A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Diego Miranda de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15202
Resumo: Esse trabalho é uma pesquisa sobre o projeto da Pedagogia da Alternância e seus fundamentos no Brasil. Buscamos compreender através do processo histórico as suas principais influências. Para tanto, realizamos uma análise crítica dessas influências, buscando contextualizar as condições sociais e suas disputas ideológicas. Nesse sentido, apresentamos inicialmente nossa perspectiva frente ao tema e buscamos mostrar o surgimento da Pedagogia da Alternância na França até sua chegada ao Brasil. Em seguida, apresentamos as principais pesquisas sobre a Alternância no Brasil desde 1970 até os dias de hoje. Logo após, buscamos compreender os sujeitos históricos envolvidos com a alternância e sua relação com as influências pedagógicas brasileiras. Identificamos as principais tendências que influenciam o movimento de alternância como: o escolanovismo de Dewey, a escola trabalho de Pistrak, a metáfora da complexidade de Morin, entre outros. Por fim, analisamos como as disputas ideológicas podem engendrar mudanças no projeto político-pedagógico da Pedagogia da Alternância
id UFF-2_a0062fbbb3e53fb0c5ebc76a7ad9c30a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15202
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentosPedagogia da alternânciaEducação do campoFilosofia da educaçãoPedagogy of alternationRural educationPhilosophy of educationEsse trabalho é uma pesquisa sobre o projeto da Pedagogia da Alternância e seus fundamentos no Brasil. Buscamos compreender através do processo histórico as suas principais influências. Para tanto, realizamos uma análise crítica dessas influências, buscando contextualizar as condições sociais e suas disputas ideológicas. Nesse sentido, apresentamos inicialmente nossa perspectiva frente ao tema e buscamos mostrar o surgimento da Pedagogia da Alternância na França até sua chegada ao Brasil. Em seguida, apresentamos as principais pesquisas sobre a Alternância no Brasil desde 1970 até os dias de hoje. Logo após, buscamos compreender os sujeitos históricos envolvidos com a alternância e sua relação com as influências pedagógicas brasileiras. Identificamos as principais tendências que influenciam o movimento de alternância como: o escolanovismo de Dewey, a escola trabalho de Pistrak, a metáfora da complexidade de Morin, entre outros. Por fim, analisamos como as disputas ideológicas podem engendrar mudanças no projeto político-pedagógico da Pedagogia da AlternânciaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work is a research on the project of Pedagogy of Alternation and its foundations in Brazil. Through the historical process as its main influences we try to comprehend it. To do so, we performed a critical analysis of the influences it had, seeking to contextualize social conditions and their ideological disputes. In this regard, we initially present our perspective on the subject and seek to show the emergence of the Alternation Pedagogy from France to its arrival in Brazil. Subsequently, we introduce the main research made on Alternation in Brazil from 1970 until the present date. Afterwards, we searched for the subjects involved with the Alternance and its relationship with Brazilian pedagogical influences. We identified the main tendencies that influenced the movement of Alternance such as Dewey's “New School” movement, Pistrak’s School of Work, Morin’s metaphor of the complexity, among others. Lastly, we analyzed how ideological disputes engendered changes in the political-pedagogical project of the Alternation Pedagogy62 f.Oliveira, Marcos Marques deOliveira, Mara Edilara Batista deSantos, Ramofly Bicalho doshttp://lattes.cnpq.br/5795231473774990http://lattes.cnpq.br/3952286468152214Andrade, Diego Miranda de2020-10-09T19:53:06Z2020-10-09T19:53:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Diego Miranda de. A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15202openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T19:44:32Zoai:app.uff.br:1/15202Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T19:44:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos
title A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos
spellingShingle A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos
Andrade, Diego Miranda de
Pedagogia da alternância
Educação do campo
Filosofia da educação
Pedagogy of alternation
Rural education
Philosophy of education
title_short A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos
title_full A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos
title_fullStr A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos
title_full_unstemmed A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos
title_sort A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos
author Andrade, Diego Miranda de
author_facet Andrade, Diego Miranda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marcos Marques de
Oliveira, Mara Edilara Batista de
Santos, Ramofly Bicalho dos
http://lattes.cnpq.br/5795231473774990
http://lattes.cnpq.br/3952286468152214
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Diego Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da alternância
Educação do campo
Filosofia da educação
Pedagogy of alternation
Rural education
Philosophy of education
topic Pedagogia da alternância
Educação do campo
Filosofia da educação
Pedagogy of alternation
Rural education
Philosophy of education
description Esse trabalho é uma pesquisa sobre o projeto da Pedagogia da Alternância e seus fundamentos no Brasil. Buscamos compreender através do processo histórico as suas principais influências. Para tanto, realizamos uma análise crítica dessas influências, buscando contextualizar as condições sociais e suas disputas ideológicas. Nesse sentido, apresentamos inicialmente nossa perspectiva frente ao tema e buscamos mostrar o surgimento da Pedagogia da Alternância na França até sua chegada ao Brasil. Em seguida, apresentamos as principais pesquisas sobre a Alternância no Brasil desde 1970 até os dias de hoje. Logo após, buscamos compreender os sujeitos históricos envolvidos com a alternância e sua relação com as influências pedagógicas brasileiras. Identificamos as principais tendências que influenciam o movimento de alternância como: o escolanovismo de Dewey, a escola trabalho de Pistrak, a metáfora da complexidade de Morin, entre outros. Por fim, analisamos como as disputas ideológicas podem engendrar mudanças no projeto político-pedagógico da Pedagogia da Alternância
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-09T19:53:06Z
2020-10-09T19:53:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Diego Miranda de. A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15202
identifier_str_mv ANDRADE, Diego Miranda de. A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135463348142080