Sustentabilidade no ciclo de vida do vestuário: perspectivas a partir do discurso de marcas brasileiras de moda sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabella Silva dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13304
Resumo: Por estar associada ao incremento do consumo e da descartabilidade prematura dos seus produtos, a moda passou a ser responsável por grandes impactos socioambientais. Neste cenário, surgem as marcas de moda sustentável que procuram ir à contramão desse sistema colocando seus recursos e competências a favor das pessoas e do meio ambiente. Pensando em reunir esforços para se atingir mudanças, é fundamental o apoio a sistemas de produção que se responsabilizem pelos impactos associados ao ciclo de vida do vestuário. Sendo assim, o presente estudo consistiu em uma pesquisa exploratória que, por meio das informações disponibilizadas nos sites de vinte e quatro marcas selecionadas, procurou analisar os seus discursos a fim de compreender o que as mesmas levam em consideração para estarem inseridas nesse nicho da moda sustentável, bem como analisar o que as mesmas entendem por sustentabilidade considerando todo o ciclo de vida do vestuário. Procurou-se ainda a aplicação de questionário com sete marcas que possuíam a perspectiva de pensamento do ciclo de vida onde duas aceitaram participar e permitiram compreender, por uma forma mais aproximada de seus discursos, as suas estratégias sustentáveis. O estudo, dessa forma, concluiu que as marcas de moda sustentável num panorama geral predominantemente associam a sustentabilidade aos seus métodos de produção e a matéria-prima, e que apesar de a perspectiva de pensamento do ciclo de vida do vestuário ainda não ser um destaque no contexto brasileiro, aquelas que a possuem demonstraram enxergar a sustentabilidade como um valor intrínseco da marca e procuraram se responsabilizar sobre todas as fases do ciclo de vida pensando em alternativas desde o design do produto até aos aspectos do pós venda
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