As condicionalidades de educação do Programa Bolsa Família: percepções da comunidade escolar em um município de Pequeno Porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roberta Rezende
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23830
Resumo: Este trabalho objetivou fazer uma análise das percepções da comunidade escolar em um município de pequeno porte, acerca das condicionalidades de educação do Programa Bolsa Família. Para tanto, a proposta foi investigar o objeto através de metodologia qualitativa, a partir de um referencial teórico crítico, baseado em autores como Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, que discutem as desigualdades escolares de forma relacional. Sendo assim, para o levantamento de dados realizou-se entrevistas semi-estruturadas com atores estratégicos na implementação da política de educação e na Gestão do PBF em âmbito local. A pesquisa foi realizada com foco em três escolas, escolhidas com base em suas respectivas pontuações no Índice da Educação Básica (IDEB). Procurou-se compreender de que forma os profissionais da educação atribuem sentido à condicionalidade de educação do Programa Bolsa Família, com a qual, tanto os alunos e suas famílias, quanto às escolas devem se relacionar. Entre outras questões, investigou-se em que medida a condicionalidade relativa à frequência escolar tem incidido em melhorias no cotidiano escolar, seja quanto à maior presença dos alunos beneficiários na escola, seja quanto a uma efetiva melhoria no rendimento escolar destes. Os resultados encontrados apontam que, em que pese os IDEBs variados, e ainda, a disposição distinta das escolas em território local; não há discrepâncias entre as percepções encontradas, que ressaltam que a condicionalidade de educação não tem se materializado em incremento dos índices de aproveitamento escolar, embora tenha resultados positivos no que tange à frequência e a evasão. Por fim, verifica-se a baixa disposição intersetorial entre os vários atores responsáveis pela implementação da política de educação fundamental no município, e da assistência social, que atuam de forma burocratizada longe de uma perspectiva ampla de proteção social.
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A pesquisa foi realizada com foco em três escolas, escolhidas com base em suas respectivas pontuações no Índice da Educação Básica (IDEB). Procurou-se compreender de que forma os profissionais da educação atribuem sentido à condicionalidade de educação do Programa Bolsa Família, com a qual, tanto os alunos e suas famílias, quanto às escolas devem se relacionar. Entre outras questões, investigou-se em que medida a condicionalidade relativa à frequência escolar tem incidido em melhorias no cotidiano escolar, seja quanto à maior presença dos alunos beneficiários na escola, seja quanto a uma efetiva melhoria no rendimento escolar destes. Os resultados encontrados apontam que, em que pese os IDEBs variados, e ainda, a disposição distinta das escolas em território local; não há discrepâncias entre as percepções encontradas, que ressaltam que a condicionalidade de educação não tem se materializado em incremento dos índices de aproveitamento escolar, embora tenha resultados positivos no que tange à frequência e a evasão. Por fim, verifica-se a baixa disposição intersetorial entre os vários atores responsáveis pela implementação da política de educação fundamental no município, e da assistência social, que atuam de forma burocratizada longe de uma perspectiva ampla de proteção social.This study aimed to analyze the perceptions of the school community in a small city, concerning to education conditionalities of the Bolsa Família Program. For this purpose, the proposal was to investigate the object through qualitative methodology, from a critical theoretical framework, based on authors like Pierre Bourdieu and Bernard Lahire, that deals with school inequalities in a relational manner. Therefore, for data collection was conducted semi-structured interviews with key actors in the implementation of education policy and management of PBF locally. The research was conducted focusing on three schools, chosen based on their respective scores on Basic Education Index (IDEB). It was aimed to understand how education professionals attribute meaning to education conditionalty of the Bolsa Família Program, with which both students, their families, and the schools should relate. Among other issues, it was investigated to what extent the conditionality relating to school attendance has resulted in improvements in the daily school, either as the largest presence of beneficiary students in the school, either as an effective improvement in their school performance. The results show that, despite the varied IDEBs, and also the distinct location of schools in local territory; there are no discrepancies between the perceptions found, which point out that the education conditionality has not materialized in an increase of the educational attainment levels, although has positive results regarding the frequency and truancy. Finally, it is verified the low inter-sectorial coordination level among the various actors responsible for the implementation of basic education policy in the city, and the social assistance, which act in a bureaucratic way away from a broad perspective of social protection.233f.NiteróiBrandão, André Augusto PereiraSenna, Mônica de Castro MaiaHeringer, Rosana RodriguesOliveira, Roberta Rezende2021-12-07T13:16:31Z2021-12-07T13:16:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Roberta Rezende. As condicionalidades de educação do Programa Bolsa Família: percepções da comunidade escolar em um município de pequeno porte. 2015. 223 f. 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