Reconhecimento, redistribuição e representação: contribuições a partir de Nancy Fraser para a participação da mulher na esfera pública brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21600 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como temática a teoria de Nancy Fraser e suas principais contribuições para pensarmos a participação da mulher na esfera pública brasileira. Partindo da ideia de luta por reconhecimento desenvolvida por Axel Honneth, dos desdobramentos dessa teoria feita por Nancy Fraser e dos debates da mesma com diferentes autoras e autores, a pesquisa tem por objetivo tratar das questões relacionadas à formação da identidade, às noções de reconhecimento e redistribuição e aquelas ligadas à representação, bem como à interação dos sujeitos na esfera pública. Para isso foi necessário em um primeiro momento apresentarmos a concepção de teoria crítica, como uma linha de pensamento que procura por meio da crítica à realidade social a emancipação. A teoria do reconhecimento na atualidade parece ser um dos principais meios para alcançarmos a justiça social. No entanto, essa teoria possui diferentes vertentes. A distinção na proposição de Fraser é o modelo de status como forma de alcançar o reconhecimento, juntamente com o que ela denomina dualismo de perspectiva. O reconhecimento e a redistribuição foram, durante grande parte de seus estudos, o caminho para superar as injustiças, tanto as sociais como as econômicas. Porém, nos anos 2000, com vários questionamentos à sua obra e à globalização em voga, a filósofa incorpora em seu modelo bidimensional de justiça a esfera da representação, com a finalidade de superar as injustiças políticas. Fraser desenvolveu importantes diálogos com diferentes autores. Dentre eles, destacamos o realizado com Jürgen Habermas. A concepção de esfera pública e agir comunicativo, embora seja de grande influência na obra da autora, foi também um dos principais pontos a serem criticados por ela. Pensar a participação da mulher na esfera pública por meio dos conceitos apresentados pela filósofa é essencial para uma análise da justiça e democracia |
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Para isso foi necessário em um primeiro momento apresentarmos a concepção de teoria crítica, como uma linha de pensamento que procura por meio da crítica à realidade social a emancipação. A teoria do reconhecimento na atualidade parece ser um dos principais meios para alcançarmos a justiça social. No entanto, essa teoria possui diferentes vertentes. A distinção na proposição de Fraser é o modelo de status como forma de alcançar o reconhecimento, juntamente com o que ela denomina dualismo de perspectiva. O reconhecimento e a redistribuição foram, durante grande parte de seus estudos, o caminho para superar as injustiças, tanto as sociais como as econômicas. Porém, nos anos 2000, com vários questionamentos à sua obra e à globalização em voga, a filósofa incorpora em seu modelo bidimensional de justiça a esfera da representação, com a finalidade de superar as injustiças políticas. Fraser desenvolveu importantes diálogos com diferentes autores. Dentre eles, destacamos o realizado com Jürgen Habermas. A concepção de esfera pública e agir comunicativo, embora seja de grande influência na obra da autora, foi também um dos principais pontos a serem criticados por ela. Pensar a participação da mulher na esfera pública por meio dos conceitos apresentados pela filósofa é essencial para uma análise da justiça e democraciaThe present research has as its theme the theory of Nancy Fraser and her main contributions to thinking about the participation of women in the Brazilian public sphere. Based on the idea of the struggle for recognition developed by Axel Honneth, the unfolding of this theory by Nancy Fraser, and her discussions with different authors, the research aims to deal with issues related to identity formation, notions of recognition and redistribution, and those related to representation, as well as to the interaction of the subjects in the public sphere. For this, it was necessary at first to present the concept of critical theory, as a line of thought that seeks through the critique of social reality emancipation. Recognition theory today seems to be one of the primary means of achieving social justice. However, this theory has different strands. The distinction in Fraser's proposition is the status model as a way of achieving recognition, along with what she calls perspective dualism. Recognition and redistribution were, for most of their studies, the way to overcome injustices, both social and economic. However, in the years 2000, with many questions to her work and the globalization in vogue, the philosopher incorporates in her two-dimensional model of justice the sphere of representation, with the purpose of overcoming political injustices. Fraser developed important dialogues with different authors. Among them, we highlight what was done with Jürgen Habermas. The conception of the public sphere and communicative action, although of great influence in the work of the author, was also one of the main points to be criticized by her. Thinking about women's participation in the public sphere through the concepts presented by the philosopher is essential for an analysis of justice and democracy123 f.Monica, Eder FernandesHansen, Gilvan LuizVeloso, Letícia Helena MedeirosMulholland, Caitlin SampaioOliveira, Natália Caroline Soares de2021-04-02T13:17:30Z2021-04-02T13:17:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Natália Caroline Soares de. Reconhecimento, redistribuição e representação: contribuições a partir de Nancy Fraser para a participação da mulher na esfera pública brasileira. 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