Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Nilber Bhering
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/20990
Resumo: O objetivo deste trabalho foi, através do modelamento matemático, permitir a compreensão das influências dos parâmetros operacionais sobre a descarburação no desgaseificador a vácuo RH, objetivando a redução do tempo de tratamento, assim como um menor nível de concentração de carbono no final do processo. Assim o comportamento e os efeitos de mudanças nestes parâmetros sobre o processo tornam-se mais nítidos, permitindo avaliar o progresso da descarburação quantitativa e qualitativamente. Sobre outro aspecto, a modelagem é uma maneira mais viável economicamente de se estudar o processo, do que construir por exemplo, uma planta piloto para simulação. O modelamento foi feito considerando diferentes sítios de reação, estudando-se cada um separadamente, sob o aspecto termodinâmico e cinético. Um estudo sistemático da cinética de descarburação permitiu através do modelo avaliar também, a etapa controladora da reação. Diferentes parâmetros operacionais são abordados no modelamento, destacando-se, pressão no vaso de argônio na perna de subida, concentração de oxigênio no banho, etc. A utilização de tecnologias empregadas para otimizar o processo também são considerados no modelo, tais como, injeção de argônio no vaso e sopro de oxigênio no banho. A resultados obtidos pelo modelo apresentam boa concordância com resultados industriais, o que assegura a aplicabilidade do modelo para estabelecer condições ótimas de operação.
id UFF-2_a05a5c8939d48284d1283ecc5d63c07c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/20990
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulaçãoDescarburaçãoModelo matemáticoDesgaseificador RH2CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICAO objetivo deste trabalho foi, através do modelamento matemático, permitir a compreensão das influências dos parâmetros operacionais sobre a descarburação no desgaseificador a vácuo RH, objetivando a redução do tempo de tratamento, assim como um menor nível de concentração de carbono no final do processo. Assim o comportamento e os efeitos de mudanças nestes parâmetros sobre o processo tornam-se mais nítidos, permitindo avaliar o progresso da descarburação quantitativa e qualitativamente. Sobre outro aspecto, a modelagem é uma maneira mais viável economicamente de se estudar o processo, do que construir por exemplo, uma planta piloto para simulação. O modelamento foi feito considerando diferentes sítios de reação, estudando-se cada um separadamente, sob o aspecto termodinâmico e cinético. Um estudo sistemático da cinética de descarburação permitiu através do modelo avaliar também, a etapa controladora da reação. Diferentes parâmetros operacionais são abordados no modelamento, destacando-se, pressão no vaso de argônio na perna de subida, concentração de oxigênio no banho, etc. A utilização de tecnologias empregadas para otimizar o processo também são considerados no modelo, tais como, injeção de argônio no vaso e sopro de oxigênio no banho. A resultados obtidos pelo modelo apresentam boa concordância com resultados industriais, o que assegura a aplicabilidade do modelo para estabelecer condições ótimas de operação.Programa de Pós-graduação em Engenharia MetalúrgicaEngenharia metalúrgicaTokumitsu, NaokiCPF:48987451222Cordeiro, Nilber Bhering2021-03-10T20:51:42Z2007-02-272021-03-10T20:51:42Z1997-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20990porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:42Zoai:app.uff.br:1/20990Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:51:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulação
title Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulação
spellingShingle Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulação
Cordeiro, Nilber Bhering
Descarburação
Modelo matemático
Desgaseificador RH2
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
title_short Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulação
title_full Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulação
title_fullStr Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulação
title_full_unstemmed Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulação
title_sort Modelamento matemático da descarburação no desgaseificador a vácuo com circulação
author Cordeiro, Nilber Bhering
author_facet Cordeiro, Nilber Bhering
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tokumitsu, Naoki
CPF:48987451222
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Nilber Bhering
dc.subject.por.fl_str_mv Descarburação
Modelo matemático
Desgaseificador RH2
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
topic Descarburação
Modelo matemático
Desgaseificador RH2
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
description O objetivo deste trabalho foi, através do modelamento matemático, permitir a compreensão das influências dos parâmetros operacionais sobre a descarburação no desgaseificador a vácuo RH, objetivando a redução do tempo de tratamento, assim como um menor nível de concentração de carbono no final do processo. Assim o comportamento e os efeitos de mudanças nestes parâmetros sobre o processo tornam-se mais nítidos, permitindo avaliar o progresso da descarburação quantitativa e qualitativamente. Sobre outro aspecto, a modelagem é uma maneira mais viável economicamente de se estudar o processo, do que construir por exemplo, uma planta piloto para simulação. O modelamento foi feito considerando diferentes sítios de reação, estudando-se cada um separadamente, sob o aspecto termodinâmico e cinético. Um estudo sistemático da cinética de descarburação permitiu através do modelo avaliar também, a etapa controladora da reação. Diferentes parâmetros operacionais são abordados no modelamento, destacando-se, pressão no vaso de argônio na perna de subida, concentração de oxigênio no banho, etc. A utilização de tecnologias empregadas para otimizar o processo também são considerados no modelo, tais como, injeção de argônio no vaso e sopro de oxigênio no banho. A resultados obtidos pelo modelo apresentam boa concordância com resultados industriais, o que assegura a aplicabilidade do modelo para estabelecer condições ótimas de operação.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-06-02
2007-02-27
2021-03-10T20:51:42Z
2021-03-10T20:51:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/20990
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/20990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica
Engenharia metalúrgica
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica
Engenharia metalúrgica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135389751738368