A participação da maçonaria brasileira na defesa do ensino laico e na criação e manutenção de escolas no final do século XIX (1869-1900) no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22741 |
Resumo: | A pesquisa escrita a partir do campo da história da educação busca apresentar à comunidade acadêmica a contribuição da maçonaria na educação brasileira no final do século XIX. A maçonaria é sempre citada nos livros de História do Brasil principalmente por conta da sua atuação política no século XIX, no entanto, a participação da ordem noutros acontecimentos históricos nacionais carecem de maiores investigações. A pesquisa adota a metodologia bibliográfica e documental visando investigar a criação e manutenção de escolas pela maçonaria brasileira no período compreendido entre 1869 e 1900, analisando o seu papel tanto na defesa do ensino laico quanto na participação efetiva na educação nacional. Foram analisados os boletins oficiais da maçonaria brasileira sob a guarda da seção de periódicos da Fundação Biblioteca Nacional, instituição localizada na cidade do Rio de Janeiro. Tomamos a participação da maçonaria na criação e manutenção de escolas assim como a defesa do ensino laico tanto como fonte quanto objeto de pesquisa. O texto destaca a luta da maçonaria na defesa do ensino laico, público e gratuito; a fundação e manutenção de escolas pela maçonaria; e, a influência da maçonaria na ilustração brasileira no final do século XIX. No final do século XIX a instituição maçônica ligada ao campo liberal lutou pelo estabelecimento de uma sociedade secular. Os posicionamentos maçônicos eram contrários à visão de mundo defendida pela Igreja Católica. A pesquisa pretende preencher lacunas da história do Brasil que foram omitidas em grande parte dos livros de história ao demonstrar que a instituição maçonaria apesar de manter um número expressivo de escolas por todo o país no final do século XIX passou despercebida pela historiografia tradicional. Que a maçonaria dentre outras instituições também deu sua contribuição à história brasileira, sobretudo a história da educação. |
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