A construção das redes de atenção aos usuário de álcool e outras drogas na saúde mental de municípios da baixada fluminense do Estado do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23387 |
Resumo: | A presente tese analisa o processo de constituição e funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para usuários de crack, álcool e outras drogas na baixada fluminense, estado do Rio de Janeiro. A RAPS integra as Redes de Atenção à Saúde, instituídas pelo Ministério da Saúde no ano de 2011, como estratégia de reorganização do Sistema Único de Saúde (SUS) em face do desafio de superar a fragmentação da atenção e, ao mesmo tempo, assegurar ao usuário um conjunto de ações e serviços para responder às suas necessidades de saúde. No caso específico da RAPS, a proposta ministerial é “a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)” (BRASIL, 2011). O estudo da tese parte do entendimento de que a construção da política pública possui caráter processual, sendo fundamental compreender os múltiplos intervenientes que afetam sua materialização e conferem-lhe características peculiares em relação ao desenho original da política. De natureza qualitativa, o estudo desenvolvido teve como principais procedimentos metodológicos: a revisão de literatura sobre a temática, o levantamento documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, de forma a triangular as fontes de informação e possibilitar a escuta da fala dos sujeitos envolvidos e interessados nos serviços de atenção aos usuários de álcool e outras drogas na baixada fluminense. A pesquisa de campo se deu em duas etapas. A primeira etapa constituiu um levantamento exploratório inicial, com o intuito de identificar os informantes-chave, de modo a resgatar a história da política de saúde mental na baixada fluminense, com especial atenção à trajetória de constituição da RAPS na região. Nessa etapa, foram entrevistados gestores e profissionais vinculados à Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2000 a 2003 – período de implantação da RAPS na baixada fluminense – que atuaram nesse processo. Nessa etapa foi também realizado o levantamento dos serviços e ações da RAPS na questão da droga no território estudado. A segunda etapa buscou examinar a dinâmica de funcionamento da RAPS na região e compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas, de natureza individual, com gestores e técnicos vinculados aos CAPS AD e CAPS AD III. Os resultados do estudo apontam a ausência de formação de parte dos profissionais da rede, a precarização dos espaços e serviços ofertados e a necessidade de se romper com o estereótipo socialmente construído do usuário de drogas como: “vagabundo”, incapaz e criminoso. Por outro lado, nota-se que as equipes atuantes no CAPS AD e CAPS AD III possuem um papel importante na garantia de direitos dos usuários de drogas, reconhecem a redução de danos como estratégia para a atenção em saúde mental e promovem certa articulação entre os serviços municipais para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas. No entanto, observa-se que ainda existe a necessidade de um avanço no trato da política de saúde mental para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas na baixada fluminense, sobretudo no que tange a melhorias da estrutura física dos serviços, à contratação de mais profissionais e à formação continuada para os sujeitos envolvidos na rede |
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A construção das redes de atenção aos usuário de álcool e outras drogas na saúde mental de municípios da baixada fluminense do Estado do Rio de JaneiroPolítica de saúde mentalRede intersetorialUsuários de drogasRedução de danosBaixada FluminensePolítica de saúde mentalAção intersetorialDroga ilícitaAlcoólatraRedução de danoBaixada Fluminense (Rio de Janeiro, RJ)Mental health policyIntersectoral networkDrug usersHarm reductionBaixada FluminenseA presente tese analisa o processo de constituição e funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para usuários de crack, álcool e outras drogas na baixada fluminense, estado do Rio de Janeiro. A RAPS integra as Redes de Atenção à Saúde, instituídas pelo Ministério da Saúde no ano de 2011, como estratégia de reorganização do Sistema Único de Saúde (SUS) em face do desafio de superar a fragmentação da atenção e, ao mesmo tempo, assegurar ao usuário um conjunto de ações e serviços para responder às suas necessidades de saúde. No caso específico da RAPS, a proposta ministerial é “a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)” (BRASIL, 2011). O estudo da tese parte do entendimento de que a construção da política pública possui caráter processual, sendo fundamental compreender os múltiplos intervenientes que afetam sua materialização e conferem-lhe características peculiares em relação ao desenho original da política. De natureza qualitativa, o estudo desenvolvido teve como principais procedimentos metodológicos: a revisão de literatura sobre a temática, o levantamento documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, de forma a triangular as fontes de informação e possibilitar a escuta da fala dos sujeitos envolvidos e interessados nos serviços de atenção aos usuários de álcool e outras drogas na baixada fluminense. A pesquisa de campo se deu em duas etapas. A primeira etapa constituiu um levantamento exploratório inicial, com o intuito de identificar os informantes-chave, de modo a resgatar a história da política de saúde mental na baixada fluminense, com especial atenção à trajetória de constituição da RAPS na região. Nessa etapa, foram