A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23303 |
Resumo: | Para modernizar o Rio de Janeiro e apagar os traços coloniais que ainda eram perpetuados, a então capital do Distrito Federal, passou por um intenso processo de modernização no início do século XX, conhecido como “bota-abaixo”, que foi responsável pela perda de importantes memórias da cidade. Hoje, só é possível ter conhecimento dessa parte do passado através dos registros feitos pelos fotógrafos da época. Presente na maioria das instituições denominadas “lugares de memória”, a fotografia, dentre todos os seus usos na sociedade, apresenta-se como um importante recurso na construção da memória social. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a fotografia como ferramenta nessa (re)construção e ressaltar a sua importância no cenário arquivístico e social. Para tanto, aborda os conceitos de memória social, o surgimento da fotografia e apresenta um caso em que a fotografia pode ser usada na reconstrução do passado, considerando não só a memória oficial, mas também a memória de grupos marginalizados pela sociedade. Demonstra através das fotografias de Augusto Malta, encarregado de documentar a grande reforma urbana do Rio de Janeiro durante o período que ficou conhecido como a belle époque carioca, como a modernização impactou a população da cidade e corroborou com os estigmas sociais que ainda persistem até os dias de hoje. |
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A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque cariocaMemória socialFotografiaAugusto MaltaBelle ÉpoqueFotografiaMemória socialBelle ÉpoqueSocial MemoryPhotographyAugusto MaltaBelle ÉpoquePara modernizar o Rio de Janeiro e apagar os traços coloniais que ainda eram perpetuados, a então capital do Distrito Federal, passou por um intenso processo de modernização no início do século XX, conhecido como “bota-abaixo”, que foi responsável pela perda de importantes memórias da cidade. Hoje, só é possível ter conhecimento dessa parte do passado através dos registros feitos pelos fotógrafos da época. Presente na maioria das instituições denominadas “lugares de memória”, a fotografia, dentre todos os seus usos na sociedade, apresenta-se como um importante recurso na construção da memória social. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a fotografia como ferramenta nessa (re)construção e ressaltar a sua importância no cenário arquivístico e social. Para tanto, aborda os conceitos de memória social, o surgimento da fotografia e apresenta um caso em que a fotografia pode ser usada na reconstrução do passado, considerando não só a memória oficial, mas também a memória de grupos marginalizados pela sociedade. Demonstra através das fotografias de Augusto Malta, encarregado de documentar a grande reforma urbana do Rio de Janeiro durante o período que ficou conhecido como a belle époque carioca, como a modernização impactou a população da cidade e corroborou com os estigmas sociais que ainda persistem até os dias de hoje.In order to modernize Rio de Janeiro and erase the colonial features that were still perpetuated, the capital of the Federal District at that time, went through an intense modernization process in the beginning of the 20th century, known as “bota-abaixo”, which was responsible for the loss of important memories of the city. Today, it is only possible to have knowledge of this part of the past through the records made by the photographers of the time. Present in most institutions called “places of memory” (“lugares de memória”), photography, among all its uses in society, presents itself as an important resource in the construction of social memory. Therefore, this research aims to reflect on photography as a tool in this reconstruction and to emphasize its importance in the archival and social scene. To this end, it addresses the concepts of social memory, the emergence of photography and presents a case in which photography can be used in the reconstruction of the past, considering not only official memory, but also the memory of groups marginalized by society. It shows through the photographs of Augusto Malta, in charge of documenting the great urban reform of Rio de Janeiro during the period that became known as the “Belle Époque Carioca”, how modernization impacted the population of the city and corroborated with the social stigmas that still persist today.Universidade Federal FluminenseNiteróiJuvêncio, Carlos HenriqueCabral, Jacqueline RibeiroCorrea, Romulo NormandSouza, Wanessa Rodrigues de2021-09-22T13:18:11Z2021-09-22T13:18:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, Wanessa Rodrigues de. A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca. 2021. 94f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23303Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-22T13:18:11Zoai:app.uff.br:1/23303Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:25.900568Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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