A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Wanessa Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23303
Resumo: Para modernizar o Rio de Janeiro e apagar os traços coloniais que ainda eram perpetuados, a então capital do Distrito Federal, passou por um intenso processo de modernização no início do século XX, conhecido como “bota-abaixo”, que foi responsável pela perda de importantes memórias da cidade. Hoje, só é possível ter conhecimento dessa parte do passado através dos registros feitos pelos fotógrafos da época. Presente na maioria das instituições denominadas “lugares de memória”, a fotografia, dentre todos os seus usos na sociedade, apresenta-se como um importante recurso na construção da memória social. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a fotografia como ferramenta nessa (re)construção e ressaltar a sua importância no cenário arquivístico e social. Para tanto, aborda os conceitos de memória social, o surgimento da fotografia e apresenta um caso em que a fotografia pode ser usada na reconstrução do passado, considerando não só a memória oficial, mas também a memória de grupos marginalizados pela sociedade. Demonstra através das fotografias de Augusto Malta, encarregado de documentar a grande reforma urbana do Rio de Janeiro durante o período que ficou conhecido como a belle époque carioca, como a modernização impactou a população da cidade e corroborou com os estigmas sociais que ainda persistem até os dias de hoje.
id UFF-2_a1daf6165e03dd96171f16baed364670
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23303
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque cariocaMemória socialFotografiaAugusto MaltaBelle ÉpoqueFotografiaMemória socialBelle ÉpoqueSocial MemoryPhotographyAugusto MaltaBelle ÉpoquePara modernizar o Rio de Janeiro e apagar os traços coloniais que ainda eram perpetuados, a então capital do Distrito Federal, passou por um intenso processo de modernização no início do século XX, conhecido como “bota-abaixo”, que foi responsável pela perda de importantes memórias da cidade. Hoje, só é possível ter conhecimento dessa parte do passado através dos registros feitos pelos fotógrafos da época. Presente na maioria das instituições denominadas “lugares de memória”, a fotografia, dentre todos os seus usos na sociedade, apresenta-se como um importante recurso na construção da memória social. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a fotografia como ferramenta nessa (re)construção e ressaltar a sua importância no cenário arquivístico e social. Para tanto, aborda os conceitos de memória social, o surgimento da fotografia e apresenta um caso em que a fotografia pode ser usada na reconstrução do passado, considerando não só a memória oficial, mas também a memória de grupos marginalizados pela sociedade. Demonstra através das fotografias de Augusto Malta, encarregado de documentar a grande reforma urbana do Rio de Janeiro durante o período que ficou conhecido como a belle époque carioca, como a modernização impactou a população da cidade e corroborou com os estigmas sociais que ainda persistem até os dias de hoje.In order to modernize Rio de Janeiro and erase the colonial features that were still perpetuated, the capital of the Federal District at that time, went through an intense modernization process in the beginning of the 20th century, known as “bota-abaixo”, which was responsible for the loss of important memories of the city. Today, it is only possible to have knowledge of this part of the past through the records made by the photographers of the time. Present in most institutions called “places of memory” (“lugares de memória”), photography, among all its uses in society, presents itself as an important resource in the construction of social memory. Therefore, this research aims to reflect on photography as a tool in this reconstruction and to emphasize its importance in the archival and social scene. To this end, it addresses the concepts of social memory, the emergence of photography and presents a case in which photography can be used in the reconstruction of the past, considering not only official memory, but also the memory of groups marginalized by society. It shows through the photographs of Augusto Malta, in charge of documenting the great urban reform of Rio de Janeiro during the period that became known as the “Belle Époque Carioca”, how modernization impacted the population of the city and corroborated with the social stigmas that still persist today.Universidade Federal FluminenseNiteróiJuvêncio, Carlos HenriqueCabral, Jacqueline RibeiroCorrea, Romulo NormandSouza, Wanessa Rodrigues de2021-09-22T13:18:11Z2021-09-22T13:18:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, Wanessa Rodrigues de. A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca. 2021. 94f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23303Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-22T13:18:11Zoai:app.uff.br:1/23303Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:25.900568Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca
title A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca
spellingShingle A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca
Souza, Wanessa Rodrigues de
Memória social
Fotografia
Augusto Malta
Belle Époque
Fotografia
Memória social
Belle Époque
Social Memory
Photography
Augusto Malta
Belle Époque
title_short A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca
title_full A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca
title_fullStr A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca
title_full_unstemmed A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca
title_sort A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca
author Souza, Wanessa Rodrigues de
author_facet Souza, Wanessa Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Juvêncio, Carlos Henrique
Cabral, Jacqueline Ribeiro
Correa, Romulo Normand
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Wanessa Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Memória social
Fotografia
Augusto Malta
Belle Époque
Fotografia
Memória social
Belle Époque
Social Memory
Photography
Augusto Malta
Belle Époque
topic Memória social
Fotografia
Augusto Malta
Belle Époque
Fotografia
Memória social
Belle Époque
Social Memory
Photography
Augusto Malta
Belle Époque
description Para modernizar o Rio de Janeiro e apagar os traços coloniais que ainda eram perpetuados, a então capital do Distrito Federal, passou por um intenso processo de modernização no início do século XX, conhecido como “bota-abaixo”, que foi responsável pela perda de importantes memórias da cidade. Hoje, só é possível ter conhecimento dessa parte do passado através dos registros feitos pelos fotógrafos da época. Presente na maioria das instituições denominadas “lugares de memória”, a fotografia, dentre todos os seus usos na sociedade, apresenta-se como um importante recurso na construção da memória social. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a fotografia como ferramenta nessa (re)construção e ressaltar a sua importância no cenário arquivístico e social. Para tanto, aborda os conceitos de memória social, o surgimento da fotografia e apresenta um caso em que a fotografia pode ser usada na reconstrução do passado, considerando não só a memória oficial, mas também a memória de grupos marginalizados pela sociedade. Demonstra através das fotografias de Augusto Malta, encarregado de documentar a grande reforma urbana do Rio de Janeiro durante o período que ficou conhecido como a belle époque carioca, como a modernização impactou a população da cidade e corroborou com os estigmas sociais que ainda persistem até os dias de hoje.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-22T13:18:11Z
2021-09-22T13:18:11Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Wanessa Rodrigues de. A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca. 2021. 94f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23303
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Souza, Wanessa Rodrigues de. A fotografia como artefato da memória social: a obra de Augusto Malta na Belle Époque carioca. 2021. 94f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823647746162688