Ginzburg com Freud: o estado brasileiro de exceção na arte de Caetano Veloso entre 1967 e 1972
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6544 |
Resumo: | A arte como abordagem de um objeto e o artista como sujeito de um discurso são frutos de sua época. Tomam formas e produzem discursos que atravessam e são atravessados pela história dos homens. Foi pensando nisso que propomos a presente pesquisa - a partir de um recorte da obra de Caetano Veloso, entre 1967 e 1972 – para tratar de um período sombrio da História do Brasil: a ditadura militar de 1964. A luz do conceito freudiano de pulsão de morte, trataremos de explicar o estado de exceção que, na particularidade brasileira, tomou a forma de um regime militar. Depois, a partir da metodologia de pesquisa indiciária buscaremos na obra de Caetano Veloso, entre os anos de 1967 e 1972 os indícios deste mesmo estado de exceção. Através deste estudo, visamos contribuir com o tema da metodologia de pesquisa na área das Ciências Humanas e Sociais, apostando no método indiciário. Além disso, buscamos trazer como possibilidade de investigação científica, no Campo das Ciências Humanas e Sociais, a teoria da Psicanálise. Esta pesquisa não se propõe a sanar as dúvidas ou concluir as investigações a respeito de um objeto tão vasto como a obra de Caetano Veloso. Ao contrário, esperamos que a mesma possa servir de instigação à novas e outras pesquisas dentro do campo das Ciências Humanas e Sociais |
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Ginzburg com Freud: o estado brasileiro de exceção na arte de Caetano Veloso entre 1967 e 1972Pulsão de morteEstado de exceçãoDitadura militarMétodo indiciárioCaetano VelosoEstado de exceçãoDitadura militarVeloso, CaetanoDeath driveException stateMilitary dictatorshipIndicia methodCaetano VelosoA arte como abordagem de um objeto e o artista como sujeito de um discurso são frutos de sua época. Tomam formas e produzem discursos que atravessam e são atravessados pela história dos homens. Foi pensando nisso que propomos a presente pesquisa - a partir de um recorte da obra de Caetano Veloso, entre 1967 e 1972 – para tratar de um período sombrio da História do Brasil: a ditadura militar de 1964. A luz do conceito freudiano de pulsão de morte, trataremos de explicar o estado de exceção que, na particularidade brasileira, tomou a forma de um regime militar. Depois, a partir da metodologia de pesquisa indiciária buscaremos na obra de Caetano Veloso, entre os anos de 1967 e 1972 os indícios deste mesmo estado de exceção. Através deste estudo, visamos contribuir com o tema da metodologia de pesquisa na área das Ciências Humanas e Sociais, apostando no método indiciário. Além disso, buscamos trazer como possibilidade de investigação científica, no Campo das Ciências Humanas e Sociais, a teoria da Psicanálise. Esta pesquisa não se propõe a sanar as dúvidas ou concluir as investigações a respeito de um objeto tão vasto como a obra de Caetano Veloso. Ao contrário, esperamos que a mesma possa servir de instigação à novas e outras pesquisas dentro do campo das Ciências Humanas e SociaisArt as an approach to an object and the artist as the subject of a discourse are the fruits of his time. They take forms and produce discourses that cross and are crossed by the History of Men. In order to deal with a dark period in the history of Brazil: the military dictatorship of 1964. In the light of the freudian concept of the death drive, we have tried to explain the present research - from a cut of Caetano Veloso's work - the state of exception which, in the Brazilian particularity, took the form of a military regime. Then, from the methodology of search index we will look at the work of Caetano Veloso, between the years of 1967 and 1972 the indications of this same state of exception. Through this study, we aim to contribute to the topic of research methodology in the area of Human and Social Sciences, betting on the method of indiciary. In addition, we seek to bring as a possibility of scientific investigation, in the Field of Human and Social Sciences, the theory of Psychoanalysis. This research does not propose to solve the doubts or to conclude the investigations about an object as vast as the work of Caetano Veloso. On the contrary, we hope that it may serve as an instigation for new and other researches within the field of Human and Social SciencesLima, Cláudia Henschel deFreire, Flávia Helena Miranda de AraújoAlves, Priscila PiresCabral, Philipe Veloso2018-05-22T19:44:24Z2018-05-22T19:44:24Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6544Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-14T17:41:43Zoai:app.uff.br:1/6544Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-14T17:41:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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