplicabilidade deste recurso didático na prática docente, definindo benefícios, de modo a facilitar a aprendizagem e gerar maior interesse no conteúdo explorado, bem como as dificuldades e desafios em sua utilização e aceitação por parte dos alunos e professores. Para isso, este projeto foi aplicado em três turmas de Ensino Médio, verificando a execução referente ao conteúdo de Termoquímica - Processos Exotérmicos e Endotérmicos utilizando o anime My Hero Academia (Minha Academia de Heróis). Este trabalho baseou-se nos pressupostos teóricos metodológicos de Vygotsky e realizou-se por meio de uma sequência didática autoral, criada a partir das concepções de Zabala. Foi possível comprovar a eficiência do uso de animes no Ensino de Química através dos resultados obtidos durante a realização da sequência didática, da análise dos questionários aplicados e dos comentários dos alunos. Os comentários do professor supervisor do colégio acerca do desempenho apresentado pelos alunos após a realização da aula também corroboraram para a eficiência do recurso didático. |
id |
UFF-2_9bda6914fc4b84cbf39c85c4b833ac91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34121 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímicaAnimesEnsino de químicaRecurso didáticoSequência didáticaEnsino da CiênciaTermoquímicaChemistry teachingDidactic resourceDidactic sequenceApós a pandemia da Covid-19, notou-se uma crescente desmotivação por parte dos alunos quanto às aulas tradicionais, ou seja, aulas não dialógicas e sem a utilização de recursos didáticos, onde o professor é o detentor do conhecimento e apenas transfere ao aluno as informações, destacando-se a necessidade de melhor contextualização e incentivo, de modo a atrair o interesse destes alunos aos conteúdos das aulas de Química. Com este intuito, e considerando o uso gradativo de diferentes recursos didáticos pedagógicos durante o período pandêmico, buscou-se investigar a influência da utilização de animes no Ensino de Química. Este projeto propõe uma análise da aplicabilidade deste recurso didático na prática docente, definindo benefícios, de modo a facilitar a aprendizagem e gerar maior interesse no conteúdo explorado, bem como as dificuldades e desafios em sua utilização e aceitação por parte dos alunos e professores. Para isso, este projeto foi aplicado em três turmas de Ensino Médio, verificando a execução referente ao conteúdo de Termoquímica - Processos Exotérmicos e Endotérmicos utilizando o anime My Hero Academia (Minha Academia de Heróis). Este trabalho baseou-se nos pressupostos teóricos metodológicos de Vygotsky e realizou-se por meio de uma sequência didática autoral, criada a partir das concepções de Zabala. Foi possível comprovar a eficiência do uso de animes no Ensino de Química através dos resultados obtidos durante a realização da sequência didática, da análise dos questionários aplicados e dos comentários dos alunos. Os comentários do professor supervisor do colégio acerca do desempenho apresentado pelos alunos após a realização da aula também corroboraram para a eficiência do recurso didático.After the Covid-19 pandemic, there was a growing lack of motivation on the part of students regarding traditional classes, that is, non-dialogical classes without the use of teaching resources, where the teacher is the holder of knowledge and only transfers the information to the student, highlighting the need for better contextualization and encouragement, in order to attract the interest of these students to the contents of Chemistry classes. With this in mind, and considering the gradual use of different pedagogical didactic resources during the pandemic period, we sought to investigate the influence of the use of anime in Chemistry Teaching. This project proposes an analysis of the applicability of this didactic resource in teaching practice, defining benefits, in order to facilitate learning and generate greater interest in the explored content, as well as the difficulties and challenges in its use and acceptance by students and teachers. For this, this project will be applied in three high school classes, verifying the execution regarding the content of Thermochemistry - Exothermic and Endothermic Processes using the anime My Hero Academia. This work will be based on Vygotsky's methodological theoretical assumptions and will be carried out through an authorial didactic sequence, created from Zabala's conceptions. It was possible to prove the efficiency of using animes in Chemistry Teaching through the results obtained during the didactic sequence, the analysis of the questionnaires administered and the students' comments. The school's supervising teacher's comments about the students' performance after completing the class also corroborated the efficiency of the didactic resource.61Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Gonçalves, Marina de Monroehttp://lattes.cnpq.br/1788834542390804Lopes, José Guilherme da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1673436265417982de Castro, Beatriz Gattihttp://lattes.cnpq.br/6516988814377281Quintella, Sophia Cunha2024-08-13T16:02:44Z2024-08-13T16:02:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfQUINTELLA, Sophia Cunha. Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34121CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-13T16:02:49Zoai:app.uff.br:1/34121Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-13T16:02:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica |
title |
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica Quintella, Sophia Cunha Animes Ensino de química Recurso didático Sequência didática Ensino da Ciência Termoquímica Chemistry teaching Didactic resource Didactic sequence |
title_short |
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica |
title_full |
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica |
title_sort |
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica |
author |
Quintella, Sophia Cunha |
author_facet |
Quintella, Sophia Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 Gonçalves, Marina de Monroe http://lattes.cnpq.br/1788834542390804 Lopes, José Guilherme da Silva http://lattes.cnpq.br/1673436265417982 de Castro, Beatriz Gatti http://lattes.cnpq.br/6516988814377281 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintella, Sophia Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animes Ensino de química Recurso didático Sequência didática Ensino da Ciência Termoquímica Chemistry teaching Didactic resource Didactic sequence |
topic |
Animes Ensino de química Recurso didático Sequência didática Ensino da Ciência Termoquímica Chemistry teaching Didactic resource Didactic sequence |
description |
Após a pandemia da Covid-19, notou-se uma crescente desmotivação por parte dos alunos quanto às aulas tradicionais, ou seja, aulas não dialógicas e sem a utilização de recursos didáticos, onde o professor é o detentor do conhecimento e apenas transfere ao aluno as informações, destacando-se a necessidade de melhor contextualização e incentivo, de modo a atrair o interesse destes alunos aos conteúdos das aulas de Química. Com este intuito, e considerando o uso gradativo de diferentes recursos didáticos pedagógicos durante o período pandêmico, buscou-se investigar a influência da utilização de animes no Ensino de Química. Este projeto propõe uma análise da aplicabilidade deste recurso didático na prática docente, definindo benefícios, de modo a facilitar a aprendizagem e gerar maior interesse no conteúdo explorado, bem como as dificuldades e desafios em sua utilização e aceitação por parte dos alunos e professores. Para isso, este projeto foi aplicado em três turmas de Ensino Médio, verificando a execução referente ao conteúdo de Termoquímica - Processos Exotérmicos e Endotérmicos utilizando o anime My Hero Academia (Minha Academia de Heróis). Este trabalho baseou-se nos pressupostos teóricos metodológicos de Vygotsky e realizou-se por meio de uma sequência didática autoral, criada a partir das concepções de Zabala. Foi possível comprovar a eficiência do uso de animes no Ensino de Química através dos resultados obtidos durante a realização da sequência didática, da análise dos questionários aplicados e dos comentários dos alunos. Os comentários do professor supervisor do colégio acerca do desempenho apresentado pelos alunos após a realização da aula também corroboraram para a eficiência do recurso didático. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-13T16:02:44Z 2024-08-13T16:02:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUINTELLA, Sophia Cunha. Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34121 |
identifier_str_mv |
QUINTELLA, Sophia Cunha. Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838900466483200 |