Educação básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Camila Azevedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14697
Resumo: A presente pesquisa buscou evidenciar a disputa pela educação básica no jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento, apreendendo o modus operandi da empresa internacional de consultoria McKinsey & Company na consolidação de vínculos estratégicos com intelectuais orgânicos que protagonizam o movimento contemporâneo da mundialização da educação, com destaque para as repercussões no Brasil e em Portugal. Alicerçado no materialismo histórico e, mais especificamente, no conceito gramsciano de intelectual orgânico e em contribuições marxistas sobre mercantilização, mundialização e reforma empresarial da educação, o processo de investigação consistiu em uma análise baseada em fontes documentais escritas e orais, com um recorte empírico que abrangeu tanto as formulações da McKinsey sobre sistemas escolares, a partir dos anos 2000, como seus vínculos nas formações sociais brasileira e portuguesa, a partir da oficialização das entidades empresariais Todos pela Educação e Empresários pela Inclusão Social em 2006. Seguindo uma organização teórico-metodológica voltada para essas duas frentes de análise, verificamos que uma poderosa indústria especializada em assuntos educacionais, no bojo do movimento histórico do capitalismo neoliberal de Terceira Via, impulsiona o processo que denominamos de mercantilização via consultocracia em rede. Nessa direção, tendo em vista a lógica de reformas empresariais para a educação básica que são exportadas mundialmente, com base na unidade forma e conteúdo que envolve as estratégias de consultocracia em rede e os fundamentos da eficácia gerencialista, identificamos que a McKinsey divulga sua expertise em assuntos educacionais por meio dos seus relatórios sobre sistemas escolares, buscando criar demanda para a venda dos seus pacotes de soluções educacionais. Portanto, a relevância do estudo consistiu em desvelar a correlação de forças que atravessa tanto a articulação hegemônica como as disputas para explorar a educação básica como nicho de mercado, explicitando como a mercantilização via consultocracia em rede configura uma materialidade mais aguda na atual conjuntura educacional brasileira, bem como uma incursão de caráter mitigado na realidade educacional portuguesa
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Alicerçado no materialismo histórico e, mais especificamente, no conceito gramsciano de intelectual orgânico e em contribuições marxistas sobre mercantilização, mundialização e reforma empresarial da educação, o processo de investigação consistiu em uma análise baseada em fontes documentais escritas e orais, com um recorte empírico que abrangeu tanto as formulações da McKinsey sobre sistemas escolares, a partir dos anos 2000, como seus vínculos nas formações sociais brasileira e portuguesa, a partir da oficialização das entidades empresariais Todos pela Educação e Empresários pela Inclusão Social em 2006. Seguindo uma organização teórico-metodológica voltada para essas duas frentes de análise, verificamos que uma poderosa indústria especializada em assuntos educacionais, no bojo do movimento histórico do capitalismo neoliberal de Terceira Via, impulsiona o processo que denominamos de mercantilização via consultocracia em rede. Nessa direção, tendo em vista a lógica de reformas empresariais para a educação básica que são exportadas mundialmente, com base na unidade forma e conteúdo que envolve as estratégias de consultocracia em rede e os fundamentos da eficácia gerencialista, identificamos que a McKinsey divulga sua expertise em assuntos educacionais por meio dos seus relatórios sobre sistemas escolares, buscando criar demanda para a venda dos seus pacotes de soluções educacionais. Portanto, a relevância do estudo consistiu em desvelar a correlação de forças que atravessa tanto a articulação hegemônica como as disputas para explorar a educação básica como nicho de mercado, explicitando como a mercantilização via consultocracia em rede configura uma materialidade mais aguda na atual conjuntura educacional brasileira, bem como uma incursão de caráter mitigado na realidade educacional portuguesaPDSE - PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIORThis research has sought to highlight the dispute for basic education in the game of entrepreneurs in the world market of knowledge, apprehending the modus operandi of the international consulting firm McKinsey & Company in the consolidation of strategic ties with organic intellectuals who lead the contemporary movement of the globalization of education, with emphasis on the repercussions in Brazil and Portugal. Based on historical materialism and more specifically on the Gramscian concept of organic intellectual along with the Marxist contributions about mercantilization, globalization and corporate reform of education, the investigation process consisted of a written and oral documentary using sources-based analysis, with an empirical focus that covered both the McKinsey’s formulations about school systems, since the 2000s, and its ties to Brazilian and Portuguese social formations, from the officialization of the corporate entities Todos pela Educação and Empresários pela Inclusão Social in 2006. Following a theoretical-methodological organization focused on these two fronts of analysis, we verified that a powerful industry specialized in educational matters, in the midst of the historical movement of the Third Way neoliberal capitalism, drivers the process we call commodification via networking consultocracy. In this way, considering the logic of corporate reforms to basic education that are exported worldwide, based on the unity of form and content that involves networking consultocracy strategies and the fundamentals of managerialist effectiveness, we identified that McKinsey spreads its expertise on educational matters through its reports about school systems, seeking to create demand for the sale of its educational solution packages. Thus, the relevance of the study consisted of uncovering the correlation of forces that crosses both the hegemonic articulation and the disputes to explore basic education as a market niche, explaining how the commodification via networking consultocracy shapes a sharper materiality in the current Brazilian educational conjuncture, as well as a mitigated incursion in the Portuguese educational reality. Keywords383 f.Rummert, Sonia MariaRodrigues, José dos SantosVentura, Jaqueline PereiraMartins, André SilvaShiroma, Eneida OtoAlves, NatáliaSouza, Camila Azevedo2020-08-20T17:05:01Z2020-08-20T17:05:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Camila Azevedo. Educação básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI. 2019. 383 f. 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