Produção e apropriação do espaço no município de Niterói: um olhar a partir da mobilidade urbana e do cotidiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32237 |
Resumo: | A presente pesquisa de Dissertação se destina a investigar a apropriação do espaço urbano do município de Niterói tomando como base a mobilidade urbana e o cotidiano. A mobilidade possui caráter transversal a todas as práticas sociais, uma vez que, para realizar qualquer atividade no espaço é necessário mover-se, portanto, no presente estudo será concebida enquanto elemento fundamental no processo de produção e apropriação do espaço que se expressa no cotidiano favorecendo ou dificultando a apreensão dos espaços do município pelos cidadãos. O debate proposto nesta pesquisa tem como objetivo relacionar a mobilidade urbana, o cotidiano e a apropriação do espaço em Niterói a partir da análise dos processos históricos que configuraram a evolução do espaço urbano da cidade e dos transportes. Ao longo do texto, será apresentado um recuo histórico que visa demonstrar a relação entre os eventos pretéritos com o panorama atual da mobilidade em que estamos inseridos, promovendo uma análise crítica do sistema de transporte urbano vigente e do modelo de cidade que vem se estabelecendo ao longo do tempo. O trabalho estabelece uma fundamentação teórica e metodológica que permite a aproximação do tema à Geografia conferindo uma análise mais ampla do tema em sua complexidade correlacionando, portanto, mobilidade à apropriação dos espaços da cidade no âmbito do cotidiano. São apresentados ainda, os projetos de mobilidade urbana que têm sido desenvolvidos no município, a fim de, promover um debate sobre as intencionalidades reais dos mesmos, que apontam para o atendimento dos interesses do setor imobiliário em detrimento de melhorias reais à população como um todo. Procurou-se relacionar a apropriação da cidade dentro de uma lógica que se contrapusesse a análise de fluxos de destino casa- trabalho, tomando como base os espaços de lazer e de que modo a mobilidade favorece ou dificulta o uso dos mesmos pela população. A pesquisa empírica procurou vincular o tema aos objetos teóricos utilizados tornando possível a identificação do tema em sua práxis e reforçando a mobilidade enquanto elemento da produção e apropriação do espaço urbano de Niterói no contexto do cotidiano. |
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Produção e apropriação do espaço no município de Niterói: um olhar a partir da mobilidade urbana e do cotidianoNiteróiMobilidade urbanaApropriação urbanaProdução do espaçoCotidianoTransporte urbanoNiteróiUrban mobilityUrban appropriationProduction of spaceDailyA presente pesquisa de Dissertação se destina a investigar a apropriação do espaço urbano do município de Niterói tomando como base a mobilidade urbana e o cotidiano. A mobilidade possui caráter transversal a todas as práticas sociais, uma vez que, para realizar qualquer atividade no espaço é necessário mover-se, portanto, no presente estudo será concebida enquanto elemento fundamental no processo de produção e apropriação do espaço que se expressa no cotidiano favorecendo ou dificultando a apreensão dos espaços do município pelos cidadãos. O debate proposto nesta pesquisa tem como objetivo relacionar a mobilidade urbana, o cotidiano e a apropriação do espaço em Niterói a partir da análise dos processos históricos que configuraram a evolução do espaço urbano da cidade e dos transportes. Ao longo do texto, será apresentado um recuo histórico que visa demonstrar a relação entre os eventos pretéritos com o panorama atual da mobilidade em que estamos inseridos, promovendo uma análise crítica do sistema de transporte urbano vigente e do modelo de cidade que vem se estabelecendo ao longo do tempo. O trabalho estabelece uma fundamentação teórica e metodológica que permite a aproximação do tema à Geografia conferindo uma análise mais ampla do tema em sua complexidade correlacionando, portanto, mobilidade à apropriação dos espaços da cidade no âmbito do cotidiano. São apresentados ainda, os projetos de mobilidade urbana que têm sido desenvolvidos no município, a fim de, promover um debate sobre as intencionalidades reais dos mesmos, que apontam para o atendimento dos interesses do setor imobiliário em detrimento de melhorias reais à população como um todo. Procurou-se relacionar a apropriação da cidade dentro de uma lógica que se contrapusesse a análise de fluxos de destino casa- trabalho, tomando como base os espaços de lazer e de que modo a mobilidade favorece ou dificulta o uso dos mesmos pela população. A pesquisa empírica procurou vincular o tema aos objetos teóricos utilizados tornando possível a identificação do tema em sua práxis e reforçando a mobilidade enquanto elemento da produção e apropriação do espaço urbano de Niterói no contexto do cotidiano.This Dissertation research is to investigate the appropriation of urban space Niterói municipality building on urban mobility and daily life. Mobility has transversal to all social practices, since to carry out any activity in space is required to move, therefore, this study is designed as a key element in the process of production and appropriation of space that is expressed in daily life favoring or hindering the assessment of municipal spaces by citizens. The debate in this research aims to relate to urban mobility, daily life and the appropriation of space in Niteroi from the analysis of historical processes that have shaped the evolution of the urban space of the city and transport. Throughout the text, a historic retreat that aims to demonstrate the relationship between past tenses events with the current situation of mobility in which we operate, providing a critical analysis of current urban transport system and city model that has been established to be presented over time. The work establishes a theoretical and methodological foundation that allows the approach of the subject Geography giving a broader analysis of the issue in its complexity correlating therefore mobility appropriation of city spaces in the everyday. It also presents the urban mobility projects that have been developed in the city in order to promote a debate on the real intentions of those who point to the service of the interests of real estate at the expense of real improvements to the population as a whole. He tried to relate the city ownership within a logic that compare e analysis of home- work destination flows, based on the leisure and how mobility favors or hinders their use by the population. Empirical research sought to link the subject to theoretical objects used making it possible to issue identification in their practice and enhancing mobility as a factor of production and appropriation of urban space in Niteroi in the everyday context.139 f.Martins, Flavia Elaine da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3099336524347389Sanfelici, Daniel de Mellohttp://lattes.cnpq.br/8245022629363967Mary, Cristina Pessanhahttp://lattes.cnpq.br/8562059671146877Silva, Marcio Rufinohttp://lattes.cnpq.br/6001195417301978http://lattes.cnpq.br/4537237051944626Carvalho, Ana Raquel de Sousa2024-02-07T17:57:38Z2024-02-07T17:57:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Ana Raquel de Sousa. Produção e apropriação do espaço no município de Niterói: um olhar a partir da mobilidade urbana e do cotidiano. 2016. 139 f. 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