A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Staiger, Gabriel Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/32935
Resumo: Tendo como base a teoria queer e outras teorias que serviram para seu embasamento teórico, busca-se através deste trabalho de conclusão de curso analisar, estudar e refletir sobre a representação LGBTQI+ no audiovisual. Tendo como como principais referências os filmes Delicada Atração (1996), Madame Satã (2002) e Shortbus (2006). Tendo como foco o convite proporcionado por esses filmes ao engajamento afetivo, passional e sensorial do espectador. Ainda, busca-se traçar uma análise fílmica de todas as obras pensando as principais questões que as permeiam e suas intersecções.
id UFF-2_a1e3b585db6389e65f0d34fecfe24499
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32935
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema QueerTeoria QueerAnálise FílmicaRepresentaçãoMinoria sexualMultimeioCinemaQueer theoryFilmic-analysisRepresentationTendo como base a teoria queer e outras teorias que serviram para seu embasamento teórico, busca-se através deste trabalho de conclusão de curso analisar, estudar e refletir sobre a representação LGBTQI+ no audiovisual. Tendo como como principais referências os filmes Delicada Atração (1996), Madame Satã (2002) e Shortbus (2006). Tendo como foco o convite proporcionado por esses filmes ao engajamento afetivo, passional e sensorial do espectador. Ainda, busca-se traçar uma análise fílmica de todas as obras pensando as principais questões que as permeiam e suas intersecções.Based on queer theory and several others that were used for its theoretical basis, this course-concluding monography has as objective analise, study and reflect about LGBTQI+ representation in audio-visual, using as main references the movies Beautiful Thing (1996), Madame Satã (2002) and Shortbus (2006). Using as focus the invite these movies have to the affective, passionate and sensory engagement of the spectator. Also, it seeks to trace a filmic-analysis of all three movies discussing the main reasons, and its intersection, that permeate them.41 p.Freire, Mariana BaltarVieira, João LuizWlian, Luiz FernandoStaiger, Gabriel Henrique de Oliveira2024-07-03T12:36:18Z2024-07-03T12:36:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSTAIGER, Gabriel Henrique de Oliveira. A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/32935CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-16T12:15:30Zoai:app.uff.br:1/32935Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:17.760577Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer
title A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer
spellingShingle A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer
Staiger, Gabriel Henrique de Oliveira
Teoria Queer
Análise Fílmica
Representação
Minoria sexual
Multimeio
Cinema
Queer theory
Filmic-analysis
Representation
title_short A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer
title_full A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer
title_fullStr A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer
title_full_unstemmed A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer
title_sort A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer
author Staiger, Gabriel Henrique de Oliveira
author_facet Staiger, Gabriel Henrique de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Mariana Baltar
Vieira, João Luiz
Wlian, Luiz Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Staiger, Gabriel Henrique de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Queer
Análise Fílmica
Representação
Minoria sexual
Multimeio
Cinema
Queer theory
Filmic-analysis
Representation
topic Teoria Queer
Análise Fílmica
Representação
Minoria sexual
Multimeio
Cinema
Queer theory
Filmic-analysis
Representation
description Tendo como base a teoria queer e outras teorias que serviram para seu embasamento teórico, busca-se através deste trabalho de conclusão de curso analisar, estudar e refletir sobre a representação LGBTQI+ no audiovisual. Tendo como como principais referências os filmes Delicada Atração (1996), Madame Satã (2002) e Shortbus (2006). Tendo como foco o convite proporcionado por esses filmes ao engajamento afetivo, passional e sensorial do espectador. Ainda, busca-se traçar uma análise fílmica de todas as obras pensando as principais questões que as permeiam e suas intersecções.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03T12:36:18Z
2024-07-03T12:36:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STAIGER, Gabriel Henrique de Oliveira. A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/32935
identifier_str_mv STAIGER, Gabriel Henrique de Oliveira. A questão da representação nos filmes LGBTQI+: Garotos de programa (1991), Madame Satã (2002) E Shortbus (2006). Uma análise descritiva, temática e estética de como as obras tratam a questão da representação LGBTQI+ dentro do cinema Queer. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/32935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823637735407616