entrevistados gestores e profissionais vinculados à Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2000 a 2003 – período de implantação da RAPS na baixada fluminense – que atuaram nesse processo. Nessa etapa foi também realizado o levantamento dos serviços e ações da RAPS na questão da droga no território estudado. A segunda etapa buscou examinar a dinâmica de funcionamento da RAPS na região e compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas, de natureza individual, com gestores e técnicos vinculados aos CAPS AD e CAPS AD III. Os resultados do estudo apontam a ausência de formação de parte dos profissionais da rede, a precarização dos espaços e serviços ofertados e a necessidade de se romper com o estereótipo socialmente construído do usuário de drogas como: “vagabundo”, incapaz e criminoso. Por outro lado, nota-se que as equipes atuantes no CAPS AD e CAPS AD III possuem um papel importante na garantia de direitos dos usuários de drogas, reconhecem a redução de danos como estratégia para a atenção em saúde mental e promovem certa articulação entre os serviços municipais para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas. No entanto, observa-se que ainda existe a necessidade de um avanço no trato da política de saúde mental para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas na baixada fluminense, sobretudo no que tange a melhorias da estrutura física dos serviços, à contratação de mais profissionais e à formação continuada para os sujeitos envolvidos na redeThe present thesis analyzes both the constitution and operation process of the Psychosocial Care Networks (RAPS) for crack and alcohol users as well as other drugs in baixada fluminense, Rio de Janeiro state. RAPS integrate Health Care Networks which were established by the Ministry of Health in 2011 as a reorganization strategy of the Unified Health System (SUS) in light of the challenge to overcome the attention fragmentation and also to provide the user a set of actions and services to meet their health needs. In the specific case of RAPS, the ministerial proposal is “the creation, expansion and articulation of health care points for people with suffering or mental disorders and with needs arising from the use of crack, alcohol and other drugs under the Unified Health System (SUS)” (BRASIL,2011). The study of the thesis starts from the understanding that the construction of this public policy has a procedural nature and it is fundamental to understand the multiple actors that affect its materialization and give it peculiar characteristics in relation to the original policy design. The developed study has had as main methodological procedures of qualitative nature: The literature review on the subject, the documentary survey and semi-structured interviews with key informants to triangulate the sources of information as well as to enable the listening of the speech related to both people involved and interested in care services for alcohol users and other drugs in baixada fluminense. Field research has taken place in two stages: The first stage has been an initial exploratory survey to identify key informants in order to retrieve the mental health policy history in baixada fluminense while paying special attention to the formation of RAPS in the region. At this stage, managers and professionals who were linked to the Rio de Janeiro State Secretariat for Health were interviewed from 2000 to 2003 - RAPS implementation period in baixada fluminense – and also worked in this process. At this stage, the survey of services and actions related to RAPS on the drug issue in the studied territory was also carried out. The second stage has looked for the dynamic examination of RAPS operation in the region and it has also included semi-structured interviews of an individual nature with managers and technicians linked to CAPS AD and CAPS AD III. The results of this study indicate the lack of training on the part of network professionals, the precariousness of the spaces and services offered and the need to break socially constructed stereotypes related to drug users such as: “vagabond”, incapable and criminal. On the other hand, it is possible to notice that CAPS AD and CAPS AD III teams play an important role in guaranteeing drug users' rights, recognizing harm reduction as a strategy for mental health care and they also promote some articulation between municipal services for the care of users of alcohol and other drugs. However, it is noticed that there is still a need for further progress in addressing mental health policy for the care of alcohol and other drug users in baixada fluminense, especially with regard to improvements in the physical structure of the services, hiring more professionals and a continuing education for people involved in the network201 f.Senna, Mônica de Castro MaiaDuarte, Marco JoséAlarcon, SérgioLobato, Lenaura de Vasconcelos Costa,Passos, Rachel GouveaLima, Rita de Cassia CavalcantePrudencio, Juliana Desiderio Lobo2021-09-28T15:57:42Z2021-09-28T15:57:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPRUDENCIO, Juliana Desiderio Lobo. A construção das redes de atenção aos usuários de álcool e outras drogas na saúde mental de municípios da baixada fluminense do Estado do Rio de Janeiro. 2019. 201 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23387http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-09T18:34:29Zoai:app.uff.br:1/23387Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:44.591800Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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