Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13188 |
Resumo: | O tema desta dissertação é a reconfiguração da indústria fonográfica e o objeto principal da pesquisa é banda mineira Pato Fu. Num primeiro momento, fazemos um histórico explorando as particularidades deste setor da indústria cultural e alguns dos abalos que ele vem sofrendo ao longo dos últimos anos. Em seguida, voltando-nos para comunicação mediada pelo computador, mostraremos como a música surge na web 2.0, a segunda geração da internet, através dos artistas que utilizam determinadas ferramentas e plataformas para disponibilizarem suas músicas e estabelecerem um outro tipo de relação com seu público. Este, por sua vez, com acesso aos meios de produção, se utiliza das mesmas ferramentas para produzir e distribuir conteúdo online, contribuindo efetivamente para a música circular e para redefinir as esferas de atuação de consumidores e produtores. Essas experiências são recortadas a partir da noção “cultura participativa”, como apresentada por Jenkins. O objetivo é utilizar esse conceito para desenvolver um estudo de caso sobre a banda Pato Fu e entender como artistas e público participam do processo de reconfiguração da indústria fonográfica, lançando questões acerca desse momento de transformações na cultura da música. |
id |
UFF-2_a10c2d16e525f420952726078767a270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13188 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participaçãoCiberculturaIndústria fonográficaCultura participativa;Pato FuIndústria fonográficaCulturaParticipaçãoPato Fu (Grupo de rock)CiberculturePhonographic industryParticipatory culturePato FuO tema desta dissertação é a reconfiguração da indústria fonográfica e o objeto principal da pesquisa é banda mineira Pato Fu. Num primeiro momento, fazemos um histórico explorando as particularidades deste setor da indústria cultural e alguns dos abalos que ele vem sofrendo ao longo dos últimos anos. Em seguida, voltando-nos para comunicação mediada pelo computador, mostraremos como a música surge na web 2.0, a segunda geração da internet, através dos artistas que utilizam determinadas ferramentas e plataformas para disponibilizarem suas músicas e estabelecerem um outro tipo de relação com seu público. Este, por sua vez, com acesso aos meios de produção, se utiliza das mesmas ferramentas para produzir e distribuir conteúdo online, contribuindo efetivamente para a música circular e para redefinir as esferas de atuação de consumidores e produtores. Essas experiências são recortadas a partir da noção “cultura participativa”, como apresentada por Jenkins. O objetivo é utilizar esse conceito para desenvolver um estudo de caso sobre a banda Pato Fu e entender como artistas e público participam do processo de reconfiguração da indústria fonográfica, lançando questões acerca desse momento de transformações na cultura da música.This work analyses the reconfiguration of the phonographic industry and its main research object is brazilian band Pato Fu. The first gaze is upon a historical contextualization exploring the particularities of this culture industry's sector and pointing some of the problems it's been facing over the last few years. Secondly, we turn our attention to the computer mediated communication. Our goal here is to draw a more consistent image of how music appears in web 2.0, the second generation of the internet, through artists who makes use of certain tools and platforms to upload and share their own songs developing a new kind of relationship with their fans. Since the audience experience a new kind of access to various means of production, they also make use of those very same tools to create and distribute content on the web. They effectively help to create means for circulation of music and redefine the reach and roles of consumers and producers. These experiences are highlighted by the notion “participatory culture”, as used by Jenkins. It is a matter of interest to appropriate this concept on writing a case study about Pato Fu and understand how musicians and their fans participate on the process of reconfiguration of the phonographic industry, turning our reflections to the matter and questioning this moment of profound changes within music culture.134fSá, Simone Pereira deNercolini, Marildo JoséAmaral, Adriana da RosaWaltenberg, Lucas Laender2020-04-01T14:47:21Z2020-04-01T14:47:21Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13188Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:25:11Zoai:app.uff.br:1/13188Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:06.111144Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação |
title |
Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação |
spellingShingle |
Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação Waltenberg, Lucas Laender Cibercultura Indústria fonográfica Cultura participativa; Pato Fu Indústria fonográfica Cultura Participação Pato Fu (Grupo de rock) Ciberculture Phonographic industry Participatory culture Pato Fu |
title_short |
Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação |
title_full |
Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação |
title_fullStr |
Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação |
title_full_unstemmed |
Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação |
title_sort |
Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação |
author |
Waltenberg, Lucas Laender |
author_facet |
Waltenberg, Lucas Laender |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Simone Pereira de Nercolini, Marildo José Amaral, Adriana da Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Waltenberg, Lucas Laender |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Indústria fonográfica Cultura participativa; Pato Fu Indústria fonográfica Cultura Participação Pato Fu (Grupo de rock) Ciberculture Phonographic industry Participatory culture Pato Fu |
topic |
Cibercultura Indústria fonográfica Cultura participativa; Pato Fu Indústria fonográfica Cultura Participação Pato Fu (Grupo de rock) Ciberculture Phonographic industry Participatory culture Pato Fu |
description |
O tema desta dissertação é a reconfiguração da indústria fonográfica e o objeto principal da pesquisa é banda mineira Pato Fu. Num primeiro momento, fazemos um histórico explorando as particularidades deste setor da indústria cultural e alguns dos abalos que ele vem sofrendo ao longo dos últimos anos. Em seguida, voltando-nos para comunicação mediada pelo computador, mostraremos como a música surge na web 2.0, a segunda geração da internet, através dos artistas que utilizam determinadas ferramentas e plataformas para disponibilizarem suas músicas e estabelecerem um outro tipo de relação com seu público. Este, por sua vez, com acesso aos meios de produção, se utiliza das mesmas ferramentas para produzir e distribuir conteúdo online, contribuindo efetivamente para a música circular e para redefinir as esferas de atuação de consumidores e produtores. Essas experiências são recortadas a partir da noção “cultura participativa”, como apresentada por Jenkins. O objetivo é utilizar esse conceito para desenvolver um estudo de caso sobre a banda Pato Fu e entender como artistas e público participam do processo de reconfiguração da indústria fonográfica, lançando questões acerca desse momento de transformações na cultura da música. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2020-04-01T14:47:21Z 2020-04-01T14:47:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13188 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13188 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823712657211392 |