Caracterização e modelagem de juntas de cisalhamento simples e os efeitos das propriedades mecânicas de materiais compósitos no reparo de tubulações
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23159 http://dx.doi.org/10.22409/PGMEC.2021.d.10963956736 |
Resumo: | Nos últimos anos a utilização de materiais compósitos em certas indústrias, como a aeronáutica, automobilística e de óleo e gás, tem aumentado significativamente devido principalmente a sua capacidade de adequação a diversas situações e, por este motivo, tornase necessário aprofundar os estudos acerca do comportamento desses materiais. Com esta finalidade em mente, este trabalho foi dividido em três etapas: a primeira consistiu em uma análise geral do comportamento de juntas híbridas metal/compósito de cisalhamento simples quando se alteram fatores como espessura da camada adesiva e dimensão da área colada, sendo finalizada com uma modelagem termodinâmica; a segunda foi composta por uma análise cíclica envolvendo tubos reparados com chapas metálicas coladas, e uma comparação de seu comportamento com o de juntas metálicas de cisalhamento simples, também sujeitas ao mesmo padrão de carregamento; finalmente, a última parte compreendeu um estudo sobre diferentes métodos de obtenção das propriedades mecânicas básicas de matérias compósitos – Módulo de Elasticidade e Módulo de Cisalhamento – e como essas propriedades podem influenciar o projeto de reparos de tubulações com materiais compósitos, além da análise da adição de sílica como agente espessante em um adesivo com base epóxi. |
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Caracterização e modelagem de juntas de cisalhamento simples e os efeitos das propriedades mecânicas de materiais compósitos no reparo de tubulaçõesJuntas de cisalhamento simplesMateriais compósitosCarregamentos cíclicosMódulo de elasticidadeMódulo de cisalhamentoReparo de tubulaçõesCisalhamentoTubulaçãoMaterial compostoSimple lap shear jointsComposite materialsCyclical loadsModulus of elasticityShear modulusPipe repairNos últimos anos a utilização de materiais compósitos em certas indústrias, como a aeronáutica, automobilística e de óleo e gás, tem aumentado significativamente devido principalmente a sua capacidade de adequação a diversas situações e, por este motivo, tornase necessário aprofundar os estudos acerca do comportamento desses materiais. Com esta finalidade em mente, este trabalho foi dividido em três etapas: a primeira consistiu em uma análise geral do comportamento de juntas híbridas metal/compósito de cisalhamento simples quando se alteram fatores como espessura da camada adesiva e dimensão da área colada, sendo finalizada com uma modelagem termodinâmica; a segunda foi composta por uma análise cíclica envolvendo tubos reparados com chapas metálicas coladas, e uma comparação de seu comportamento com o de juntas metálicas de cisalhamento simples, também sujeitas ao mesmo padrão de carregamento; finalmente, a última parte compreendeu um estudo sobre diferentes métodos de obtenção das propriedades mecânicas básicas de matérias compósitos – Módulo de Elasticidade e Módulo de Cisalhamento – e como essas propriedades podem influenciar o projeto de reparos de tubulações com materiais compósitos, além da análise da adição de sílica como agente espessante em um adesivo com base epóxi.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.In recent years, the use of composite materials in certain industries, such as aeronautic, automobile and oil and gas, has increased significantly due mostly to their ability to adapt to different situations and, for this reason, it is necessary to deepen studies on the behavior of these materials. For this purpose, this work was divided into three stages: the first consisted of a general analysis of the behavior of hybrid metal/composite single lap joints when factors such as thickness of the adhesive layer and size of the bonded area are changed, and ended with a thermodynamic modeling; the second was composed of a cyclical analysis involving pipes repaired with bonded metal patches, and a comparison of its behavior with the one of simple shear metallic joints, also subjected to the same loading pattern; finally, the last part comprised a study on different methods of obtaining the basic mechanical properties of composite materials – Elasticity Modulus and Shear Modulus – and how these properties can influence the design of pipe repairs with composite materials, besides the analysis of the addition of silica as a thickening agent in an epoxy based adhesive.275f.Mattos, Heraldo Silva da CostaSilva, Antonio Henrique Monteiro Fonseca Thomé daCosta, Maria Laura MartinsAmorim, Felipe do CarmoSouza, Juliana Primo Basílio dehttp://lattes.cnpq.br/6341954545413084http://lattes.cnpq.br/4223023515340697http://lattes.cnpq.br/0460991389512568http://lattes.cnpq.br/1399058889534718http://lattes.cnpq.br/6755074188329784http://lattes.cnpq.br/3709085641714948Luca, Camila Ranucci de2021-09-08T13:01:29Z2021-09-08T13:01:29Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLUCA, Camila Ranucci de. Caracterização e modelagem de juntas de cisalhamento simples e os efeitos das propriedades mecânicas de materiais compósitos no reparo de tubulações. 2021. 275f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23159Aluno de Doutoradohttp://dx.doi.org/10.22409/PGMEC.2021.d.10963956736CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-06T19:40:52Zoai:app.uff.br:1/23159Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:49.534129Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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