Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27451 |
Resumo: | O comércio varejista de vestuário e acessórios é o ramo com maior número de empresas no Brasil. Diante de um cenário extremamente competitivo, as empresas devem buscar, cada vez mais, o aprimoramento de seus processos internos a fim de maturar sua gestão e se consolidarem no mercado. Nesse contexto, um dos principais problemas enfrentados pelos grandes varejistas consiste no desabastecimento das gôndolas, já que problemas como pedidos de cancelamentos, perdas na confecção de materiais e alguns bloqueios comerciais são comuns, formando assim, os chamados pontos de ruptura. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo propor um método de ordenação dos produtos de uma empresa de moda varejista de acordo com a sua adequação a um modelo de antecipação de demanda para realização de pedidos para a fábrica. A trajetória de desenvolvimento do modelo proposto incluiu uma pesquisa blibiográfica para levantamento de indicações e contextos de utilização de métodos de identificação e classificação de critérios. Além disso, foram realizadas análises de documentação técnica e gerencial disponibilizada pela empresa, entrevistas abertas com colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de realização de pedidos. Dessa forma, foram identificados os principais critérios a serem utilizados em decisões de seleção dos produtos que devem fazer parte do modelo baseado no Value Focused Thinking e, por fim, propõe-se um método de ranqueamento dos produtos de acordo com seu grau de importância, definida pelos critérios selecionados, através do PROMETHEE II. Os principais resultados incluem a proposta de ordenação dos produtos e a validação do funcionamento do modelo proposto para adequação dos produtos à ferramenta. |
id |
UFF-2_9cdf3786b9454dcca3321848d5bee810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27451 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de modaRupturaVarejoTêxtilCadeia de SuprimentosVFTMCDAPROMETHEEBreaking pointsRetailTextileSupply ChainVFTMDCAPROMETHEEO comércio varejista de vestuário e acessórios é o ramo com maior número de empresas no Brasil. Diante de um cenário extremamente competitivo, as empresas devem buscar, cada vez mais, o aprimoramento de seus processos internos a fim de maturar sua gestão e se consolidarem no mercado. Nesse contexto, um dos principais problemas enfrentados pelos grandes varejistas consiste no desabastecimento das gôndolas, já que problemas como pedidos de cancelamentos, perdas na confecção de materiais e alguns bloqueios comerciais são comuns, formando assim, os chamados pontos de ruptura. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo propor um método de ordenação dos produtos de uma empresa de moda varejista de acordo com a sua adequação a um modelo de antecipação de demanda para realização de pedidos para a fábrica. A trajetória de desenvolvimento do modelo proposto incluiu uma pesquisa blibiográfica para levantamento de indicações e contextos de utilização de métodos de identificação e classificação de critérios. Além disso, foram realizadas análises de documentação técnica e gerencial disponibilizada pela empresa, entrevistas abertas com colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de realização de pedidos. Dessa forma, foram identificados os principais critérios a serem utilizados em decisões de seleção dos produtos que devem fazer parte do modelo baseado no Value Focused Thinking e, por fim, propõe-se um método de ranqueamento dos produtos de acordo com seu grau de importância, definida pelos critérios selecionados, através do PROMETHEE II. Os principais resultados incluem a proposta de ordenação dos produtos e a validação do funcionamento do modelo proposto para adequação dos produtos à ferramenta.The retail trade of clothing and accessories is the branch with the largest number of companies in Brazil. Faced with an extremely competitive scenario, companies must increasingly seek to improve their internal processes in order to mature their management and consolidate themselves in the market. In this context, one of the main problems faced by large retailers is the shortage of shelves, since problems such as request for cancellations, losses in the manufacture of materials and some commercial blockages are common, thus forming the so- called breaking points. Thus, the present study aims to propose a method of ordering the products of a retail fashion company according to their adequacy to a model of anticipation of demand for placing orders with the factory. The trajectory of development of the proposed model included bibliographical search to survey indications and contexts of use identification and classification of criteria methods. In addition, analysis of the technical and managerial documentation made available by the company were carried out, open interviews with employees from the areas involved, mapping of the order fulfillment flow. In this way, the main criteria to be used in product selection decisions that should be part of the model based on Value Focused Thinking were identified, and, finally, a method of ranking products according to their importance, is proposed defined by the selected criteria, through PROMETHEE II. The main results include the proposed ordering of the products and the validation of the proposed model for adapting the products to the tool.77 p.Monteiro, Marcelo MacielSilva, Diogo Ferreira de LimaRoboredo, Marcos CostaAlmeida, Elana Siqueira2022-12-29T14:26:35Z2022-12-29T14:26:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Elana Siqueira. Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/27451CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-29T14:26:38Zoai:app.uff.br:1/27451Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:26.984460Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda |
title |
Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda |
spellingShingle |
Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda Almeida, Elana Siqueira Ruptura Varejo Têxtil Cadeia de Suprimentos VFT MCDA PROMETHEE Breaking points Retail Textile Supply Chain VFT MDCA PROMETHEE |
title_short |
Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda |
title_full |
Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda |
title_fullStr |
Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda |
title_full_unstemmed |
Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda |
title_sort |
Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda |
author |
Almeida, Elana Siqueira |
author_facet |
Almeida, Elana Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Marcelo Maciel Silva, Diogo Ferreira de Lima Roboredo, Marcos Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Elana Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruptura Varejo Têxtil Cadeia de Suprimentos VFT MCDA PROMETHEE Breaking points Retail Textile Supply Chain VFT MDCA PROMETHEE |
topic |
Ruptura Varejo Têxtil Cadeia de Suprimentos VFT MCDA PROMETHEE Breaking points Retail Textile Supply Chain VFT MDCA PROMETHEE |
description |
O comércio varejista de vestuário e acessórios é o ramo com maior número de empresas no Brasil. Diante de um cenário extremamente competitivo, as empresas devem buscar, cada vez mais, o aprimoramento de seus processos internos a fim de maturar sua gestão e se consolidarem no mercado. Nesse contexto, um dos principais problemas enfrentados pelos grandes varejistas consiste no desabastecimento das gôndolas, já que problemas como pedidos de cancelamentos, perdas na confecção de materiais e alguns bloqueios comerciais são comuns, formando assim, os chamados pontos de ruptura. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo propor um método de ordenação dos produtos de uma empresa de moda varejista de acordo com a sua adequação a um modelo de antecipação de demanda para realização de pedidos para a fábrica. A trajetória de desenvolvimento do modelo proposto incluiu uma pesquisa blibiográfica para levantamento de indicações e contextos de utilização de métodos de identificação e classificação de critérios. Além disso, foram realizadas análises de documentação técnica e gerencial disponibilizada pela empresa, entrevistas abertas com colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de realização de pedidos. Dessa forma, foram identificados os principais critérios a serem utilizados em decisões de seleção dos produtos que devem fazer parte do modelo baseado no Value Focused Thinking e, por fim, propõe-se um método de ranqueamento dos produtos de acordo com seu grau de importância, definida pelos critérios selecionados, através do PROMETHEE II. Os principais resultados incluem a proposta de ordenação dos produtos e a validação do funcionamento do modelo proposto para adequação dos produtos à ferramenta. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29T14:26:35Z 2022-12-29T14:26:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Elana Siqueira. Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022 http://app.uff.br/riuff/handle/1/27451 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Elana Siqueira. Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823560414461952 |