Autodeclarar-se, uma análise sobre o acesso à universidade por meio de ações afirmativas na UFF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22479 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a contextualização da formação da sociedade brasileira com a definitiva contribuição dos negros, bem como as dificuldades que tiveram de acesso à educação desde sua chegada em território brasileiro; suas lutas, reivindicações e introdução do negro à educação básica e ao ensino superior. No Brasil atual, discussões que antes eram definidas como tendo um consenso retornam ao centro das discussões técnico-científicas como controvérsias sobre as quais os mais variados atores discordam ou concordam, o que afeta diretamente a comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo, as iniciativas de proposições de softwares para resolver as questões que são levantadas nesses debates contrastam com as poucas iniciativas de compreensão da situação no contexto da formação em Sistemas de Informação. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivos mapear e visualizar as questões relacionadas com o entendimento da autodeclaração racial para ingresso na Universidade Federal Fluminense, a realidade dos ingressantes de ações afirmativas e a evolução da universidade pós-implementação da “Lei de Cotas”. Para isso, elabora uma análise que auxilie no desenvolvimento de mecanismos ou sistemas de apoio para melhoria nos processos de acesso, permanência e graduação de grupos minoritários nas universidades brasileiras, em especial, na Universidade Federal Fluminense, contando com a visão de alguns integrantes da comunidade acadêmica envolvidos no processo de evolução constante de uma universidade que caminhe para uma integração maior à sociedade, ao indivíduo e à tecnologia. Considera-se que a subjetividade no processo de heteroidentificação para ingresso nas universidades não deve ser utilizada como subterfúgio objetivando reduzir ou extinguir políticas de ações afirmativas. Além disso, o aperfeiçoamento dos processos para heteroidentificar indivíduos deve compreender as diversas nuances que formam a sociedade brasileira em sua pluralidade. Ademais, sistemas de informação desenvolvidos com a contribuição dos mais variados atores podem auxiliar na evolução do processo, contribuindo diretamente para a manutenção de políticas de ações afirmativas, fundamentais para a democratização do acesso à educação superior pública |
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Autodeclarar-se, uma análise sobre o acesso à universidade por meio de ações afirmativas na UFFAções afirmativasCotas raciaisHeteroidentificaçãoSistemas de informaçãoProgramas de Ação AfirmativaEnsino superiorSistema de informaçãoAffirmative actionsRacial quotasHeteroidentificationInformation systemsEste trabalho apresenta a contextualização da formação da sociedade brasileira com a definitiva contribuição dos negros, bem como as dificuldades que tiveram de acesso à educação desde sua chegada em território brasileiro; suas lutas, reivindicações e introdução do negro à educação básica e ao ensino superior. No Brasil atual, discussões que antes eram definidas como tendo um consenso retornam ao centro das discussões técnico-científicas como controvérsias sobre as quais os mais variados atores discordam ou concordam, o que afeta diretamente a comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo, as iniciativas de proposições de softwares para resolver as questões que são levantadas nesses debates contrastam com as poucas iniciativas de compreensão da situação no contexto da formação em Sistemas de Informação. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivos mapear e visualizar as questões relacionadas com o entendimento da autodeclaração racial para ingresso na Universidade Federal Fluminense, a realidade dos ingressantes de ações afirmativas e a evolução da universidade pós-implementação da “Lei de Cotas”. Para isso, elabora uma análise que auxilie no desenvolvimento de mecanismos ou sistemas de apoio para melhoria nos processos de acesso, permanência e graduação de grupos minoritários nas universidades brasileiras, em especial, na Universidade Federal Fluminense, contando com a visão de alguns integrantes da comunidade acadêmica envolvidos no processo de evolução constante de uma universidade que caminhe para uma integração maior à sociedade, ao indivíduo e à tecnologia. Considera-se que a subjetividade no processo de heteroidentificação para ingresso nas universidades não deve ser utilizada como subterfúgio objetivando reduzir ou extinguir políticas de ações afirmativas. Além disso, o aperfeiçoamento dos processos para heteroidentificar indivíduos deve compreender as diversas nuances que formam a sociedade brasileira em sua pluralidade. Ademais, sistemas de informação desenvolvidos com a contribuição dos mais variados atores podem auxiliar na evolução do processo, contribuindo diretamente para a manutenção de políticas de ações afirmativas, fundamentais para a democratização do acesso à educação superior públicaThis work presents the contextualization of the formation of Brazilian society with the ultimate contribution of blacks, and the difficulties they had in accessing education since their arrival in Brazilian territory; their struggles, claims and introduction of blacks to basic education and higher education. In Brazil today, discussions that were previously defined as having a consensus return to the center of technical-scientific discussions as controversies on which the most varied actors disagree or agree, which directly affects the academic community. At the same time, the initiatives for proposing software to resolve the issues raised in these debates contrast with the few initiatives to understand the situation in the context of training in Information Systems. Thus, this research aims to map and visualize the issues related to the understanding of racial self-declaration for admission to the Federal Fluminense University, the reality of affirmative action students and the evolution of the university after the implementation of the “Quota Law”. To this end, it elaborates an analysis that helps in the development of support mechanisms or systems to improve the processes of access, permanence and graduation of minority groups at Brazilian universities, especially at Universidade Federal Fluminense, with the vision of some members of the community academic involved in the process of constant evolution of a university that is moving towards greater integration with society, the individual and technology. It is considered that subjectivity in the process of heteroidentification for admission to universities should not be used as a subterfuge in order to reduce or extinguish affirmative action policies. Furthermore, the improvement of the processes to heteroidentify individuals must understand the diverse nuances that form Brazilian society in its plurality. In addition, information systems developed with the contribution of the most varied actors can assist in the evolution of the process, directly contributing to the maintenance of affirmative action policies, fundamental to the democratization of access to public higher educationCafezeiro, IsabelMochetti, KarinaFornazin, MarceloLima, Alberto Jorge Silva deSantos, Caio Lima dos2021-07-06T15:40:56Z2021-07-06T15:40:56Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Caio Lima dos. 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