Memória do fio: a fabricação de tempo e memória em Museu de tudo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24848 |
Resumo: | Museu de tudo, livro de João Cabral de Melo Neto publicado em 1975, apresenta uma contradição logo no título. Como aborda Secchin (2014), há um paradoxo entre a seletividade esperada de um museu e a variedade temática apresentada nos poemas. Dentre os assuntos, é possível perceber que há uma forte presença da memória e considerações sobre o tempo. Para Senna (1980), a memória permeia a obra cabralina e se adensa gradativamente. O século XX, justamente, é marcado pela emergência da memória como uma preocupação constante na produção artística e literária. Assim, nos interessa revisitar a poética de João Cabral a partir do novo fôlego proporcionado pela contemporaneidade e investigar como tempo e memória se fabricam em Museu de tudo não apenas como temas, mas como forças que atravessam o livro. De maneira conjunta, investigamos os poemas sob a perspectiva dos procedimentos estéticos que apontam para um “lirismo reticente” (PEIXOTO, 1983) e uma personalização poética mais explícita com relação às obras anteriores do autor. A partir daí, recorremos a Friedrich (1978) para examinar a constituição da lírica na modernidade e as suas reverberações ao longo do século. Nesse mesmo movimento em que Cabral cria as bases de uma desdogmatização no livro de 1975, o autor constitui uma indiscernibilidade entre instâncias objetiva e subjetiva, de modo que as fronteiras entre um polo e outro não podem ser mais determinadas. Essa dificuldade de organização de limites consiste na consequência de uma relação permeada pela percepção atenta, designada por Bergson (2010), e que empreende o acesso a diferentes camadas da memória e do real. |
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